Depois do A-400M, os Problemas Agora Chegam ao NH90 dos Europeus
Há três dias, foi publicado no DefenceNews uma notícia que talvez lance um pouco de luz sobre o fato: um relatório do Exército alemão aponta que o NH90 tem (ou está?) com uma capacidade operacional extremamente limitada e recomenda quando possível o emprego de aeronaves alternativas em cenários operacionais.
Dentre as limitações apresentadas, o artigo ressalta as seguintes:
Visão limitada do solo, o que permite que a aeronave pouse apenas sobre solo firme e sem obstáculos;
A cabine permite transportar soldados com apenas 110 kg, incluindo o equipamento;
O espaço limitado dos assentos faz com que o armamento pessoal e coletivo tenha que permanecer no piso e não junto dos combatentes, com riscos óbvios a segurança;
O piso é bastante frágil e pode ser danificado por coturnos sujos;
A rampa não suporta o peso dos soldados equipados, aumentando o tempo do desembarque;
Armamentos coletivos estão proibidos de serem transportados, pois não há como fixá-los ao piso da cabine;
Também está proibido o transporte de carga e tropa ao mesmo tempo, pelos mesmos motivos explicados acima;
O espaço interno exíguo também dificulta a instalação de metralhadoras laterais – como eu havia dito aqui;
O guincho não suporta o desembarque por fast-rope;
Não existe o possibilidade de lançamento de para-quedas com abertura automática.
O relatório é bastante surpreendente, pois grande parte dos países europeus comprou o NH90 em grandes quantidades e até agora era dado como um excelente helicóptero. Será que todos caíram no conto do vigário ou os alemães estão jogando muito duro neste relatório?
eu só postei isso pq vi que o NH-90 teve a maioria dos votos.