Con este bonito quote del pensamiento fraterno de los hermanos brasileros sigo con el tema de Itaipu.
La República del Paraguay recibe de Eletrobrás, a través de Itaipú, en concepto de compensación por energía cedida, US$ 2,67 por MWh.
¿Cómo se llega a esa cifra? Según los registros contables de la Dirección Financiera de la entidad, el Estado paraguayo recibió de Eletrobrás, a través de Itaipú, el año pasado US$ 100.302.700 por 37.591.100 MWh, (según fuentes extraoficiales) su excedente,
Entonces, bastará con dividir US$ 100.302.700 por 37.591.100 MWh y podrá descubrirse el valor unitario de compensación que nos pagan por el MWh que nos obligan a cederles: US$ 2,67/MWh.
Debería aclararse también que la tarifa de toda la energía que se generó el año pasado en Itaipú es de US$ 36,2. Ese es el costo de Itaipú.
¿Es justo el precio que nos paga Eletrobrás -US$ 2,67 por MWh- por su energía, tal como lo consagra el Acta de Foz de 1977?
Si se lo compara con los precios de mercado, incluso vigentes en Brasil -US$ 92 por MWh para mayoristas, más de US$ 150 en el mercado minorita, sin dudas no.
(...)
Olá a todos...
Desculpe, Mariscal Estigarribia, respeito tuas opiniões (mesmo não concordando com algumas delas), mas seus números não estão corretos...
Entenda:
Itaipu pertence ao dois países em partes iguais. Pelo contrato de 1973, cada um tem direito a 50% da energia produzida. Caso uma das partes não use toda a cota, vende o excedente ao parceiro a preço de custo.
Como o Paraguai utiliza apenas cerca de 5% dessa energia --o que atende 95% da demanda do país--, o restante é vendido ao Brasil.
Hoje, o Brasil paga US$ 45,31/MWh (cerca de R$ 75) pela energia vendida pelo Paraguai, o que se aproxima dos preços cobrados no país. Para cada MWh pago pela energia de Itaipu,
R$ 42,5 vai para despesas da própria usina e para o pagamento da dívida da Eletrobrás com credores, feitas à época da construção da usina, o restante é remetido ao Paraguai. No ano passado, a venda de energia da usina rendeu ao Paraguai
US$ 340 milhões.
O
preço da energia no Brasil HOJE está na faixa média de R$ 60 o MWh e NÃO US$150. A nova usina brasileira de Santo Antonio já contratada terá o custo de sua energia R$78,87 o MWh. Não é muito diferente do que é pago ao Paraguai (R$ 75).
Meus professores de Engenharia Elétrica me fazem estudar esses números, e assim posso lhe passar FATOS CONCRETOS! O que os Jornais Paraguaios não sabem é fazer contas, somar e subtrair...
Poderíamos ficar aqui discutindo esse assunto por dias, mas contra FATOS não há argumentos e o que a Imprensa Paraguaia junto com seu Governo se negam a repassar a população são essas verdades.
A verdade "criada" se torna mentira, e essa mentira ajuda a eleger politicos sem preparo como Lugo e tantos mais, é lastimável!
Não é exploração. É CONTRATO! E nada injusto como bem estou esclarecendo. É preciso terminar com mitos e especulações, temos sim é apresentar mais fatos e ações concretas.
Cordiales Saludos