Buscas a piloto da Marinha são retomadas no mar de Saquarema
Um corpo teria sido visto na Praia da Igrejinha, mas militares não conseguiram localizar
POR GUSTAVO GOULART
27/07/2016 8:22 / atualizado 27/07/2016 9:22
AF-1 Skyhawk, modelo do avião da Marinha envolvido em acidente nesta terça-feira
-
RIO - Mergulhadores do Corpo de bombeiros e militares da Marinha recomeçaram as buscas, na na manhã desta quarta-feira, pelo piloto que sumiu depois de o caça que pilotava colidir com outra aeronave, em Saquarema, na Região dos Lagos. No início da madrugada, bombeiros receberam a informação de que um corpo havia sido visto na Praia da Igrejinha, mas nada foi encontrado na região.
Estão sendo usados navios e aeronaves para localizar o militar. Segundo a Marinha, duas aeronaves AF-1B faziam treinamento de ataque a alvos de superfície com a Fragata Liberal, a 100 quilômetros do litoral. Durante o voo de afastamento do navio, houve o choque entre as aeronaves. Uma delas caiu no mar. A Marinha não confirmou a informação de que o piloto se ejetou da aeronave em queda. O segundo caça conseguiu retornar e pousou na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.
No início de julho, um caça da Força Aérea Brasileira caiu na base Aérea de Santa Cruz, durante um voo de instrução. Os dois pilotos saltaram de paraquedas e não ficaram feridos. As duas aeronaves eram do modelo AF-1B Skyhawk.
As circunstâncias do acidente estão sendo apuradas. O AF-1B Skyhawk foi desenvolvido pela Marinha americana nos anos 1950, como uma aeronave de ataque com capacidade nuclear. Foi usado em várias guerras, incluindo a do Iraque. Depois, perdeu a função de ataque nuclear e ganhou o poder de operar em qualquer tempo.