11/07/2008 - 17h24
Comandante da Aeronáutica realiza visita ao Paraguai
Como parte do acordo governamental firmado entre o Brasil e o Paraguai, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, realizou no dia 10 de julho uma visita oficial à cidade de Assunção. O evento veio a fortalecer o relacionamento dos dois países na execução das atividades realizadas pela Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB), da qual o Brigadeiro Saito é precursor da Assessoria Aerotática (ASAT).
A visita implica no fortalecimento das atividades envolvendo a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Aérea Paraguaia (FAP). No acordo, a FAB doará três aeronaves T-27 Tucano e prestará apoio logístico às aeronaves da FAP de fabricação brasileira. Em contrapartida, o Brasil receberá uma aeronave Boing 707 e cinco aeronaves AT-26 Xavante.
Durante a assinatura do Ajuste Complementar, o Comandante da Aeronáutica foi condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico “Teniente Primero Silvio Petirrossi en el grado de “Gran Cruz”. Em sinal de agradecimento, o Brigadeiro Saito ressaltou: “Conhecedor dos valores e tradições que emoldurecem a trajetória de glórias da Força Aérea Paraguaia é, para mim, motivo de regozijo e rara emoção ser alvo da generosa distinção representada pela comenda Ordem do Mérito Aeronáutico Teniente Silvio Petirrossi.”
Na chegada à I Brigada Aérea, o Comandante da Aeronáutica foi recebido pelo Comandante da Força Aérea Paraguaia, General de Divisão Aeronáutica Humberto Gregor Pacher. Também estavam presentes o Adido Aeronáutico no Paraguai, Coronel-Aviador Eduardo dos Santos Raulino e o Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira, Coronel Aviador Ramão Gavarros Bueno. Acompanhando o Brigadeiro Saito estavam o Comandante Geral de Apoio, Major-Brigadeiro-do-Ar Antônio Gomes Leite Filho, o Chefe da 4SC do Emaer, Brigadeiro-do-Ar Ricardo da Silva Servan e o Chefe da Assessoria Parlamentar da Aeronáutica, Brigadeiro-do-Ar José Magno Resende de Araújo.
Criada em 1982, a Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) tem a finalidade de executar as atividades estabelecidas entre as duas Repúblicas, Brasil e Paraguai. Nesses 26 anos, a Missão vem se destacando pelo ininterrupto assessoramento técnico-operacional, administrativo, logístico e de ensino à Força Aérea Paraguaia (FAP), bem como pelo especializado apoio de Proteção ao Vôo à Diretoria Nacional de Aeronáutica Civil.
saludos