Notícias de la Armada de Brasil

Submarino nuclear brasileiro começa a ser desenvolvido em julho

By E.M.Pinto on março 19th, 2012
2 Votes​
Simone Sanches
[email protected]

O projeto básico de engenharia do primeiro submarino nuclear brasileiro começa a ser desenvolvido a partir do dia 9 de julho deste ano, quando o primeiro grupo de engenheiros brasileiros retorna da França. A etapa está inserida no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil (MB), iniciado em setembro de 2011, em Itaguaí, no Rio de Janeiro, com a construção dos submarinos convencionais da classe Scorpène, de tecnologia francesa, passo inicial para a construção do submarino movido à propulsão nuclear.
Os 26 engenheiros brasileiros permaneceram um ano e meio na França para estudos e o retorno da equipe marca o início da execução do trabalho em solo brasileiro. Um grupo ficará no Rio de Janeiro e outra parte em São Paulo, junto ao Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP), para integrar informações referentes ao projeto de propulsão. O programa faz parte do acordo firmado com a França em 2008, no valor de R$ 6,7 bilhões, que prevê a transferência da tecnologia para o Brasil.

Gerenciado pela coordenadoria-geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (Cogesn), o projeto abrange também a construção de um estaleiro, uma base para submarinos, uma unidade fabril para elementos metálicos, a construção de quatro submarinos convencionais, além da construção do primeiro submarino nuclear. O acordo, entretanto, não inclui componentes nucleares, cabendo à Marinha projetar e construir o seu sistema de propulsão nuclear e integrá-lo à plataforma projetada em conjunto com os técnicos franceses.

Iniciado agora, o projeto de engenharia do submarino terminará em 2015. Em 2016 será iniciada a sua construção em Itaguaí-RJ, com término em 2023, para testes de porto e de mar. Em 2025, o submarino entrará em sua fase operacional. Dessa forma, o país entrará para o seleto clube dos países que dominam a tecnologia da propulsão nuclear. China, Estados Unidos, França, Inglaterra e Rússia já são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.
A reportagem do Cruzeiro do Sul visitou o Centro Experimental Aramar (CEA), em Iperó, em razão da comemoração do aniversário da Sociedade Amigos da Marinha – Soamar Sorocaba, e entrevistou o contra-almirante Luciano Pagano Junior, superintendente do Programa Nuclear do Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP), em São Paulo, sobre os avanços do Programa Nuclear da Marinha (PNM), cujo propósito é dominar a tecnologia necessária ao projeto e construção do submarino com propulsão nuclear.
Alavancando esse processo, duas novas instalações do CEA foram inauguradas recentemente em Aramar: a Unidade Produtora de Hexafluoreto de Urânio (Usexa), um marco para o país no domínio completo do ciclo do combustível nuclear, e o Centro de Instrução e Adestramento Nuclear Aramar (Ciana), uma espécie de simulador destinado a capacitar os operadores do Laboratório de Geração Núcleoelétrica (Labgene) e as tripulações dos futuros submarinos. Planos futuros da Marinha ainda prevêem que o CEA comporte um Laboratório de Hidrodinâmica (Labhidro) para testes e ensaios da indústria naval.
No próximo mês de maio, a Marinha do Brasil também lança oficialmente em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) a instalação de cursos de engenharia nuclear em Aramar. A assinatura da cessão da área ocorre no dia 16, em São Paulo. Instituição de ensino tem planos futuros de implantar grade curricular também na área naval.
Tradutor google
Submarino nuclear brasileño comienza a desarrollarse en julioPor E.M.Pinto el 19 de marzo 2012
2 votos
Simone Sanchessimone.sanches @ jcruzeiro.com.br
El diseño de ingeniería básica del primer submarino nuclear brasileño comienza a desarrollarse a partir de 09 de julio de este año cuando el primer grupo de ingenieros brasileños de regresar de Francia. La etapa se inserta en el submarino para el Desarrollo (PROSUB) Marina de Brasil (MB), iniciado en septiembre de 2011 en Itaguaí, en Río de Janeiro, con la construcción de los submarinos de la clase Scorpene, la tecnología francesa, mientras que La construcción inicial del submarino impulsado por propulsión nuclear.Los 26 ingenieros brasileños han permanecido un año y medio en Francia para los estudios y el regreso del equipo marca el inicio de las obras en suelo brasileño. Un grupo estará en Río de Janeiro y en otros lugares en Sao Paulo, cerca del Centro de Tecnología Marina (CTMSP) para integrar la información sobre el diseño de la propulsión. El programa es parte del acuerdo firmado con Francia en 2008, por valor de EE.UU. $ 6,7 mil millones, que prevé la transferencia de tecnología a Brasil.
Gestionado por el órgano de coordinación del Programa general para el Desarrollo de la propulsión de submarinos nucleares (Cogesn), el proyecto también incluye la construcción de un astillero, una base para submarinos, una planta para elementos metálicos, la construcción de cuatro submarinos convencionales, así como la construcción el primer submarino nuclear. El acuerdo, sin embargo, no incluye los componentes nucleares, mientras que la marina de guerra para diseñar y construir su sistema de propulsión nuclear y su integración a la plataforma diseñada en conjunto con los expertos franceses.
Comience ahora, el diseño de ingeniería del submarino terminará en 2015. En el año 2016 se iniciará su construcción en Itaguaí-RJ, con finalización en el 2023, para probar el puerto y en el mar. En 2025, el submarino que entrará en su fase operativa. Así, el país se unirá al selecto club de países que han dominado la tecnología de la propulsión nuclear. China, EE.UU., Francia, Inglaterra y Rusia son ya miembros permanentes del Consejo de Seguridad de la ONU.
El informe de la Cruz del Sur visitó el Centro Experimental Aramar (CEA) en Iperó, debido a la conmemoración del aniversario de la Sociedad de Amigos de la Armada - Soamar Sorocaba, y se entrevistó con el contralmirante Luciano Pagano Jr., superintendente del Programa de Centro de Tecnología NuclearMarina (CTMSP) en São Paulo, sobre los avances del Programa Nuclear de la Marina (SLP), cuyo objetivo es dominar la tecnología necesaria para el diseño y la construcción del submarino con propulsión nuclear.
Aprovechando este proceso, dos nuevas instalaciones fueron inauguradas recientemente en el CEA Aramar: Unidad de Producción de hexafluoruro de uranio (Usexa), un hito para el país en el completo dominio del ciclo del combustible nuclear, y el Centro de Entrenamiento de Doma Clásica y Nuclear Aramar (Ciana ), una especie de simulador diseñado para capacitar a los operadores en el Laboratorio de núcleo de generación (Labgene) y las tripulaciones de los submarinos en el futuro. Planes de futuro también se dispone que la Armada presenta un Laboratorio de Hidrodinámica CEA (Labhidro) para ensayos y pruebas de la industria de la construcción naval.
En el mes de mayo, la Marina de Brasil también se lanza oficialmente en colaboración con la Universidad Politécnica de São Paulo (Poli / USP), la instalación de los cursos de ingeniería nuclear Aramar. La firma de la transferencia de la zona se produce el día 16, en Sao Paulo. La escuela tiene planes futuros para poner en práctica el plan de estudios también en el área del ombligo.
Fuente: Cruz del Sur
 
Parece que o missil anti navio MAN-SUP saira antes do previsto

Favorecido: 65.481.012/0001-20 - MECTRON - ENGENHARIA, INDUSTRIA E COMERCIO S.A.
Valor: R$ 3,082,546.92

PARTE DA PRESTACAO DE SERVICO DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GUIAGEM, NAVEGACAO E CONTROLE (SGNC) COM SEUS EQUIPAMENTOS E ACESSORIOS (INCLUSIVE O ALTIMETRO), ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA UMI E DA PLATAFORMA INERCIAL, COM SUAS INSTALACOES E INTEGRACOES AOS SGNC DOS PROTOTIPOS DO MAN-SUP E PARTICIPACAO NA PREPARACAO DAS SUAS DOCUMENTACOES DE FABRICACAO E DESENVOLVIMENTO DOSISTEMA DE TELEMETRIA COM SEUS EQUIPAMENTOS E ACESSORIOS CONFORME CONTRATONR 44000/2011-007/00.


Favorecido: 01.773.463/0001-59 - OMNISYS ENGENHARIA LTDA
Valor: R$ 3,194,308.15

PARTE DA PRESTACAO DE SERVICOS DE DESENVOLVIMENTO E FORNECIMENTO DE TRES (3) PROTOTIPOS DO AUTODIRETOR ("SEEKER"), PARA EMPREGO NOS TESTES DOS PROTOTIPOS DO MAN-SUP, EM CONFORMIDADE COM O DEFINIDO NO PROJETO BASICO E NA PROPOSTA DEPRECO Nº OMNI 0031/09 DE 14SET2009, CONFORME CONTRATO NR 44000/2010-001/00.


Favorecido: 01.710.917/0001-42 - FUNDACAO APLICACOES DE TECNOLOGIAS CRITICAS - ATECH
Valor: R$ 2,405,993.88

PARTE DA PRESTACAO DE SERVICOS TECNICOS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS PARA DESENVOLVIMENTO DO MAN-SUP, EM CONFORMIDADE COM O DEFINIDO NO PROJETO BASICO ENA PROPOSTA TECNICA/COMERCIAL Nº ATECH.4.01.02.0472.00033/A DE 18SET2009CONFORME CONTRATO NR 44000/2010-002/00.
 
D

DELTA22

A Avibras já foi contratada para a integração final dos mísseis (protótipos) e seus respectivos testes completos. Está realmente avançando rapidamente. Arrisco uma previsão do primeiro voo para daqui a 1 ano ou 1,5. winkk

Abraços.
 
A Marinha do Brasil, adquire um segundo lote de misseis Penguin......se expecula tambem sobre um segundo lote de SEA HAWK.

19/03/2012

Citação:
Favorecido: EX9305100 - KONGSBERG DEFENCE & AEROSPACE AS
Valor original: USD 5,676,896.20 Valor convertido: R$ 9,664,348.09*
* Conversão realizada com o valor da moeda DOLAR NORTE AMERICANO no dia da emissão do documento: USD 1,00 = R$ 1.7024

PENGUIN MK2 MOD 7 ANTI-SHIP MISSILE SYSTEM.


http://www.portaltransparencia.gov.br/d ... 12NE400139
 
Depois do programa A-Darter com a FAB, parece que a Marinha esta interessada na versão R com guiagem por radar do míssil Umkhonto. A parceria com a Africa do Sul vai de vento em popa.

Brazilian Navy starting missile development talks with Denel
By: Keith Campbell
13th April 2012
Updated 2 hours 10 minutes ago





The Commander of the Brazilian Navy has confirmed to Engineering News Online that his service is interested in cooperating with South Africa in missile development.

"We are beginning to discuss with Denel some joint missile development projects," stated Fleet Admiral Julio Soares de Moura Neto in Cape Town on Friday.

"Nothing has been signed yet. It would involve the joint development of surface-to-air missiles."

Denel is South Africa's State-owned defence industrial group, and its business responsible for missiles (and unmanned air vehicles) is Denel Dynamics, based in Centurion, just south of Pretoria.

The only naval surface-to-air missile currently produced by the company is the Umkhonto (which translates into English as Spear). This uses infrared guidance and is already in service with the South African and Finnish Navies.

But Denel Dynamics has a project to develop a longer-ranged, radar-guided, version of the missile, referred to as the Umkhonto-R. The Brazilian Navy has long been known to be interested in this programme.

Such a joint programme would not be the Brazilian Navy's only missile project. "We have a national project for a surface-to-surface missile (SSM)," reported Moura Neto.

"It is under development by the Brazilian Navy and Brazilian defence companies, including Mectron and Avibras," he explained. "It's running well. We hope the prototype missile will be ready in 2016."

Currently designated simply as the Anti-Ship Missile, the weapon is intended to be launched from surface ships against other surface ships. It will be a medium ranged SSM, in the same general category of the MM40 version of the famous French SSM, the Exocet.

The MM40 Exocet is currently operated by the Brazilian Navy and the new, national, SSM could eventually replace it. "[But] it's a long-term journey," he pointed out. "A missile is a very expensive weapon [to develop]."

Admiral Moura Neto was attending the 2012 Indian Ocean Naval Symposium (IONS) as an observer.

Keith Campbell is attending IONS 2012 as a guest of the South African Navy.

Edited by: Creamer Media Reporter

http://www.engineeringnews.co.za/ar...ssile-development-talks-with-denel-2012-04-13
 
creio que 50% das Niteroi, estão em comissão no exterior.....


Nesta terça-feira a tarde, dia 10 de abril, a Marinha do Brasil, através do Comando da Força de Superfície e do 1º Esquadrão de Escoltas, enviou a Fragata “Liberal” (F-43), com uma aeronave, para integrar a Força Tarefa-Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (UNIFIL). O navio partiu da Base Naval do Rio de Janeiro com 251 militares e fará duas escalas até o destino final. A primeira será em Las Palmas (Espanha) e depois em Taranto (Itália). A previsão de chegada em Beirute (Líbano) será no dia 15 de maio. O término da missão e o retorno da F-43 está marcado para dezembro de 2012.
A Fragata “Liberal” vai substituir o outro navio da Marinha do Brasil, a Fragata “União” (F-45), que se encontra em missão no Líbano desde novembro de 2011 na área de Operação.
O Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior, destacou que a Fragata “Liberal”, assim como a Fragata “União”, é um dos melhores meios da Força-Tarefa Marítima para a operação naquela área. “Essa missão possibilita contenção da chegada de armamentos não autorizados pelo Governo Libanês e, também, auxilia a Marinha do Líbano no seu preparo para fiscalizar suas águas”.
A UNIFIL, que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978, destina-se a contribuir com a segurança no território libanês impedindo, por exemplo, a entrada de armas ilegais nessa região. A participação do Brasil na FTM da UNIFIL, aprovada pela Câmara dos Deputados em 2010, possibilita a Marinha do Brasil atuar com seus meios nesta Força-Tarefa.
Comandada pelo Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, da Marinha do Brasil, a FTM-UNIFIL conta atualmente com a participação de nove navios, de seis países, incluindo o Brasil. A Fragata “Liberal” será o navio principal do grupo multinacional.


FOTOS: Divulgação ComForSup​
 

Armisael

Forista Borgeano
Colaborador
Es un poco exagerado.

Son buenos y nobles buques, bien mantenidos, pero ya tienen una buena andadura encima, amén que su diseño responde a otra época.

Saludos.
 
Es un poco exagerado.

Son buenos y nobles buques, bien mantenidos, pero ya tienen una buena andadura encima, amén que su diseño responde a otra época.

Saludos.

Pois é senhor..... incrível.....

Dizem que estes navios são lixo (basura)......impresionante...lo que eles falam no?

Saludos
--- merged: Apr 15, 2012 1:51 AM ---
Interesante vidio.....

 
No se cuales estarán decorando puertos, porque en Atalanta se han visto todas, desde las Nansen a las Meko sudafricanas, pasando por las Sachsen, las De Zeven Provincien o las F-100.
 
Sobre o desenvolvimento de missil anti navio nacional

Data: 24/04/2012

Ação: 1N56 - DESENVOLVIMENTO DE MÍSSIL NACIONAL ANTINAVIO

Citação:
Favorecido: 01.773.463/0001-59 - OMNISYS ENGENHARIA LTDA
Valor: R$ 440,433.00

CONTRATO NR 44000/2010-001/00 DSAM/OMNISYS TJIL NR 001/2010 CONFORME NOTA ELETRONICA DE 19ABR12 DO DSAM-092

PARTE DO REAJUSTAMENTO DA PRESTACAO DE SERVICOS DE DESENVOLVIMENTO E FORNECIMENTO DE TRES (3) PROTOTIPOS DO AUTODIRETOR ("SEEKER"),PARA EMPREGO NOS TESTES DOS PROTOTIPOS DO MAN-SUP, EM CONFORMIDADE COM O DEFINIDO NO PROJETO BASICO ENA PROPOSTA DE PRECO Nº OMNI 0031/09 DE 14SET2009, CONFORME CONTRATO NR 44000/2010-001/00.

http://www.portaltransparencia.gov.br/despesasdiarias/empenho?documento=744000000012012NE000137
 

A Fragata Independência (F44) chegou à Naval Station Norfolk nos EUA em 19.04, a fim de participar de exercícios com navios de Marinhas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Com a ida da Independência aos EUA, a Marinha do Brasil passa a ter três fragatas classe “Niterói” operando em regiões distantes do País, o que demonstra o bom estado de manutenção dos navios, apesar dos 40 anos de idade dos cascos.

FOTO: US Navy​
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Traduzido

Fragata ‘Independencia’ llega la Norfolk



La Fragata Independencia (F44) llegó a la Naval Station Norfolk en los EUA en 19.04, a fin de participar de ejercicios con navíos de Marinas de la Organización del Tratado de Atlântico Norte (OTAN).

Con la ida de la Independencia a los EUA, la Marina de Brasil pasa a tener tres fragatas clase “Niterói” operando en regiones distantes del País, lo que demuestra el buen estado de mantenimiento de los navíos, a pesar de los 40 años de edad de los cascos.



FOTO: US Navy

 
French firm eyes Brazil's naval expansion

by Staff Writers
Rio De Janeiro (UPI) Apr 26, 2012

Brazil's first four new diesel-electric submarines will be variants of
the CM-2000 French-Spanish Scorpene design, which has also been sold
to Brazil's neighbor Chile, India and Malaysia.

French defense manufacturer DCNS is lining up to compete for a
multibillion-dollar Brazilian navy program for a number of ships after
winning a submarine development contract.

DCNS will be working in partnership with Brazilian consulting and
engineering firm Progen, already a DCNS partner in the submarine
project.

The Brazilian navy plans to add an unspecified number of advanced
surface naval craft to its inventory in addition to the four diesel
electric submarines that are in an initial construction phase.

Brazil is expanding its navy to increase defense capability in the
country's river transport networks and in the high seas, where a large
deep-water oil exploration and development is under way.

The cost or numbers of planned conventional naval craft are yet to be
revealed.

Brazil's existing plans call for developing local capacity for
building naval craft of different sizes. Most bilateral contracts have
focused on substantial technology transfers to enable Brazilian
shipyards to build advanced craft for defense and civilian transport
use.

Brazil's first four new diesel-electric submarines will be variants of
the CM-2000 French-Spanish Scorpene design, which has also been sold
to Brazil's neighbor Chile, India and Malaysia. The Brazilian versions
of the Scorpene submersibles are likely to be longer than other
classes in production or in service elsewhere.

Prices of the Brazilian version are also not known but are estimated
by defense industry analysts at about $600 million each, slightly more
than the costs to be incurred by either the Chilean or Indian navies.

Likewise, the planned nuclear submarine is expected to be larger than
France's SSN Rubis Amethyste and SS Barracuda class vessels.

A 6,000-ton vessel would fit somewhere between France's new SSN
Barracuda class and the U.S. 6,450-ton SSN Los Angeles class, the
Defense Industry Daily said.

Construction on the nuclear submarine is to start in 2015, with 2021
as the likely completion and commissioning date. Brazil has set aside
an estimated $2 billion for construction.

Progen, which is playing a key role in purchasing locally produced
equipment for the Brazilian navy's Prosub submarine development and
construction project, is also set to become partner in the
conventional surface naval craft program.

DCNS said its partnership with Progen will enable it to comply with
Brazilian navy requirements regarding local equipment meeting the
strictest quality standards and help it to establish long-term ties
with Brazilian companies.

Brazil is upgrading its naval base at Itaguai, a port just south of
Rio de Janeiro, to handle larger numbers of vessels.

A nuclear submarine base will be built by the Sociedade de Proposito
Especifico consortium, in which DCNS has 49 percent ownership.
Brazil's Odebrecht comprises 50 percent of the consortium and the
Brazilian navy holds the remaining 1 percent but with veto power.

Tradutor Google

La expansión naval francés firma de los ojos de Brasil
por los escritores de personalRío de Janeiro (UPI) 26 de abril 2012
Primeros cuatro nuevas Brasil submarinos diesel-eléctricos serán variantes dela CM-2000 franco-español Scorpene diseño, que también ha sido vendidaal vecino Brasil Chile, India y Malasia.
Defensa francés DCNS fabricante está haciendo cola para competir por unmultimillonario programa de la Marina brasileña para un número de buques después de laganar un contrato de desarrollo submarino.
DCNS se trabaja en colaboración con la consultoría brasileña yingeniería de la empresa Progen, ya es socio de DCNS en el submarinoproyecto.
La marina brasileña planea agregar un número indeterminado de avanzadanaval de superficie embarcación a su inventario, además de la diesel de cuatrosubmarinos eléctricos que se encuentran en una fase inicial de construcción.
Brasil está ampliando su flota para aumentar la capacidad de defensa en elpaís las redes de transporte fluvial y en alta mar, donde un granexploración en aguas profundas del petróleo y el desarrollo está en marcha.
El costo o los números de la cantidad prevista artefacto naval convencional son todavía no sereveló.
Los planes existentes de Brasil llaman para el desarrollo de la capacidad local parala construcción de embarcaciones navales de diferentes tamaños.La mayoría de los contratos bilaterales quecentrado en la transferencia de tecnología importantes para que Brasilastilleros para construir embarcaciones de avanzada para la defensa y de transporte civilutilizar.
Primeros cuatro nuevas Brasil submarinos diesel-eléctricos serán variantes dela CM-2000 franco-español Scorpene diseño, que también ha sido vendidaal vecino Brasil Chile, India y Malasia. Las versiones brasileñasde los sumergibles Scorpene son propensos a ser más largo que otroclases en la producción o en el servicio en otros lugares.
Los precios de la versión brasileña también son desconocidas, pero se estimapor los analistas de la industria de defensa en cerca de $ 600 millones cada uno, un poco másque los costos que serán incurridos por cualquiera de las armadas de Chile o de la India.
Asimismo, el submarino nuclear proyectada se espera que sea mayor queFrancia SSN Rubis Amethyste y SS buques de la clase Barracuda.
Un buque de 6.000 toneladas encajaría en algún lugar entre SSN nueva FranciaBarracuda de clase y los EE.UU. 6.450 toneladas SSN clase Los Angeles, el
Defensa de la Industria Daily.
La construcción del submarino nuclear es comenzar en el año 2015, con 2.021como la realización y puesta en marcha es probable fecha. Brasil ha destinadoun estimado de $ 2 mil millones para la construcción.
Progen, que está jugando un papel clave en la compra de producción localequipos para el desarrollo de la marina de guerra brasileña ProSub submarino yproyecto de construcción, también se va a convertir en socio de lasuperficie convencional programa de artefacto naval.
DCNS dijo que su asociación con Progen le permita cumplir conLos requisitos de la Armada de Brasil con respecto a la reunión del equipo localmás estrictos estándares de calidad y lo ayudan a establecer vínculos a largo plazocon empresas brasileñas.
Brasil está actualizando su base naval en Itaguaí, un puerto al sur deRío de Janeiro, para manejar un mayor número de buques.
Una base de submarinos nucleares se construirán por la Sociedade de PropositoEspecifico consorcio, en el que DCNS tiene 49 por ciento de propiedad.Odebrecht de Brasil comprende el 50 por ciento del consorcio y laLa Marina de Brasil tiene el restante 1 por ciento, pero con poder de veto.
 
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