Embraer estuda VANT
No início de agosto, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, divulgou lista de projetos pré-selecionados para o seu programa de subvenção econômica à inovação. Na área de programas estratégicos, um dos projetos chama a atenção: trata-se do Veículo Aéreo Não-Tripulado - VANT - EMBRAER. Não são conhecidos maiores detalhes sobre a finalidade e características técnicas do estudo, mas apenas a intenção da companhia aeronáutica em contar com recursos de subvenção econômica.
A Embraer, aliás, não é a única empresa a estudar veículos aéreos não-tripulados que está pleiteando recursos da Finep. Várias outras iniciativas de diferentes empresas foram apresentadas e pré-selecionadas, em especial na área de sensores e subsistemas, como guiagem e controle. A Orbisat, empresa brasileira com grande experiência em radares, pleitea recursos para o desenvolvimento e fabricação de um VANT e integração a um sensor radar (SAR).
A Finep pretende destinar R$ 80 milhões para iniciativas em programas estratégicos, com investimento mínimo de R$ 1 milhão em cada projeto. De acordo com as regras do edital de subvenção, as empresas beneficiadas deverão dar contrapartidas entre 5% e 20% do valor total de cada projeto, no caso de empresas menores, e entre 100% e 200%, para empresas de médio e grande porte. As iniciativas de inovação selecionadas devem ser divulgadas em 17 de outubro.
Tecnologia e Defesa.
Bateleur?????