Notícias de la Armada de Brasil

Marinha Brasileira

-1 Portaaviones: (1) Clemenceau
-11 Fragatas: (3) T-22 Bach 1, (6) Niteroi, (2) Garcia
-5 Corbetas: (4) Inhauma y (1) Barroso

Total: (17) unidades de superficie



Marina Chilena

-Fragatas: (2) Tipo L, (1) T-22 Bach 2, (3) T-23 y (2) Tipo M

Total: (8) unidades de supeficie

:yonofui::yonofui:

Saludosss:cool:


Buenas:

En la página que abrí pude ver:

Una clase Pará ( Como me pareció un poco antigua de aspecto, la dejé
de lado y tal vez cometo un error)

6 clase Niteroi
3 clase Greenhalg

y eso me dio nueve cascos mayores

Dejé afuera las Inhauma, porque me parecen mucho más pequeñas(tal vez cometo un segundo error,no?)

Veo 5 subs

y una larga lista de embarcaciones menores

Y como escribí expresamente "dejando aparte al PA y los dos LPD"....

Pero, bueno....:(

Considerando que nosotros somos un país chiquito y pobre, le encontré algo de parecido;si hasta una 'Valdivia' y un velero mediano como la 'Esmeralda' tienen...

Como dio el filósofo: "En fin...."

Saludos.
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
-El cabeza de serie era el FNS-Clemenceau, por ende estos portaaviones
eran de la Clase Clemenceau.

OK Litio tiene razon.

decho una fotito del San Pablo con uno SUE en seu passadisso:hurray:





Saludosss:cool:
 
Dejé afuera las Inhauma, porque me parecen mucho más pequeñas(tal vez cometo un segundo error,no?)


Aconsero irformar-se mejor sobre las Inhaumas - La Verdad, son fragatas levianas, aprox. 2.000t. - Hay mas a Barroso. Possuen un poderoso armamiento (miseles MM-40BII-canoes 114 mm y 40 mm AA, tubos torpedos - en futuro proximo misiles AA) para la guerra de superfície, AA y anti-submarino, modernos sensores, alem de los Super Lynx e sus misiles Sea-Skua, y torpedos MK-46. muy buenas a my ver para, latino America.

Saludos.

Ps: Deculpen my fraco Protunhol.


"Creo en Jesus Cristo"
 
D

DELTA22

EXCLUSIVO
AS FORÇAS ARMADAS SEGUNDO JOBIM
PLANO DE DEFESA NACIONAL PREVÊ FRANÇA COMO PARCEIRA ESTRATÉGICA E TECNOLÓGICA NA MARINHA, AERONÁUTICA E EXÉRCITO

OCTÁVIO COSTA E HUGO MARQUES

NO DIA 7 DE SETEMBRO, O MINISTRO DA DEFESA, NELSON JOBIM, ENTREGARÁ AO PRESIDENTE LULA O PLANO ESTRATÉGICO DE DEFESA NACIONAL. O PROJETO VAI ALÉM DA COMPRA DE EQUIPAMENTOS BILIONÁRIOS PARA A MARINHA, O EXÉRCITO E A AERONÁUTICA. O OBJETIVO É MUDAR A CONCEPÇÃO DE DEFESA NACIONAL E REDIRECIONAR AS PRIORIDADES DAS TRÊS FORÇAS. COMO PRINCIPAL PARCEIRO NO PLANO MILITAR PARA AS PRÓXIMAS DÉCADAS FOI ESCOLHIDA A FRANÇA DE NICOLAS SARKOZY. É DE LÁ QUE VIRÃO EQUIPAMENTOS COMO SUBMARINOS CONVENCIONAIS, HELICÓPTEROS E, QUASE CERTO, TAMBÉM OS CAÇAS SUPERSÔNICOS. SARKOZY GANHOU A DISPUTA AO GARANTIR AO PRESIDENTE LULA QUE A FRANÇA NÃO CRIARÁ NENHUM OBSTÁCULO À TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA O BRASIL. "TEMOS ACORDOS COM OS FRANCESES NO QUE DIZ RESPEITO À MARINHA, AO EXÉRCITO E À AERONÁUTICA. EM 23 DE DEZEMBRO, O TERMO DE ALIANÇA ESTRATÉGICA COM A FRANÇA SERÁ ASSINADO PELOS PRESIDENTES LULA E SARKOZY", ANTECIPOU O MINISTRO JOBIM EM ENTREVISTA EXCLUSIVA À ISTOÉ. "ISSO NOS DÁ A POSSIBILIDADE DE SAIR AO LARGO DA HEGEMONIA AMERICANA NO SETOR. O QUE FAZ PARTE DA LINHA DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO." A FORTE CONTRIBUIÇÃO DA FRANÇA COMEÇA PELO MAR. CABERÁ À MARINHA OS MAIORES INVESTIMENTOS NO PLANO DE JOBIM. O BRASIL CONSTRUIRÁ SUBMARINOS EM PARCERIA COM A FRANCESA DCN (DIRECTION DES CONSTRUCTIONS NAVALES). INICIALMENTE, SERÃO FABRICADOS TRÊS SUBMARINOS CONVENCIONAIS SCORPÈNE, DE PROPULSÃO A DIESEL. DEPOIS, O BRASIL VAI INCORPORAR A TECNOLOGIA DA DCN PARA PRODUZIR SEU PRIMEIRO SUBMARINO DE PROPULSÃO NUCLEAR. "O SCORPÈNE NOS DARÁ CONDIÇÕES DE PRODUZIR A PARTE NÃO NUCLEAR DO SUBMARINO DE PROPULSÃO NUCLEAR, QUE É A TECNOLOGIA DE RIGIDEZ DO CASCO", DIZ JOBIM. "O SUBMARINO NUCLEAR É UMA DECISÃO JÁ TOMADA." O ACERTO ENTRE OS DOIS PAÍSES NA ÁREA MARÍTIMA FOI NEGOCIADO ENTRE LULA E SARKOZY DURANTE REUNIÃO EM CAIENA, EM FEVEREIRO. PARA OS ACERTOS FINAIS DO ACORDO, O CHEFE DO ESTADO- MAIOR DA PRESIDÊNCIA DA FRANÇA, EDOUARD GUILLAUD, ASSESSOR MILITAR DO PRESIDENTE, ESTEVE DUAS VEZES EM BRASÍLIA, A ÚLTIMA NO DIA 23 DE JULHO. O PROJETO COMPLETO DOS SUBMARINOS CHEGA A US$ 7 BILHÕES, CIFRA QUE PODE MUDAR. "TALVEZ, MAIS", DIZ JOBIM. O PAÍS, NO MOMENTO, NEGOCIA NA ONU A EXTENSÃO DAS ÁGUAS JURISDICIONAIS DAS ATUAIS 200 MILHAS PARA 350 MILHAS, O QUE AUMENTARÁ A ÁREA DE 3,5 MILHÕES PARA 4,5 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS, COMPREENDENDO TODO O MEGA-CAMPO DE PETRÓLEO TUPI.
PARA O EXÉRCITO, UMA DAS NOVIDADES É A CONSTRUÇÃO DE POSTOS EM TODAS AS ÁREAS INDÍGENAS DE FRONTEIRA. HOJE, O EXÉRCITO TEM 17 MIL SOLDADOS NA REGIÃO. OS SOLDADOS ÍNDIOS RECEBERÃO FUZIS NOVOS, BINÓCULOS DE VISÃO NOTURNA E CHIPS NOS EQUIPAMENTOS, PARA RASTREAMENTO. É O QUE O MINISTRO CHAMA DE "SOLDADO DO FUTURO". "UM SOLDADO ÍNDIO COM CHIP", EXPLICA JOBIM. "É OUTRO PONTO EM QUE CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DOS FRANCESES." O MINISTRO AFIRMA QUE O BRASIL JÁ TEM OS GUERREIROS DE SELVA MAIS COMPETENTES DO PLANETA, MAS DESTACA QUE OS NOVOS EQUIPAMENTOS IRÃO INSERIR O EXÉRCITO NA MODERNIDADE. "OS MARINES AMERICANOS FORAM LÁ FAZER TREINAMENTO E QUASE MORRERAM, FORAM EMBORA DOENTES, DE MACA, CHEIOS DE MOSQUITO, NÃO SE AGÜENTAM." O EXÉRCITO POSSUI 184 MIL HOMENS. JUNTAS, AS FORÇAS ARMADAS TÊM 308 MIL HOMENS, MAS A MAIORIA DO AQUARTELAMENTO ESTÁ NO LESTE DO PAÍS.
O GOVERNO PRETENDE CRIAR NA AMAZÔNIA A FIGURA DO "EXÉRCITO MÓVEL". SÃO BRIGADAS COM GRANDE CAPACIDADE DE MOBILIDADE E LOGÍSTICA. PARA ATENDER OS BATALHÕES MÓVEIS, O GOVERNO VAI INVESTIR PESADO NA CONSTRUÇÃO DE BLINDADOS SOBRE RODAS EM SETE LAGOAS, MINAS, UM PROJETO DA FIAT-IVECO, E NOS AVIÕES C-390 DA EMBRAER, SEMELHANTES AOS HÉRCULES AMERICANOS. O PLANO PREVÊ A INTEGRAÇÃO AINDA MAIOR DO EXÉRCITO COM A FAB, QUE VAI DAR SUPORTE AÉREO PRINCIPALMENTE NA AMAZÔNIA. OUTRA FERRAMENTA IMPORTANTE DO EXÉRCITO MÓVEL SERÃO OS 50 HELICÓPTEROS FABRICADOS EM ITAJUBÁ, PELA HELIBRÁS, CONSÓRCIO COM A TAMBÉM FRANCESA EUROCOPTER. A FÁBRICA ATENDERÁ AS TRÊS FORÇAS. O MODELO COUGAR 725 NÃO É ATAQUE: DESTINASE AO TRANSPORTE DE MATERIAIS E TROPA. ESSE ACORDO JÁ FOI ASSINADO.
A TAREFA DA AERONÁUTICA É ASSEGURAR A SUPREMACIA DO ESPAÇO AÉREO. DE NOVO, DEVEM VENCER OS FRANCESES. O GOVERNO DEVE MESMO FECHAR A PARCERIA PARA TRAZER PARA O PAÍS A TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE CAÇAS RAFALE, DA EMPRESA DASSAULT. É PREVISTA GRANDE PARTICIPAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA NO PROJETO. "A TENDÊNCIA É ATRAIR A EMBRAER, QUE JÁ TEM UMA ESTRUTURA", DIZ JOBIM. OUTROS PAÍSES INTERESSADOS NO PROJETO DO CAÇA SUPERSÔNICO SERÃO DESCARTADOS. ENTRE AS EMPRESAS QUE PROMETERAM TRANSFERIR TECNOLOGIA PARA O BRASIL ESTÃO AS AMERICANAS BOEING, COM SEU F-18, E LOCKHEED, COM O F-16, A SUECA GRIPPEN, COM O CAÇA DO MESMO NOME, A ROSOBORONEXPORT, QUE VENDE O RUSSO SUKHOI, E O CONSÓRCIO EUROPEU QUE FABRICA O EUROFIGHTER. MAS OS CONTATOS COM OS GOVERNOS ONDE ESTÃO ESTAS EMPRESAS FORAM INFRUTÍFEROS.
NELSON JOBIM MANTEVE REUNIÕES COM AUTORIDADES AMERICANAS, INCLUSIVE COM A SECRETÁRIA DE ESTADO DOS EUA, CONDOLEEZZA RICE, E O SECRETÁRIO DE DEFESA, ROBERT GATES, E OUVIU QUE OS EUA ESTAVAM DISPOSTOS A TRANSFERIR TECNOLOGIA PARA O BRASIL. "POR QUE, ENTÃO, OS SENHORES ANUNCIARAM QUE NÃO PERMITIRIAM A VENDA DOS SUPER TUCANOS PARA A VENEZUELA, ALEGANDO QUE HAVIA UM INGREDIENTE MILITAR?", RETRUCOU JOBIM NAS REUNIÕES. A CONVERSA NÃO AVANÇOU.
QUANTO AOS RUSSOS, O MINISTRO DEMONSTRA MAIS SIMPATIA, MAS PREFERE BRINCAR: "O RUSSO NÃO É FÁCIL NÃO, ELES NÃO FALAM EM OUTRA LÍNGUA." O BRASIL DEVE, ENTÃO, IMPORTAR 12 CAÇAS FRANCESES RAFALE PARA LEGITIMAR O INÍCIO DA FABRICAÇÃO NACIONAL. ALÉM DOS CAÇAS, O MONITORAMENTO DO TERRITÓRIO NACIONAL TAMBÉM SERÁ FEITO PELO ESPAÇO. O PLANO PREVÊ A CONSTRUÇÃO DE SATÉLITES GEOESTACIONÁRIOS NO BRASIL, QUE DEVEM SER LANÇADOS NA BASE DE KUORUO, NA GUIANA FRANCESA.
AS PREMISSAS DO PLANO DE DEFESA ESTÃO LANÇADAS. SEU CONTEÚDO INTEGRAL, NO ENTANTO, SÓ SERÁ CONHECIDO APÓS O DESFILE DE 7 DE SETEMBRO. E EM DEZEMBRO, O PRESIDENTE SARKOZY DESEMBARCARÁ EM BRASÍLIA COM SUA ESPOSA, A CANTORA CARLA BRUNI, PARA RENOVAR A SANTA ALIANÇA MILITAR COM OS FRANCESES, QUE, POR SINAL, ESTÁ NA ORIGEM DA FORMAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS.

Fuente: www.istoe.com.br
saludos!
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Estimado Hoot, ajo que no tiene nada resovido. Los fabricantes estan se movimentando en los bastidores.
É notorio en Brasil que esta publicacion "Isto É", sempre fez looby para los francos.
Aguardemos.

saludos
 
D

DELTA22

Paulo,
Pode ser ingênuidade minha, mas me parece que esta noticia tem um certo "ar de coerência"! :yonofui:
Tudo bem, deixando de lado o caso do tal lobby para os Rafale, o resto da noticia está se confirmando, ou estou enganado???

Vejamos:
1) Os Cougar's da Helibras: Confirmado!
2) O Embraer C-390: Confirmado!
3) O Scorpene: Pode não estar 100% confirmado, mas o cancelamento do IKL-214 pode ser um indício!
4) O Urutu III: Confirmado!
5) A visita do Presidente Sarkozy: Confirmado!

Nunca aguardei um 7 de Setembro com tanta ansiedade! :hurray:

Saludos...
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
No creo en anuncios en el 7 de setembro.
Continuo achando que los gallos van a levar los helis de transporte e los submarinos.....mas en relacion aos cacas.....mmmm es muy cedo para saber. Ficar en la mano solamente con uno fornecedor para tudo???? No me gusta la ideia.
 

Teseo

Colaborador
AMX, ¿cuando fué negociado el lote de MM-40 para las MODFRAG?

¿Qué modelo fué?, ¿Block 2?, leyendo la historia de las Niteroi, veo que las de Propósito General, originalmente fueron equipadas con MM-38, posteriormente las de Guerra Antisubmarina desde 1986 se decidió equiparlas con Exocet también (¿todavía MM-38 o MM-40?), asunto que se dió en la década de los 90, ahora nos cuentas que con el programa MODFRAG se compraron (¿nuevos?, ¿kits de modernización?) Exocet...

De otro lado, ¿Las Type 22 que modelo de Exocet usan?

Gracias, espero no estar haciendo preguntas extrañas, es que no entiendo este tópico y revisando los libros no he encontrado nada al respecto.
 
D

DELTA22

Brasil/Argentina - acordo nuclear não envolve a Marinha

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Kirchner, da Argentina, recebem no dia 06/09, no Recife (PE), o projeto de uma empresa binacional na área nuclear. Essa instituição atuará, além do enriquecimento de urânio, na produção de radiofármacos, em projetos nas áreas de saúde e agricultura e no desenvolvimento de reatores de pesquisa e tecnologia de materiais. No entanto, ela será criada com a restrição de não abarcará[=contemplar] a transferência da tecnologia brasileira de enriquecimento de urânio por centrifugação.Lançada em fevereiro, essa empreitada comum antecipou-se à definição do novo programa nuclear brasileiro e forçou o governo Lula a travar um ríspido debate interno, ainda sem conclusão. Refratária[=contrária] a qualquer acordo internacional no setor, por temor de ver devassado o segredo da tecnologia que desenvolveu, a Marinha do Brasil informou que não participa de parceria nessa área com o governo argentino. “Não existe qualquer diretriz Brasil-Argentina envolvendo a Marinha do Brasil”, limitou-se a responder o Centro de Comunicação da instituição.

A cooperação na área nuclear é o sétimo dos 17 tópicos da diretriz Brasil-Argentina assinada por Lula e Cristina no dia 22 de fevereiro para alavancar a relação bilateral. O texto previu a criação de uma comissão de especialistas argentinos e brasileiros - o Comitê Binacional de Energia Nuclear (Coben) - para desenvolver um modelo de reator nuclear de geração de energia elétrica para atender às necessidades dos dois países.Também determinou a criação de uma empresa binacional de enriquecimento de urânio.

Fonte: Agência Estado
 
D

DELTA22

Meu comentário sobre a presente noticia da Agencia Estado:
Pessoalmente, penso que essa noticia aclara definitivamente o que o acordo Brasil/Argentina envolve, ou seja, nada de sub nuclear ou qualquer outro envolvimento da Marinha do Brasil neste acordo.
A defesa da tecnologia que a Marinha coloca em sua ultracentrifugas é necessária, compreensível e merece meu (e de todos os brasileiros) apoio incondicional.

saludos!
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Les dejo esta mui belo foto del velero Cisne Branco MB junto a una Fragata Holandeza De Zeven.....como me gusta esta classe de Fragatas:drool5::drool5:


 
¿Leí bien y la Barroso salió en poco más de 300 millones de dólares?

No puede ser, eso es un dineral para una corbeta (y no una extraordinariamente moderna)

¿Será que los foristas brasileros disponen de información acerca de los costos totales de construcción y R&D de este proyecto de unidades?

Entiendo que estas corbetas fueron un importante avance en la industria naval brasilera (siendo un programa que permitió terminar de adoptar tecnologías de avanzada en matereria de sistemas de armas navales que se remontan a la década de los 90 y se materializaron con el programa MODFRAG), pero el costo si es ese, es...muy muy alto.

¿De donde salen los MM-40?, ¿Viejas unidades o nuevo pedido?, supongo que es Bloque 2, con un ITL-70A no tiene sentido operar Bloque 1.

Es un bonito barco.

El costos de Desarrollo de el sistema completos estas incluso, una nueva unidad mira 150 millones de dólares.
 

AMX

Colaborador
Colaborador
Brasil: 6 fragatas FREMM y 4 SSK "Merlin"
Escrito por elinge
sábado, 06 de septiembre de 2008

BRASIL CONSTRUIRA 6 FRAGATAS FREMM Y 4 SSK Scorpène (MERLIN)
El periódico brasileño "Correio Braziliense" anunció el jueves 4 de sept. que Brasil planea construir un total de 6 fragates multi-mision FREMM, un proyecto comun franco-italiano, mas un total de 4 SSK Scorpène (rebautizados Marlin por los franceses, porque España no forma parte del proyecto). El contrato será parte de un gran "paquete" que el gobierno brasileño anunciará el 9 de septiembre.

ImageEl anuncio, enmarcado en el Plan Estratégico de Défensa, sería efectuado en dicha fecha, pero está sujeto a la agenda del présidente Lula.

En diciembre del 2008, el présidente frances Nicolas Sarkozy firmaría en Brasil, junto con Lula, los contratos de construccion de las 6 fragatas FREMM y de lo 4 SSK Scorpène, que se construirían en el Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), que será modernizado para afrontar un proyecto de esta envergura. Las 6 FREMM costarán 2.100 millones de euros. Si se construyeran en Francia, costarían 2,800 millones de la misma moneda
Fuente :
Defesa do Brasil
Por: Rédactor en Jefe
http://www.corlobe.tk/article10239.html
 
As vezes o Jobim fala demais, porem acredito que seja verdade.

Marinha deverá ser ampliada e dividida em três Esquadra



Vitória-ES (22/09/2008) - O Brasil deverá ampliar sua Marinha e criar bases no Nordeste e na Foz do Rio Amazonas. A informação foi dada hoje pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, em entrevista durante a visita às atividades da Operação Atlântico. “A Marinha está concentrada no Rio de Janeiro, e há necessidade de se ter uma Força Naval na Foz do Amazonas, que é entrada fundamental do território brasileiro. E há também a necessidade de uma Força Naval no Nordeste, e aí nós teremos três grandes Forças Navais”, disse o ministro.

Segundo ele, na região Sudeste a parte prioritária a ser defendida é a plataforma continental, onde concentram-se as reservas de petróleo e as rotas de comércio exterior brasileiro. O ministro chegou em Vitória (ES) na manhã desta segunda-feira e assistiu a uma demonstração de resgate de reféns por tropas de operações especiais da Marinha e do Exército, na Praia do Pontal, em Itaoca, município de Itapemirim, litoral Sul do Espírito Santo. Ele ainda acompanhou uma demonstração de mergulhadores de combate, simulação de ataque aéreo e lançamento de pára-quedistas.

Cerca de 10 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica participam da Operação Atlântico, que é coordenada pelo Ministério da Defesa. Em um exercício militar combinado, os militares treinam a defesa da região, rica em minérios da Serra do Mar e as bacias de petróleo e gás do litoral Sudeste. O exercício acontecerá até o dia 26 de setembro, nos litorais do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

fonte
https://www.defesa.gov.br/mostra_materia.php?ID_MATERIA=32482
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
World
France to help Brazil build first Latin American nuclear sub
12:17 | 23/ 09/ 2008



RIO DE JANEIRO, September 23 (RIA Novosti) - France will assist Brazil in the construction of a nuclear-powered submarine to protect vast oil reserves off its coast, the Brazilian defense minister said Tuesday.

Speaking during large-scale military exercises along the Brazilian coast, Nelson Jobim said a massive technology transfer from France was essential to Brazil's hopes of building a nuclear submarine.

"We will build the nuclear submarine together. Brazil will be responsible for the conventional part of the project," he said.

According to the minister, Brazil and France discussed the technology transfer in January at talks in France, and a relevant agreement could be signed before the end of this year during the official visit of French President Nicolas Sarkozy to Brazil.

If the deal is successful, Brazil hopes to have the vessel built by 2020 and become the first Latin American nation to possess a nuclear-powered submarine. The deal would also include the joint construction of four diesel-powered submarines.

Brazil, with its nuclear power plants, vast reserves of uranium, advanced refinement capabilities, trained nuclear scientists and various research facilities, and Argentina are the only Latin American countries with significant nuclear capabilities.

The Brazilian military, which has five conventionally powered submarines in service with the Navy, has been seeking to build a nuclear submarine for decades amid worries about the security of its offshore oil reserves.

The current Operation Atlantic exercises to thwart a simulated attack on Brazilian oil drilling facilities involve 20 ships, several submarines, 9,000 troops and as many as 50 aircraft.
 
Arriba