Chega a Rio Grande novo lote de carros de combate
O Exército Brasileiro recebeu, na manhã de ontem, 6,
o terceiro lote do Projeto Leopard.
Os 30 novos carros de combate, conhecidos como tanques de guerra, foram trazidos pelo navio Repubblica Argentina, de bandeira italiana, que atracou no Porto Novo do Rio Grande, às 12h, do último domingo, 5. A operação de desembarque foi acompanhada por integrantes de diversas organizações militares, todas pertencentes ao Comando Militar do Sul.
A carga, vinda de Hamburgo, na Alemanha, faz parte do plano de reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas do Exército Brasileiro. Os carros de combate, adquiridos do Exército Alemão, passaram por uma manutenção realizada pela empresa Rheinmetall Land System, para posteriormente serem embarcados para o Brasil. Os tanques, que têm cerca de 45 toneladas, foram descarregados do interior do navio por técnicos da empresa alemã, que realizou a sua manutenção, e embarcados em carretas do Exército, com capacidade, cada uma, para transportar um tanque por vez.
Os carros serão transportados até a Guarnição Militar Federal de Santa Maria, sede da 3ª Divisão de Exército – Divisão Encouraçada. Cada carreta, que só poderá transitar à luz do dia, deverá levar 10 horas para realizar a viagem que contará com escolta. O transporte de todo o material está previsto para começar nesta terça-feira e levará 10 dias para ser realizado.
Após passar por testes, os tanques de guerra serão distribuídos para unidades do Rio Grande do Sul. Esse é o terceiro lote recebido pelo Exército, contando com 28 carros de combate e duas viaturas blindadas de Engenharia Escola de Motorista, além de dispositivos de simulação de engajamento tático. Os dois primeiros chegaram ao Porto do Rio Grande em dezembro de 2009 e maio de 2010. O projeto Leopard, desenvolvido desde 2007, prevê o recebimento de 11 lotes que chegarão ao Brasil até o final de 2011, totalizando 220 carros de combate e 19 viaturas blindadas, sendo sete Especializadas Socorro (VBE Soc); quatro Especializadas Lança Pontes (VBE L Pnt); quatro de Combate de Engenharia (VBC Eng); e quatro Escola de Motorista. Também estão incluídos no projeto diversos equipamentos de simulação, rádios, além de ferramental, suprimentos, manuais, treinamento de recursos humanos e suporte logístico para todos os materiais de emprego militar incluídos.