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DELTA22
Alguns comentários. Desculpem, mas vai em portugues mesmo... Deixo claro que NÃO é uma critica ao meu compatriota "2demaio", mas à proposta francesa::: :cheers2:
Mas que quizer acreditar que é uma "coisa de outro mundo", fique avontade.
Pena que o GripenNG não vai ganhar. Essa sim era a nossa chance! Mas não quero convercer ninguem aqui, só mostrei como são as coisas. Cada um que tire suas conclusões.
Saludos.
Não estou desmerecendo a proposta francesa, mas dizer que isso é tranferencia de tecnologia, tão brincando...Esta és la transferencia de datos tecnologicos que ofrecen para el Rafale (Dassault, Snecma y Thales), es la mejor de los 3 finalistas.
Não podemos afirmar isto. Não conhecemos as outras propostas!
OFERTA ILIMITADA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA AO BRASIL
A equipe Rafale está preparada para transferir tecnologias altamente sensíveis que o Brasil não conseguiria obter de outra fonte. {Como são bons conosco, não?} A aprovação para transferência irrestrita de tecnologia já foi oficialmente notificada ao Comando da Aeronáutica (COMAER) por autoridades francesas.
TECNOLOGIAS ESSENCIAIS OFERECIDAS AO BRASIL
Integração aeromecânica de armas e casulos; {Já fazemos isto desde que começamos a voar na Segunda Guerra...}
Engenharia da estrutura do avião; {A Embraer ainda existe, avisem eles!}
Módulos de RF críticos para utilização em radares AESA; {Já disse: Modulo de RF de radar AESA, não é a tecnologia para radades AESA}
Tecnologias de sistemas digitais de controle de voo (DFCS) / DFCS avançados; {Basicamente seria o conhecido "fly-by-ware", (EMB-170/190)}
Integração de motor; {Sei lá o que seja isso... mas o avião já não virá com o motor??? Conversa fiada, desculpe a franquesa}
Gestão de testes de solo e voo; {NOSSAAAA... que coisa incrível!!!}
Manutenção e suporte integrados (bancada de testes, treinador de pilotos, planejamento de missão); {É o mínimo. Ou quer que não se faça a manutenção do avião}
Micro sistemas eletromecânicos (MEMS); {Conhecido aqui por nós, da área de Engenharia à muito tempo!!!}
Otimização multidisciplinar; {Otimização é matéria das faculdades de Engenharia do Brasil...}
Nanotecnologias; {Os "MEMS" são em parte uma nanotecnologia. "Tudo como antes, no quartel de abrantes".}
Inserção de operações de rede centralizada, interoperabilidade; {Isso aqui é combate em rede, coisa que o Brasil já faz, até na Cruzex.}
Desenvolvimento/melhoria de sistema de missão de bordo; {É, não se pode parar no tempo com avionica, vide F-5M, A-1M, ALX...}
Optrônica; {Vai nos ensinar a fazer camera??? Já fazemos até de uso espacial...}
Aplicativos de pirotecnia espacial; {Ahm??? Pirotecnia espacial??? Desde o Sonda-1 na decada de 60!!}
Software de radar e de sistema de planejamento de missão; {Isso é exigencia da FAB. Não caridade francesa.}
Desenvolvimento de software de simulação; {Que bondade!!!}
Tecnologias de baixa detectabilidade; {O CTA já trabalha com isso e com resultados excelentes!}
Tecnologias de projeto de redes de sistemas de veículos aéreos não tripulados. {É o Neron??? Se for para VANTs comuns, obrigado, já temos!}
NOVAS TECNOLOGIAS E PERSPECTIVAS DE MERCADO
Graças ao equilíbrio do mix de transferência de tecnologias de fabricação aeronáutica para materiais e processos avançados e às oportunidades de participação em programas aeronáuticos nas áreas civil e militar, os pacotes de fabricação propostos contribuirão de modo eficiente para a melhoria das capacidade, produtividade e autonomia da indústria aeronáutica brasileira.
As tecnologias de fabricação propostas para transferência cobrem as seguintes áreas:
Processos compostos: moldagem por transferência de resina, colocação de fibras; {Embraer}
Elaboração de superligas de grau aeroespacial (Inconel 718); {Embraer}
Fundição de peças de alta precisão; {Embraer}
Outros processos metalúrgicos: usinagem de 5 eixos com controle numérico, usinagem de alta velocidade, estiramento, técnicas de soldagem e modelagem, corte e perfuração a laser, revestimento com plasma; {Vixe! Este então é mais velho que andar pra frente por estes lares!}
Processos de montagem: montagem sem gabarito e robótica, soldagem com feixe de elétrons, soldagem TIG robótica; {Conhecido e praticado a anos.}
Processos de inspeção: testagem automática não destrutiva; {Brincou aqui, né??? Risivel!!!}
Simulações de processos de fabricação; {Jajajajaja... CAD/CAN????}
Fabricação de módulos de RF para antena de radar (AESA). {Já comentei.}
As tecnologias propostas para transferência ao Brasil estão associadas a pacotes de trabalho relacionados ao mercado mundial para o Rafale e outros programas aeronáuticos, como os jatos comerciais Falcon, motores comerciais e militares.
UM PROGRAMA DE COOPERAÇÃO QUE BENEFICIA MUITOS
A Embraer é a principal empresa do Programa de Cooperação Rafale, juntamente com o COMAER/CTA. Além disso, várias pequenas e médias empresas brasileiras estão envolvidas em projetos de transferência de tecnologia de ponta e/ou processos de fabricação, associados a treinamento e coprodução, configurando assim uma parceria de longo prazo, além do Programa F-X2. A FIESP, AIAB, ABIMDE e CECOMPI deram respostas positivas às propostas de cooperação
FOCO NO COMAER/CTA
Com o propósito de garantir a aquisição pelo Brasil das tecnologias essenciais para o domínio de futuros desenvolvimentos de aeronaves de caça, o COMAER/CTA será – além da indústria brasileira – o receptor de todas as referidas tecnologias.
Com o propósito de reforçar o papel dedicado ao CTA e outras instituições do COMAER, juntamente com a FAB, as seguintes tecnologias estarão sujeitas a acordos de cooperação específicos:
Engenharia de estrutura do avião; {O avião já não está pronto??? Vai nos ensinar o que???}
Integração de oficina aeromecânica; {Ainda bem, teremos uma oficina para a manutenção... fico feliz... :biggrinjester: }
Desenvolvimento/melhoria do sistema de missão; {Exigencia da FAB!!!}
Tecnologia de baixa detectabilidade e sobrevivência; {Já comentei.}
Integração de motor; {Já comentei.}
Optrônica; {Já comentei.}
Ambiente de pilotagem: planejamento de missões e treinador de pilotos. {Já comentei.}
Aproveitando a experiência adquirida pela equipe Rafale em outras áreas aeroespaciais e aeronáuticas, o CTA também tem a proposta de projetos de cooperação específicos em tecnologias sensíveis e promissoras como:
Programa do veículo lançador de satélites VLS-1 (Pirotecnia Espacial); {Já comentei.}
Tecnologias de veículos aéreos não tripulados Battlelab; {Já comentei}
Sistemas Micro Eletro-Mecânicos (MEMS); {Já comentei.}
Nanotecnologias; {Já comentei.}
Cooperação para o desenvolvimento de um motor turbojet para um veículo aéreo não tripulado. {Motor turbojet??? Conhecem a TR-3500???}
FOCO NA EMBRAER
De acordo com sua posição de fabricante aeronáutica e integradora de sistemas, a Embraer terá total expertise e autonomia para liderar e realizar – em cooperação com a indústria aeronáutica brasileira – adaptações e aperfeiçoamentos futuros na aeronave Rafale e seus sistemas. Isso levará a Embraer a adquirir capacidades e conhecimento—aprimorando o que já havia ganho no programa AMX – para realizar, de modo autônomo no futuro, o projeto da próxima geração de caças brasileiros.
A Embraer tem a proposta de, também, desempenhar um papel chave na transferência da fabricação do Rafale para o Brasil, a partir de peças estruturais essenciais da aeronave (exemplo, as asas) até chegar a uma linha de montagem local para o Rafale, iniciando o primeiro lote de aeronaves F-X2.
A parceria estratégica firmada entre a equipe Rafale e a Embraer se estenderá a outros programas aeronáuticos, incluindo, por exemplo, a transferência de tecnologia no campo do domínio chave e altamente sensível dos Sistemas Digitais de Controle Voo (DFCS). É importante destacar que as tecnologias DFCS são dominadas por pouquíssimas empresas no mundo e desejadas por muitas. {Já comentei.}
Saludos.
Mas que quizer acreditar que é uma "coisa de outro mundo", fique avontade.
Pena que o GripenNG não vai ganhar. Essa sim era a nossa chance! Mas não quero convercer ninguem aqui, só mostrei como são as coisas. Cada um que tire suas conclusões.
Saludos.