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Brasil y su programa FX-2
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<blockquote data-quote="2demaio" data-source="post: 463495" data-attributes="member: 7997"><p>Esta és la transferencia de datos tecnologicos que ofrecen para el Rafale (Dassault, Snecma y Thales), es la mejor de los 3 finalistas.</p><p></p><p></p><p>OFERTA ILIMITADA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA AO BRASIL</p><p></p><p>A equipe Rafale está preparada para transferir tecnologias altamente sensíveis que o Brasil não conseguiria obter de outra fonte. A aprovação para transferência irrestrita de tecnologia já foi oficialmente notificada ao Comando da Aeronáutica (COMAER) por autoridades francesas.</p><p></p><p></p><p>TECNOLOGIAS ESSENCIAIS OFERECIDAS AO BRASIL</p><p></p><p>Integração aeromecânica de armas e casulos;</p><p></p><p>Engenharia da estrutura do avião;</p><p></p><p>Módulos de RF críticos para utilização em radares AESA;</p><p></p><p>Tecnologias de sistemas digitais de controle de voo (DFCS) / DFCS avançados;</p><p></p><p>Integração de motor;</p><p></p><p>Gestão de testes de solo e voo;</p><p></p><p>Manutenção e suporte integrados (bancada de testes, treinador de pilotos, planejamento de missão);</p><p></p><p>Micro sistemas eletromecânicos (MEMS);</p><p></p><p>Otimização multidisciplinar;</p><p></p><p>Nanotecnologias;</p><p></p><p>Inserção de operações de rede centralizada, interoperabilidade;</p><p></p><p>Desenvolvimento/melhoria de sistema de missão de bordo;</p><p></p><p>Optrônica;</p><p></p><p>Aplicativos de pirotecnia espacial;</p><p></p><p>Software de radar e de sistema de planejamento de missão;</p><p></p><p>Desenvolvimento de software de simulação;</p><p></p><p>Tecnologias de baixa detectabilidade; e</p><p></p><p>Tecnologias de projeto de redes de sistemas de veículos aéreos não tripulados.</p><p></p><p></p><p>NOVAS TECNOLOGIAS E PERSPECTIVAS DE MERCADO</p><p></p><p>Graças ao equilíbrio do mix de transferência de tecnologias de fabricação aeronáutica para materiais e processos avançados e às oportunidades de participação em programas aeronáuticos nas áreas civil e militar, os pacotes de fabricação propostos contribuirão de modo eficiente para a melhoria das capacidade, produtividade e autonomia da indústria aeronáutica brasileira.</p><p></p><p>As tecnologias de fabricação propostas para transferência cobrem as seguintes áreas:</p><p></p><p>Processos compostos: moldagem por transferência de resina, colocação de fibras;</p><p></p><p>Elaboração de superligas de grau aeroespacial (Inconel 718);</p><p></p><p>Fundição de peças de alta precisão;</p><p></p><p>Outros processos metalúrgicos: usinagem de 5 eixos com controle numérico, usinagem de alta velocidade, estiramento, técnicas de soldagem e modelagem, corte e perfuração a laser, revestimento com plasma;</p><p></p><p>Processos de montagem: montagem sem gabarito e robótica, soldagem com feixe de elétrons, soldagem TIG robótica;</p><p></p><p>Processos de inspeção: testagem automática não destrutiva;</p><p></p><p>Simulações de processos de fabricação;</p><p></p><p>Fabricação de módulos de RF para antena de radar (AESA).</p><p></p><p>As tecnologias propostas para transferência ao Brasil estão associadas a pacotes de trabalho relacionados ao mercado mundial para o Rafale e outros programas aeronáuticos, como os jatos comerciais Falcon, motores comerciais e militares.</p><p></p><p></p><p>UM PROGRAMA DE COOPERAÇÃO QUE BENEFICIA MUITOS</p><p></p><p>A Embraer é a principal empresa do Programa de Cooperação Rafale, juntamente com o COMAER/CTA. Além disso, várias pequenas e médias empresas brasileiras estão envolvidas em projetos de transferência de tecnologia de ponta e/ou processos de fabricação, associados a treinamento e coprodução, configurando assim uma parceria de longo prazo, além do Programa F-X2. A FIESP, AIAB, ABIMDE e CECOMPI deram respostas positivas às propostas de cooperação</p><p></p><p></p><p>FOCO NO COMAER/CTA</p><p></p><p>Com o propósito de garantir a aquisição pelo Brasil das tecnologias essenciais para o domínio de futuros desenvolvimentos de aeronaves de caça, o COMAER/CTA será – além da indústria brasileira – o receptor de todas as referidas tecnologias.</p><p></p><p>Com o propósito de reforçar o papel dedicado ao CTA e outras instituições do COMAER, juntamente com a FAB, as seguintes tecnologias estarão sujeitas a acordos de cooperação específicos:</p><p></p><p>Engenharia de estrutura do avião;</p><p></p><p>Integração de oficina aeromecânica;</p><p></p><p>Desenvolvimento/melhoria do sistema de missão;</p><p></p><p>Tecnologia de baixa detectabilidade e sobrevivência;</p><p></p><p>Integração de motor;</p><p></p><p>Optrônica;</p><p></p><p>Ambiente de pilotagem: planejamento de missões e treinador de pilotos.</p><p></p><p>Aproveitando a experiência adquirida pela equipe Rafale em outras áreas aeroespaciais e aeronáuticas, o CTA também tem a proposta de projetos de cooperação específicos em tecnologias sensíveis e promissoras como:</p><p></p><p>Programa do veículo lançador de satélites VLS-1 (Pirotecnia Espacial);</p><p></p><p>Tecnologias de veículos aéreos não tripulados Battlelab;</p><p></p><p>Sistemas Micro Eletro-Mecânicos (MEMS);</p><p></p><p>Nanotecnologias;</p><p></p><p>Cooperação para o desenvolvimento de um motor turbojet para um veículo aéreo não tripulado.</p><p></p><p></p><p>FOCO NA EMBRAER</p><p></p><p>De acordo com sua posição de fabricante aeronáutica e integradora de sistemas, a Embraer terá total expertise e autonomia para liderar e realizar – em cooperação com a indústria aeronáutica brasileira – adaptações e aperfeiçoamentos futuros na aeronave Rafale e seus sistemas. Isso levará a Embraer a adquirir capacidades e conhecimento—aprimorando o que já havia ganho no programa AMX – para realizar, de modo autônomo no futuro, o projeto da próxima geração de caças brasileiros.</p><p></p><p>A Embraer tem a proposta de, também, desempenhar um papel chave na transferência da fabricação do Rafale para o Brasil, a partir de peças estruturais essenciais da aeronave (exemplo, as asas) até chegar a uma linha de montagem local para o Rafale, iniciando o primeiro lote de aeronaves F-X2. </p><p></p><p>A parceria estratégica firmada entre a equipe Rafale e a Embraer se estenderá a outros programas aeronáuticos, incluindo, por exemplo, a transferência de tecnologia no campo do domínio chave e altamente sensível dos Sistemas Digitais de Controle Voo (DFCS). É importante destacar que as tecnologias DFCS são dominadas por pouquíssimas empresas no mundo e desejadas por muitas.</p><p></p><p>Saludos.</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="2demaio, post: 463495, member: 7997"] Esta és la transferencia de datos tecnologicos que ofrecen para el Rafale (Dassault, Snecma y Thales), es la mejor de los 3 finalistas. OFERTA ILIMITADA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA AO BRASIL A equipe Rafale está preparada para transferir tecnologias altamente sensíveis que o Brasil não conseguiria obter de outra fonte. A aprovação para transferência irrestrita de tecnologia já foi oficialmente notificada ao Comando da Aeronáutica (COMAER) por autoridades francesas. TECNOLOGIAS ESSENCIAIS OFERECIDAS AO BRASIL Integração aeromecânica de armas e casulos; Engenharia da estrutura do avião; Módulos de RF críticos para utilização em radares AESA; Tecnologias de sistemas digitais de controle de voo (DFCS) / DFCS avançados; Integração de motor; Gestão de testes de solo e voo; Manutenção e suporte integrados (bancada de testes, treinador de pilotos, planejamento de missão); Micro sistemas eletromecânicos (MEMS); Otimização multidisciplinar; Nanotecnologias; Inserção de operações de rede centralizada, interoperabilidade; Desenvolvimento/melhoria de sistema de missão de bordo; Optrônica; Aplicativos de pirotecnia espacial; Software de radar e de sistema de planejamento de missão; Desenvolvimento de software de simulação; Tecnologias de baixa detectabilidade; e Tecnologias de projeto de redes de sistemas de veículos aéreos não tripulados. NOVAS TECNOLOGIAS E PERSPECTIVAS DE MERCADO Graças ao equilíbrio do mix de transferência de tecnologias de fabricação aeronáutica para materiais e processos avançados e às oportunidades de participação em programas aeronáuticos nas áreas civil e militar, os pacotes de fabricação propostos contribuirão de modo eficiente para a melhoria das capacidade, produtividade e autonomia da indústria aeronáutica brasileira. As tecnologias de fabricação propostas para transferência cobrem as seguintes áreas: Processos compostos: moldagem por transferência de resina, colocação de fibras; Elaboração de superligas de grau aeroespacial (Inconel 718); Fundição de peças de alta precisão; Outros processos metalúrgicos: usinagem de 5 eixos com controle numérico, usinagem de alta velocidade, estiramento, técnicas de soldagem e modelagem, corte e perfuração a laser, revestimento com plasma; Processos de montagem: montagem sem gabarito e robótica, soldagem com feixe de elétrons, soldagem TIG robótica; Processos de inspeção: testagem automática não destrutiva; Simulações de processos de fabricação; Fabricação de módulos de RF para antena de radar (AESA). As tecnologias propostas para transferência ao Brasil estão associadas a pacotes de trabalho relacionados ao mercado mundial para o Rafale e outros programas aeronáuticos, como os jatos comerciais Falcon, motores comerciais e militares. UM PROGRAMA DE COOPERAÇÃO QUE BENEFICIA MUITOS A Embraer é a principal empresa do Programa de Cooperação Rafale, juntamente com o COMAER/CTA. Além disso, várias pequenas e médias empresas brasileiras estão envolvidas em projetos de transferência de tecnologia de ponta e/ou processos de fabricação, associados a treinamento e coprodução, configurando assim uma parceria de longo prazo, além do Programa F-X2. A FIESP, AIAB, ABIMDE e CECOMPI deram respostas positivas às propostas de cooperação FOCO NO COMAER/CTA Com o propósito de garantir a aquisição pelo Brasil das tecnologias essenciais para o domínio de futuros desenvolvimentos de aeronaves de caça, o COMAER/CTA será – além da indústria brasileira – o receptor de todas as referidas tecnologias. Com o propósito de reforçar o papel dedicado ao CTA e outras instituições do COMAER, juntamente com a FAB, as seguintes tecnologias estarão sujeitas a acordos de cooperação específicos: Engenharia de estrutura do avião; Integração de oficina aeromecânica; Desenvolvimento/melhoria do sistema de missão; Tecnologia de baixa detectabilidade e sobrevivência; Integração de motor; Optrônica; Ambiente de pilotagem: planejamento de missões e treinador de pilotos. Aproveitando a experiência adquirida pela equipe Rafale em outras áreas aeroespaciais e aeronáuticas, o CTA também tem a proposta de projetos de cooperação específicos em tecnologias sensíveis e promissoras como: Programa do veículo lançador de satélites VLS-1 (Pirotecnia Espacial); Tecnologias de veículos aéreos não tripulados Battlelab; Sistemas Micro Eletro-Mecânicos (MEMS); Nanotecnologias; Cooperação para o desenvolvimento de um motor turbojet para um veículo aéreo não tripulado. FOCO NA EMBRAER De acordo com sua posição de fabricante aeronáutica e integradora de sistemas, a Embraer terá total expertise e autonomia para liderar e realizar – em cooperação com a indústria aeronáutica brasileira – adaptações e aperfeiçoamentos futuros na aeronave Rafale e seus sistemas. Isso levará a Embraer a adquirir capacidades e conhecimento—aprimorando o que já havia ganho no programa AMX – para realizar, de modo autônomo no futuro, o projeto da próxima geração de caças brasileiros. A Embraer tem a proposta de, também, desempenhar um papel chave na transferência da fabricação do Rafale para o Brasil, a partir de peças estruturais essenciais da aeronave (exemplo, as asas) até chegar a uma linha de montagem local para o Rafale, iniciando o primeiro lote de aeronaves F-X2. A parceria estratégica firmada entre a equipe Rafale e a Embraer se estenderá a outros programas aeronáuticos, incluindo, por exemplo, a transferência de tecnologia no campo do domínio chave e altamente sensível dos Sistemas Digitais de Controle Voo (DFCS). É importante destacar que as tecnologias DFCS são dominadas por pouquíssimas empresas no mundo e desejadas por muitas. Saludos. [/QUOTE]
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