Brasil Na Red Flag 2008

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
DEFESA@NET 11 Julho 2008
DEFESA @ NET
RED FLAG
À la chasse Tchê - Esquadrão Pampa
voa alto e parte para o Red Flag

Kaiser Konrad


O grupo composto por 86 militares e sete caças F-5EM do 1º/14° GAv partirá na manhã de sábado (12 Julho) da Base Aérea de Canoas com destino a Anápolis. No domingo seguem para Boa Vista, de onde na terça-feira decolam seis caças para Mérida, no México, chegando no dia seguinte à Base Aérea de Nellis, no deserto de Nevada, berço dos Agressors.

Durante o deslocamento até os Estados Unidos, os militares não poderão sair das bases aéreas. “A ordem é imersão total neste ambiente de guerra (simulada)”, disse uma fonte de Defesanet.

Os pilotos estudaram nesta semana a rota que será usada na ida e volta a Nellis, os pontos de reabastecimento em vôo e alternativas de pouso, com atenção especial à meteorologia do Caribe, tendo em vista o início da temporada de furacões na região.
(Veja vídeo de C-99 da FAB enfrentando o furacão Dean sobre a Ilha Hispaniola – Caribe)

A prévia do Red Flag, que serviu também como treinamento final para a Cruzex 2008 aconteceu no mês passado durante a Operação Centro-oeste. Ela foi fundamental para o avanço das táticas de combate aéreo que serão empregadas nos Estados Unidos. A fraseologia usada nas comunicações com os pilotos dos Mirage 2000 e os operadores do R-99A era toda em inglês.

Após o término das operações aéreas da manobra, diariamente por volta das 18h30min começava o expediente Red Flag. Eram palestras que iam até quase madrugada onde se estudavam todos os aspectos táticos relacionados a esta que é a missão mais importante da história do Esquadrão Pampa. “Isso possibilitou um ganho de tempo para que pudéssemos nos concentrar nos aspectos logísticos e do deslocamento”.

Cobertura Defesanet

Foi após o mundo saber com exclusividade em Defesanet sobre a façanha alcançada pelos pilotos do 1º/14º Gav na Cruzex 2006, até então mantida em segredo nos altos escalões da FAB e ainda hoje não admitida pela Armée de l´Air, é que a USAF deu real importância e decidiu convidar a FAB para retornar ao Red Flag, desta vez com os F-5EM. Para os americanos, os brasileiros só seriam capazes de se defender se o inimigo fosse alguma das nações com que faz fronteira. Após a CRUZEX 2006 a história tomava outro rumo.

Com extrema complexidade e um grau de dificuldade muito superior ao da manobra realizada no Brasil, em 2006, o Red Flag é aguardado com expectativa por civis e militares.

O resultado deste exercício juntamente com o da próxima edição (IAF participa com SU-30 MKI) dele poderão ter reflexo no futuro do programa F-X2 e o moral dos pilotos de combate brasileiros. Talvez seja por isso que o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica não tenha permitido a participação de nenhum jornalista.

Mas não entendem da mesma forma aqueles que treinaram diuturnamente durante oito meses e que serão as asas do Brasil no mais importante exercício aeronáutico do mundo:

“Posso lhe afirmar que os membros do Esquadrão Pampa têm ficado bastante motivados com os textos, e, em ler no Blog do Defesanet a reação dos leitores. E por isso estamos todos muito imbuídos da nossa responsabilidade. O desgaste tem sido grande, mas as reações que acompanhamos das pessoas que vibram e torcem pelo nosso sucesso, tem sido um elixir motivador para nossa equipe”.

Defesanet, ao criar grito de guerra para esta Operação Red Flag, deseja a todos os militares do Esquadrão Pampa uma ótima missão.

À la chasse tchê!
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado


Una foto del F5M retirada del DB. Muy linda foto no?:hurray:
 
y porque no llevan los Mirage 2000? llevar un f-5 :yonofui::yonofui:,que se yo los Mirage 2000:hurray: quedarian mas a la altura de los aviones que habra en el eventon, digo yo quizas este equivocado:
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Ja existe una doutrina de combate e treinamento en los F5, e como dice Maticamp su eletronica es lo que hay de mejor en estos ayres.
Ademas lembrem-se que estos bichitos abateron Mirages2000 en la última CRUZEX. Pienso que los americanos quierem testalos.

Saludos
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
RED FLAG PARTICIPANTS
July 2008

Participating units are subject to change at any time.

Red Air
F-15s and F-16s, Nellis AFB, Nev.

Blue Air
F-15s, RAF Lakenheath, United Kingdom
F-5s, Brazilian Air Force

Air-To-Ground
B-52s, Minot AFB, N.D.
F-16s, Turkish Air Force
Gripens, Swedish Air Force
F-16s, Hill AFB, Utah

Suppression of Enemy Air Defenses
EA-6Bs, NAS Whidbey Island, Wash.

Command and Control; Intelligence, Surveillance, Reconnaissance
E-3, Tinker AFB, Okla.
E-3, NATO

Air Refueling
KC-135s, Fairchild AFB, Wash.
KC-135s, Turkish Air Force
KC-137, Brazilian Air Force
 

AMX

Colaborador
Colaborador
RED FLAG
Esquadrão Pampa inicia deslocamento aéreo

(inclui vídeo)


Kaiser Konrad


Canoas/RS: Decolaram na manhã de sábado (12 Julho), exatamente às 10:00 Horas, seis caças F-5 EM do 1° Esquadrão do 14º Grupo de Aviação, Esquadrã Pampa. Os militares seguiram para Anápólis, com paradas previstas em Boa Vista, Barranquilla (Colômbia) e Mérida (México).

No dia anterior outros dois caças já tinham partido para ficarem posicionados em Boa Vista caso houver necessidade de uma substituição de aeronave.

A FAB não quis fazer sua habitual escala em Maiquetia (Caracas) na Venezuela. Segundo informações apuradas por Defesanet, a súbita mudança do local da última parada na América do Sul é para não mostrar a aeronave brasileira aos venezuelanos, embora façam a travessia do país.

Existe entre as tripulações a expectativa de que os aviões sejam interceptados por Sukhois Su-30MKI da FAV durante a passagem sobre os céus da Venezuela. Durante todo trajeto aos Estados Unidos, os radares estarão em modo passivo. Nos doze mil quilômetros de deslocamento, serão realizados cerca de 10 REVOs por aeronave.

Juntamente com o Pampa, vai participar do Red Flag 08-3 o KC-137 do 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte, Esquadrão Corsário. Na última semana do exercício, os aviões-tanque serão ameaçados pelos Agressors, forçando uma ação da coalizão para protegê-los assim como aos aviões tanque serem obrigados a efetuarem ações de evasão.

Em território americano, os militares brasileiros farão 200 vôos (cerca de 10 ao dia) totalizando 500 horas. “O ambiente da manobra será todo BVR, mas o Pampa estará equipado também com mísseis Piranha, caso haja algum combate à curta distância, mas sem o uso do HMD”, disse o comandante do 1º/14º Gav, Ten-Cel Fleury.

A missão dos brasileiros será de escoltar e dar proteção aos aviões que realizarão ataques ao solo.

http://www.defesanet.com.br/usa1/rf_fab_2.htm#
 
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