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<blockquote data-quote="DELTA22" data-source="post: 367772"><p>Só uma correção: o projeto não se chamava Bahia e sim VLSR, a operação de lançamento é que recebeu o nome de Bahia.</p><p></p><p>Sobre o Cyclone 4, o que sei é que houve um aumento no capital da ACS (Alcantara Cyclone Space) por acordo das duas partes (Brasil e Ucrania) de US$105M para US$375M e o problema com o terreno de implantação do sitio de lançamento foi resolvido com a transferencia do referido sitio para dentro das instalações da Base e não mais em uma área anexa que pertence a base.</p><p>Lançamento previsto do foguete para 2010, se tudo ocorrer dentro do cronograma!</p><p>Já há licitação para a reforma da rodovia que serve a Base.</p><p>E Nelson de Souza Taveira substituirá Jocelino Francisco de Menezes na diretoria administrativa da Alcantara Cyclone Space.</p><p></p><p>Para terminar:</p><p><u><strong>MUITO IMPORTANTE: O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA) marcou para a segunda quinzena de setembro o teste em bancada do motor S43 do Veículo Lançador de Satélite (VLS). O motor S43 faz parte de um dos quatro motores do primeiro estágio do VLS e do segundo estágio. Mede cerca de 7 metros e carrega 7 toneladas de combustível sólido. O custo de motor está estimado em R$ 1 milhão. O S43 foi reprojetado levando em conta a revisão critica pela qual passou o projeto VLS.</strong></u></p><p><u><strong>Confirmado os resultados no ensaio, o primeiro lançamento tecnológico será realizado em 2010, com o VLS-1 XVT 01.</strong></u></p><p></p><p>O que se nota agora no Programa Espacial Brasileiro é uma grande busca por segurança, exemplo disso foi o adiamento deste teste que estava marcado para agosto e por motivos de segurança (sistema de aterramento contra descarga eletrica atmosferica apresentava desconformidades) foi adiado para este mes (setembro).</p><p></p><p>Há tambem uma pesquisa muito avançada de sistemas inerciais de foguetes, uma vez que as outras plataformas inerciais eram russas, só restou uma das 5 compradas, e agora os russos não querem mais vende-las por ser tecnologia dual e por pressão externa (traduzindo: USA). O objetivo é ter uma plataforma inercial operacional já em 2010, para o vôo do VLS-1.</p><p></p><p>Por hoje é isso.</p><p></p><p>Saludos.</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="DELTA22, post: 367772"] Só uma correção: o projeto não se chamava Bahia e sim VLSR, a operação de lançamento é que recebeu o nome de Bahia. Sobre o Cyclone 4, o que sei é que houve um aumento no capital da ACS (Alcantara Cyclone Space) por acordo das duas partes (Brasil e Ucrania) de US$105M para US$375M e o problema com o terreno de implantação do sitio de lançamento foi resolvido com a transferencia do referido sitio para dentro das instalações da Base e não mais em uma área anexa que pertence a base. Lançamento previsto do foguete para 2010, se tudo ocorrer dentro do cronograma! Já há licitação para a reforma da rodovia que serve a Base. E Nelson de Souza Taveira substituirá Jocelino Francisco de Menezes na diretoria administrativa da Alcantara Cyclone Space. Para terminar: [U][B]MUITO IMPORTANTE: O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA) marcou para a segunda quinzena de setembro o teste em bancada do motor S43 do Veículo Lançador de Satélite (VLS). O motor S43 faz parte de um dos quatro motores do primeiro estágio do VLS e do segundo estágio. Mede cerca de 7 metros e carrega 7 toneladas de combustível sólido. O custo de motor está estimado em R$ 1 milhão. O S43 foi reprojetado levando em conta a revisão critica pela qual passou o projeto VLS. Confirmado os resultados no ensaio, o primeiro lançamento tecnológico será realizado em 2010, com o VLS-1 XVT 01.[/B][/U] O que se nota agora no Programa Espacial Brasileiro é uma grande busca por segurança, exemplo disso foi o adiamento deste teste que estava marcado para agosto e por motivos de segurança (sistema de aterramento contra descarga eletrica atmosferica apresentava desconformidades) foi adiado para este mes (setembro). Há tambem uma pesquisa muito avançada de sistemas inerciais de foguetes, uma vez que as outras plataformas inerciais eram russas, só restou uma das 5 compradas, e agora os russos não querem mais vende-las por ser tecnologia dual e por pressão externa (traduzindo: USA). O objetivo é ter uma plataforma inercial operacional já em 2010, para o vôo do VLS-1. Por hoje é isso. Saludos. [/QUOTE]
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