Pilotos da Força Aérea Brasileira voam pela primeira vez o Mirage 2000 na França
www.basemilitar.com.br
:) Dois Pilotos do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), de Anápolis-GO, fizeram o primeiro vôo solo na aeronave Mirage 2000B, em Orange, na França. Esta é a última etapa de treinamento para a operação desse tipo de aeronave no país.
Esses militares integram o grupo de pilotos e especialistas da Força Aérea Brasileira que estão em solo europeu, desde março, para realizar a transição do antigo F-103 Mirage para os modernos Mirage 2000.
O curso teórico começou em Dijon, também na França. Em tempo integral, os pilotos receberam instruções sobre a aeronave, o que inclui sistemas de navegação, radar, autodefesa e armamento. Já em Orange, os pilotos tiveram as primeiras instruções em simulador de vôo, para que pudessem conhecer os procedimentos normais e de emergência da nova aeronave.
A formação de novos instrutores está prevista no contrato de aquisição de 12 Mirage 2000C/B da Força Aérea Francesa. Esta é uma solução para a substituição dos antigos F-103 Mirage, que foram desativados no final do ano passado.
O Mirage 2000 é usado pelas forças aéreas de pelo menos sete países e, na França, tem uma vida útil estimada até o ano de 2025. O caça transporta até seis toneladas de armamentos como mísseis, bombas e munição em geral e sua velocidade máxima é mais do que o dobro da velocidade do som: 2.100 km/h.