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<blockquote data-quote="thelmo rodrigues" data-source="post: 128104" data-attributes="member: 222"><p>MARINHA DO BRASIL</p><p></p><p>Programa de Modernização dos </p><p>Submarinos Classe Tupi - ModSub</p><p></p><p></p><p></p><p></p><p>Informação recebida do Centro de Comunicação Social da Marinha detalha o Programa de Modernização dos Submarinos Classe Tupi ( ModSub)</p><p></p><p>Quais as modernizações previstas para os submarinos classe Tupi (IKL 1400)?</p><p>Resposta - A modernização está programada para implementação ao longo de dez anos. Em média, dois anos para cada submarino, aproveitando-se, para tanto, seus respectivos períodos de manutenção geral (PMG), previstos ocorrer a cada seis anos. </p><p></p><p>modernização inicialmente planejada resultou em custos muito superiores às possibilidades orçamentárias :( , levando a que fossem estabelecidas prioridades.</p><p>Em razão disso, ficou limitada fundamentalmente, aos sistemas de combate (sensores, sistema de direção de tiro e unídade de controle do torpedo) e às estações rádio, além de alguns componentes dos sistemas auxiliares da propulsão. </p><p></p><p>Especificamente, são as seguintes as metas para a modernização:</p><p></p><p>a - sistema SONAR, com aproveitamento da parte molhada (hidrofones e cabeação), que se encontra em bom estado, e substituição do processamento e apresentação dos sinais;</p><p></p><p>b- sistema MAGE (equípamento de medidas de apoio à guerra eletrôníca), com substituição do DR-4000 (Thales) pelo DEFENSOR, em desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisas da Marinha (lPqM);</p><p></p><p>c - substituição dos equipamentos de HF, UHF,VHF e do QUADRO DE AMARRAÇÃO DE ANTENAS. Esta parte da modernização por índepender dos períodos de docagem ou de reparos, já foi iniciada com os submarinos Tupi(S-30) e Tamoio (S-31);</p><p></p><p>d - equipamentos periféricos auxiliares aos sistemas de combate e de navegação, como MESA DE PLOTAGEM, SISTEMA INERCIAL DE NAVEGAÇÃO, VELOSOM (equipamento que permite medir a velocidade do som na água, que, sendo variável, em função da temperatura, da pressão e da salinidade, afeta a propagação sonar, gerando zonas de maior ou menor probabilidade de detecção e permitindo ao submarino Identificar, identificar em função disso, as melhores profundidades para escuta e para evasão, réspectivamente) é outros;</p><p></p><p>e- mudança do gás refrigerante do sistema de ar-condicionado para o ISCEON-49, visando ao atendimento de novos requisitos ambientais (o Freon-12 está sendo proibido) e à otimização do desempenho do sistema;</p><p></p><p>f- substituição do grupo destilatório, com a instalação de grupos de osmose reversa; e</p><p></p><p>g - substituição de alguns componentes de sistemas auxiliares, como: bomba de circulação de água salgada, condensadores da frigorífica, medidores de gases (H2, O2, CO2 e fluídos diversos) e itens menores.</p><p></p><p></p><p></p><p></p><p>Notas Defesa @ Net </p><p></p><p></p><p>Nota 1 - A obtenção de novos submarinos foi incluída inicialmente no Programa de Reaparelhamento da Marinha (PRM) Revisão 1979. A partir de então iniciaram-se os estudos para a determinação do tipo de submarino a ser adquirido, que resultaram, após avaliação das alternativas existentes, na seleção do submarino IKL-209-1400 de origem alemã, projetado pela firma Ingenieur Kontor Lubeck (IKL), como sendo aquele que melhor atendia tanto ao perfil de operação desejado como a evolução tecnológica planejada.</p><p></p><p>Em 1982 a Marinha assinou dois contratos técnicos com o Consórcio Ferrostaal/Howaldtswerke Deutsche Werft (HDW) da Alemanha que previam a construção de dois submarinos idênticos, o primeiro no estaleiro HDW em Kiel e o segundo no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). Em 1984, após a conclusão das negociações referentes à parte financeira dos contratos, estes tornaram-se efetivos, iniciando-se assim, neste mesmo ano a construção do submarino Tupi (S30) na Alemanha. Posteriormente, em 1985, foi assinado um terceiro contrato para a obtenção de mais dois submarinos, que igualmente seriam construídos no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, então indicado pela Marinha, como o estaleiro construtor no Brasil. Também foi construído um quinto submarino, o Tikuna (S34), no AMRJ (Fonte Poder Naval) :) </p><p></p><p></p><p></p><p>Defesa @ Net</p><p></p><p>Projeto do novo submarino envolve siderúrgica no Rio</p><p><a href="http://www.defesanet.com.br/zz/mb_subs_1.htm">http://www.defesanet.com.br/zz/mb_subs_1.htm</a> </p><p></p><p>Modernização da Marinha começa com gasto de 1 bi de euros</p><p><a href="http://www.defesanet.com.br/marinha/subs.htm">http://www.defesanet.com.br/marinha/subs.htm</a></p><p></p><p>O submarino nuclear - Luis Nassif - </p><p><a href="http://www.defesanet.com.br/marinha/nassif_sub_nuclear.htm">http://www.defesanet.com.br/marinha/nassif_sub_nuclear.htm</a> </p><p></p><p></p><p>:::ÍNDICE </p><p>Notícias </p><p>Arquivo Notícias </p><p>Boletíns </p><p>Editoriais </p><p>Revista Virtual </p><p>SOF História </p><p>Artigos </p><p>Documentos </p><p>Links </p><p>Fotos </p><p>Vídeos </p><p>Equipe </p><p>Busca Arquivo</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="thelmo rodrigues, post: 128104, member: 222"] MARINHA DO BRASIL Programa de Modernização dos Submarinos Classe Tupi - ModSub Informação recebida do Centro de Comunicação Social da Marinha detalha o Programa de Modernização dos Submarinos Classe Tupi ( ModSub) Quais as modernizações previstas para os submarinos classe Tupi (IKL 1400)? Resposta - A modernização está programada para implementação ao longo de dez anos. Em média, dois anos para cada submarino, aproveitando-se, para tanto, seus respectivos períodos de manutenção geral (PMG), previstos ocorrer a cada seis anos. modernização inicialmente planejada resultou em custos muito superiores às possibilidades orçamentárias :( , levando a que fossem estabelecidas prioridades. Em razão disso, ficou limitada fundamentalmente, aos sistemas de combate (sensores, sistema de direção de tiro e unídade de controle do torpedo) e às estações rádio, além de alguns componentes dos sistemas auxiliares da propulsão. Especificamente, são as seguintes as metas para a modernização: a - sistema SONAR, com aproveitamento da parte molhada (hidrofones e cabeação), que se encontra em bom estado, e substituição do processamento e apresentação dos sinais; b- sistema MAGE (equípamento de medidas de apoio à guerra eletrôníca), com substituição do DR-4000 (Thales) pelo DEFENSOR, em desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisas da Marinha (lPqM); c - substituição dos equipamentos de HF, UHF,VHF e do QUADRO DE AMARRAÇÃO DE ANTENAS. Esta parte da modernização por índepender dos períodos de docagem ou de reparos, já foi iniciada com os submarinos Tupi(S-30) e Tamoio (S-31); d - equipamentos periféricos auxiliares aos sistemas de combate e de navegação, como MESA DE PLOTAGEM, SISTEMA INERCIAL DE NAVEGAÇÃO, VELOSOM (equipamento que permite medir a velocidade do som na água, que, sendo variável, em função da temperatura, da pressão e da salinidade, afeta a propagação sonar, gerando zonas de maior ou menor probabilidade de detecção e permitindo ao submarino Identificar, identificar em função disso, as melhores profundidades para escuta e para evasão, réspectivamente) é outros; e- mudança do gás refrigerante do sistema de ar-condicionado para o ISCEON-49, visando ao atendimento de novos requisitos ambientais (o Freon-12 está sendo proibido) e à otimização do desempenho do sistema; f- substituição do grupo destilatório, com a instalação de grupos de osmose reversa; e g - substituição de alguns componentes de sistemas auxiliares, como: bomba de circulação de água salgada, condensadores da frigorífica, medidores de gases (H2, O2, CO2 e fluídos diversos) e itens menores. Notas Defesa @ Net Nota 1 - A obtenção de novos submarinos foi incluída inicialmente no Programa de Reaparelhamento da Marinha (PRM) Revisão 1979. A partir de então iniciaram-se os estudos para a determinação do tipo de submarino a ser adquirido, que resultaram, após avaliação das alternativas existentes, na seleção do submarino IKL-209-1400 de origem alemã, projetado pela firma Ingenieur Kontor Lubeck (IKL), como sendo aquele que melhor atendia tanto ao perfil de operação desejado como a evolução tecnológica planejada. Em 1982 a Marinha assinou dois contratos técnicos com o Consórcio Ferrostaal/Howaldtswerke Deutsche Werft (HDW) da Alemanha que previam a construção de dois submarinos idênticos, o primeiro no estaleiro HDW em Kiel e o segundo no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). Em 1984, após a conclusão das negociações referentes à parte financeira dos contratos, estes tornaram-se efetivos, iniciando-se assim, neste mesmo ano a construção do submarino Tupi (S30) na Alemanha. Posteriormente, em 1985, foi assinado um terceiro contrato para a obtenção de mais dois submarinos, que igualmente seriam construídos no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, então indicado pela Marinha, como o estaleiro construtor no Brasil. Também foi construído um quinto submarino, o Tikuna (S34), no AMRJ (Fonte Poder Naval) :) Defesa @ Net Projeto do novo submarino envolve siderúrgica no Rio [url]http://www.defesanet.com.br/zz/mb_subs_1.htm[/url] Modernização da Marinha começa com gasto de 1 bi de euros [url]http://www.defesanet.com.br/marinha/subs.htm[/url] O submarino nuclear - Luis Nassif - [url]http://www.defesanet.com.br/marinha/nassif_sub_nuclear.htm[/url] :::ÍNDICE Notícias Arquivo Notícias Boletíns Editoriais Revista Virtual SOF História Artigos Documentos Links Fotos Vídeos Equipe Busca Arquivo [/QUOTE]
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