Algunas informaciones non oficialies de los boatos que andam coriendo.
en portugues...
Depois de algum mistério havido nos últimos dias, finalmente algumas informações, não-oficiais, a respeito das propostas que podem estar incluídas no âmbito do acordo militar Brasil-EUA. Esta seria a última cartada dos americanos para levarem de vez o F-X2 da FAB, onde se procura dotar a Força com 36 novos vetores a partir de 2014.
A proposta, mais explícita e concreta acerca do F-X2 colocada na mesa pelos americanos ao Governo brasileiro teria, entre outras coisas, o seguinte conteúdo :
* Dos 36 caças F/A-18E/D Super Hornet, as primeiras seis unidades (4 mono e 2 biplaces) seriam construídas nos EUA, mas com software e sistemas de missão instalados no Brasil;
* As restantes 30 unidades seriam montadas em São José do Campos, com parcial fabricação de componentes no Brasil, fora as transferências já autorizadas pelo Congresso e pelo Governo americano;
* Os EUA, como contrapartida, comprariam imediatamente e sem licitação até 150 EMB-314 Super Tucano para suas forças armadas (USAF e Marines/US Navy);
* Os EUA ofereceriam parceria no custeio e no desenvolvimento industrial do novo empreendimento conjunto FAB/Embraer, o KC-390, realizando um pedido firme de até 50 unidades e opção de mais 100 unidades futuras. Além disto, se comprometeriam em ajudar no marketing em mercados parceiros, como a OTAN, por exemplo.
Embora não se possa ter absoluta certeza acerca dos números e valores exatos, nem se tal proposta será levada em conta no âmbito do FX-2, se a mesma vier a se realizar, poderá ser o embrião de uma nova e inédita parceria entre os dois gigantes das Américas.
Fonte:
http://www.aereo.jor.br/2009/10/19/a-cartada-americana/#comments
.........................................
Dios mio.
Quiero nem pensar quantos empregos isso iria crear en Brasil.
Colombia tien una buena vision estrategica, veio para Brasil hoy para conversar sobre fabricar peças para el Super tucano.
La embraer diebe estar sambando de alegria.