CARACAS. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, advertiu que a Argentina "não estará sozinho", em um hipotético conflito com o Reino Unido sobre a soberania das Ilhas Malvinas, e apelou à rainha Elizabeth II para entregar o controle do arquipélago a Buenos Aires.
"Você vê a Inglaterra, por quanto tempo você vai estar no Malvinas? Rainha da Inglaterra, eu falo para você, rainha da Inglaterra já destruíram impérios, você não percebeu a rainha da Inglaterra? Devolver-lhe as Malvinas os argentinos ", disse Chávez no domingo, lançou sua rádio e televisão.
"Os britânicos estão a ameaçar a Argentina. As coisas mudaram um rainha senhora, nós não estamos em 1982, em caso de agressão contra o resto Argentina garantiu que ele não está sozinho como o país foi, então, na Argentina, que é a nossa pátria ", disse ele.
A tensão diplomática entre os dois países, que enfrentaram militarmente, em 1982, pela posse do arquipélago no Atlântico Sul, intensificou nos últimos dias com a chegada de uma plataforma de petróleo para as Ilhas Malvinas para iniciar a exploração na área disputada.
Espera-se que o presidente da Argentina, Cristina Kirchner, solicitar ao Grupo do Rio, reunidos no México, para condenar a operação.
"Esperamos que todos os países deste continente da América Latina para apoiar a Argentina", disse o presidente.
Chávez, que questionou se "o Inglês falar de democracia e ainda tem rainha", ele insistiu que o governo da Grã-Bretanha sobre o arquipélago é "anti-histórica e irrazoável".
A plataforma Ocean Guardian, Desire Petroleum Company, está desde sexta-feira na capital das Malvinas, e está se preparando para começar a exploração na próxima semana no norte da bacia do arquipélago.
Resposta da Argentina foi a demanda de permissão para navegar em suas águas a todos os navios que vão para o arquipélago.
:grouphug: