Rússia demonstra interesse pelo MISTRAL Francês
Ter, 01 de Setembro de 2009 16:59
Por Victor S. M. Barreira
Nunca a Marinha Russa procurou ou sequer considerou a aquisição de navios de guerra desenvolvidos e construídos em países ocidentais. No entanto, a situação parece estar a mudar. Um alto dirigente militar e atual chefe de Estado Maior das Forças Armadas Russas, o coronel-general Nikolaï Makarov, à margem de uma visita do presidente russo Dmitri Medvedev a Oulan Bator, capital da Mongólia, levantou a possibilidade de adquirir um navio de projeção estratégica MISTRAL, construído pela empresa Francesa DCNS através de negociações a serem concluídas até ao final do presente ano. A mesma entidade referiu, ainda, que essa aquisição poderia no futuro abrir caminho à construção por empresas Russas de outras unidades.
O MISTRAL existe nas versões 140, de 13.460 toneladas, 160, de 16.700 toneladas e 250 de 24.500 toneladas. A Marinha Francesa (Marine Nationale) possui atualmente dois navios BPC (Bâtiment de Projection et de Commandement) de 21.300 toneladas, os L9013 Mistral e L9014 Tonnere e receberá ainda um terceiro, atualmente em construção pela STX Europe AS. A DCNS espera algumas encomendas esteangeiras para o MISTRAL 140, nomeadamente de países como Portugal, África do Sul e Turquia e, possivelmente, o Canadá.
O BPC ou MISTRAL France tem 199 metros de cumprimento e pode transportar aproximadamente 60 viaturas de diversas categorias, além de 450 militares totalmente equipados e servir, ainda, de ponto de operação para 4 lanchas LCM. O navio possui uma ampla unidade de saúde com 69 camas e áreas para utilização operacional, para instalação de equipamentos necessários a um Estado Maior com capacidade de conduzir operações conjuntas em tempo real, equipamentos sanitários adicionais ou para o acolhimento de pessoas em caso de evacuação humanitária. 16 helicópteros pesados podem ser embarcados e operados a partir de 6 pontos. A plataforma aeronaval pode servir também para o transporte de contentores, veículos e outros materiais. A sua defesa próxima é assegurada por duas unidades de mísseis anti-aéreos de curto alcance MBDA SIMBAD e por diversas peças de 30mm e 12.7mm.
A tripulação do navio é constituída por 177 marinheiros.
http://www.tecnodefesa.com.br/index...o-mistral-frances&catid=35:noticias&Itemid=55
No tengo traducido!!!!