Brasil y su programa FX-2

D

DELTA22

Alguns comentários. Desculpem, mas vai em portugues mesmo... Deixo claro que NÃO é uma critica ao meu compatriota "2demaio", mas à proposta francesa::: :cheers2:

Esta és la transferencia de datos tecnologicos que ofrecen para el Rafale (Dassault, Snecma y Thales), es la mejor de los 3 finalistas.
Não podemos afirmar isto. Não conhecemos as outras propostas!


OFERTA ILIMITADA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA AO BRASIL

A equipe Rafale está preparada para transferir tecnologias altamente sensíveis que o Brasil não conseguiria obter de outra fonte. {Como são bons conosco, não?} A aprovação para transferência irrestrita de tecnologia já foi oficialmente notificada ao Comando da Aeronáutica (COMAER) por autoridades francesas.


TECNOLOGIAS ESSENCIAIS OFERECIDAS AO BRASIL

Integração aeromecânica de armas e casulos; {Já fazemos isto desde que começamos a voar na Segunda Guerra...}

Engenharia da estrutura do avião; {A Embraer ainda existe, avisem eles!}

Módulos de RF críticos para utilização em radares AESA; {Já disse: Modulo de RF de radar AESA, não é a tecnologia para radades AESA}

Tecnologias de sistemas digitais de controle de voo (DFCS) / DFCS avançados; {Basicamente seria o conhecido "fly-by-ware", (EMB-170/190)}

Integração de motor; {Sei lá o que seja isso... mas o avião já não virá com o motor??? Conversa fiada, desculpe a franquesa}

Gestão de testes de solo e voo; {NOSSAAAA... que coisa incrível!!!}

Manutenção e suporte integrados (bancada de testes, treinador de pilotos, planejamento de missão); {É o mínimo. Ou quer que não se faça a manutenção do avião}

Micro sistemas eletromecânicos (MEMS); {Conhecido aqui por nós, da área de Engenharia à muito tempo!!!}

Otimização multidisciplinar; {Otimização é matéria das faculdades de Engenharia do Brasil...}

Nanotecnologias; {Os "MEMS" são em parte uma nanotecnologia. "Tudo como antes, no quartel de abrantes".}

Inserção de operações de rede centralizada, interoperabilidade; {Isso aqui é combate em rede, coisa que o Brasil já faz, até na Cruzex.}

Desenvolvimento/melhoria de sistema de missão de bordo; {É, não se pode parar no tempo com avionica, vide F-5M, A-1M, ALX...}

Optrônica; {Vai nos ensinar a fazer camera??? Já fazemos até de uso espacial...}

Aplicativos de pirotecnia espacial; {Ahm??? Pirotecnia espacial??? Desde o Sonda-1 na decada de 60!!}

Software de radar e de sistema de planejamento de missão; {Isso é exigencia da FAB. Não caridade francesa.}

Desenvolvimento de software de simulação; {Que bondade!!!}

Tecnologias de baixa detectabilidade; {O CTA já trabalha com isso e com resultados excelentes!}

Tecnologias de projeto de redes de sistemas de veículos aéreos não tripulados. {É o Neron??? Se for para VANTs comuns, obrigado, já temos!}


NOVAS TECNOLOGIAS E PERSPECTIVAS DE MERCADO

Graças ao equilíbrio do mix de transferência de tecnologias de fabricação aeronáutica para materiais e processos avançados e às oportunidades de participação em programas aeronáuticos nas áreas civil e militar, os pacotes de fabricação propostos contribuirão de modo eficiente para a melhoria das capacidade, produtividade e autonomia da indústria aeronáutica brasileira.

As tecnologias de fabricação propostas para transferência cobrem as seguintes áreas:

Processos compostos: moldagem por transferência de resina, colocação de fibras; {Embraer}

Elaboração de superligas de grau aeroespacial (Inconel 718); {Embraer}

Fundição de peças de alta precisão; {Embraer}

Outros processos metalúrgicos: usinagem de 5 eixos com controle numérico, usinagem de alta velocidade, estiramento, técnicas de soldagem e modelagem, corte e perfuração a laser, revestimento com plasma; {Vixe! Este então é mais velho que andar pra frente por estes lares!}

Processos de montagem: montagem sem gabarito e robótica, soldagem com feixe de elétrons, soldagem TIG robótica; {Conhecido e praticado a anos.}

Processos de inspeção: testagem automática não destrutiva; {Brincou aqui, né??? Risivel!!!}

Simulações de processos de fabricação; {Jajajajaja... CAD/CAN????}

Fabricação de módulos de RF para antena de radar (AESA). {Já comentei.}

As tecnologias propostas para transferência ao Brasil estão associadas a pacotes de trabalho relacionados ao mercado mundial para o Rafale e outros programas aeronáuticos, como os jatos comerciais Falcon, motores comerciais e militares.


UM PROGRAMA DE COOPERAÇÃO QUE BENEFICIA MUITOS

A Embraer é a principal empresa do Programa de Cooperação Rafale, juntamente com o COMAER/CTA. Além disso, várias pequenas e médias empresas brasileiras estão envolvidas em projetos de transferência de tecnologia de ponta e/ou processos de fabricação, associados a treinamento e coprodução, configurando assim uma parceria de longo prazo, além do Programa F-X2. A FIESP, AIAB, ABIMDE e CECOMPI deram respostas positivas às propostas de cooperação


FOCO NO COMAER/CTA

Com o propósito de garantir a aquisição pelo Brasil das tecnologias essenciais para o domínio de futuros desenvolvimentos de aeronaves de caça, o COMAER/CTA será – além da indústria brasileira – o receptor de todas as referidas tecnologias.

Com o propósito de reforçar o papel dedicado ao CTA e outras instituições do COMAER, juntamente com a FAB, as seguintes tecnologias estarão sujeitas a acordos de cooperação específicos:

Engenharia de estrutura do avião; {O avião já não está pronto??? Vai nos ensinar o que???}

Integração de oficina aeromecânica; {Ainda bem, teremos uma oficina para a manutenção... fico feliz... :biggrinjester: }

Desenvolvimento/melhoria do sistema de missão; {Exigencia da FAB!!!}

Tecnologia de baixa detectabilidade e sobrevivência; {Já comentei.}

Integração de motor; {Já comentei.}

Optrônica; {Já comentei.}

Ambiente de pilotagem: planejamento de missões e treinador de pilotos. {Já comentei.}

Aproveitando a experiência adquirida pela equipe Rafale em outras áreas aeroespaciais e aeronáuticas, o CTA também tem a proposta de projetos de cooperação específicos em tecnologias sensíveis e promissoras como:

Programa do veículo lançador de satélites VLS-1 (Pirotecnia Espacial); {Já comentei.}

Tecnologias de veículos aéreos não tripulados Battlelab; {Já comentei}

Sistemas Micro Eletro-Mecânicos (MEMS); {Já comentei.}

Nanotecnologias; {Já comentei.}

Cooperação para o desenvolvimento de um motor turbojet para um veículo aéreo não tripulado. {Motor turbojet??? Conhecem a TR-3500???}


FOCO NA EMBRAER

De acordo com sua posição de fabricante aeronáutica e integradora de sistemas, a Embraer terá total expertise e autonomia para liderar e realizar – em cooperação com a indústria aeronáutica brasileira – adaptações e aperfeiçoamentos futuros na aeronave Rafale e seus sistemas. Isso levará a Embraer a adquirir capacidades e conhecimento—aprimorando o que já havia ganho no programa AMX – para realizar, de modo autônomo no futuro, o projeto da próxima geração de caças brasileiros.

A Embraer tem a proposta de, também, desempenhar um papel chave na transferência da fabricação do Rafale para o Brasil, a partir de peças estruturais essenciais da aeronave (exemplo, as asas) até chegar a uma linha de montagem local para o Rafale, iniciando o primeiro lote de aeronaves F-X2.

A parceria estratégica firmada entre a equipe Rafale e a Embraer se estenderá a outros programas aeronáuticos, incluindo, por exemplo, a transferência de tecnologia no campo do domínio chave e altamente sensível dos Sistemas Digitais de Controle Voo (DFCS). É importante destacar que as tecnologias DFCS são dominadas por pouquíssimas empresas no mundo e desejadas por muitas. {Já comentei.}

Saludos.
Não estou desmerecendo a proposta francesa, mas dizer que isso é tranferencia de tecnologia, tão brincando...

Mas que quizer acreditar que é uma "coisa de outro mundo", fique avontade.

Pena que o GripenNG não vai ganhar. Essa sim era a nossa chance! Mas não quero convercer ninguem aqui, só mostrei como são as coisas. Cada um que tire suas conclusões.

Saludos.
 
Alguns comentários. Desculpem, mas vai em portugues mesmo... Deixo claro que NÃO é uma critica ao meu compatriota "2demaio", mas à proposta francesa::: :cheers2:

Não estou desmerecendo a proposta francesa, mas dizer que isso é tranferencia de tecnologia, tão brincando...

Mas que quizer acreditar que é uma "coisa de outro mundo", fique avontade.

Pena que o GripenNG não vai ganhar. Essa sim era a nossa chance! Mas não quero convercer ninguem aqui, só mostrei como são as coisas. Cada um que tire suas conclusões.

Saludos.

Delta..... ya que rebatiste todos los puntos con inconclusiones....
decime... que es mejor en el Gripen?.. cual es la exelente propuesta que si ofrece el Gripen?...
repito... de lo que se conoce.... lo que ofrecio Francia es por lejos mucho ms de lo que ofrecen los otros.... y en cuanto a transferencia Suecia lamentablemente no puede ofrecer todo lo que ofrece Francia sencillamente porque el radar, el motor, y los sistemas asociados.. asi como las armas inclusive.... no son de diseño Sueco y dependen de terceros para poder venderlos... ni hablar de tranferir tecnologia


ojo... para mi gusto personal ... y pensando en un futuro contrato con la FAA ... eligo el Gripen...
pero , lamentablemente y mal que les pese a los Suecos... siguen dependiendo de terceros en cosas tan fundamentales como el Radar.... que hoy por hoy es el "alma" de cualquier avion...
 
D

DELTA22

Delta..... ya que rebatiste todos los puntos con inconclusiones....
Inconclusiones??? No seria porque la propuesta es vaga y poco clara??? Las respuesta son "genericas" cuando las preguntas también son. :svengo:
decime... que es mejor en el Gripen?.. cual es la exelente propuesta que si ofrece el Gripen?...
Bueno, por ser aun un proyecto, el GripenNG es lo cual mas necessita de otros parceros (socios) para ir adelante. Brasil seria este socio, y asi, teniamos la oportunidad de ser, junto con los suecos, proprietarios do proyecto y por consequencia de las tecnologias que estan en el y de sus processos industriales. Creo que seria una gran oportunidad. No son todos que tienen esta vision. Es un pensamento puramente pratico... ((A seguir, una noticia con este tema! :sifone: ))
repito... de lo que se conoce.... lo que ofrecio Francia es por lejos mucho ms de lo que ofrecen los otros.... y en cuanto a transferencia Suecia lamentablemente no puede ofrecer todo lo que ofrece Francia sencillamente porque el radar, el motor, y los sistemas asociados.. asi como las armas inclusive.... no son de diseño Sueco y dependen de terceros para poder venderlos... ni hablar de tranferir tecnologia
Entonces usd conoce completamente todas las otras propuestas??? Contame, porque aca en Brasil no las conocemos!!! :biggrinjester: :sifone:

Saludos.

---------- Post added at 09:28 ---------- Previous post was at 09:24 ----------

FX-2: Braço direito do Primeiro Ministro sueco “pousa” em Brasília

Escrito por Felipe Salles
Qui, 13 de Agosto de 2009 15:07


Nesta quarta-feira, 12 de agosto, o Secretário de Estado do Primeiro Ministro sueco, HG Wessberg efetuou uma “passagem relâmpago” de menos de 24 horas pela capital brasileira. A visita, segundo a embaixada sueca, girou ao redor de temas ligados ao aumento do comércio bilateral, e como não poderia deixar de ser, também da proposta sueca para fornecimento do novo caça da FAB.

Desta vez não foi possível um encontro com o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, uma vez que ele se encontrava em viagem. Wessberg teve, no entanto, oportunidade de se reunir com o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e com o Ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Miguel Jorge.

No prédio do Congresso ele se sentou por 20 minutos com o Senador Eduardo Azeredo PSDB-MG, presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado (CREDEM). Nesta oportunidade, ele reenfatizou o argumento sueco de que eles não estão simplesmente em busca de um “cliente” para o Gripen NG, mas sim de um “parceiro”. Segundo ele, para esta nova empreitada, “tanto no plano industrial quanto no da segurança do estado, a Suécia já escolheu o Brasil como sendo o sócio ideal. HG Wessberg garantiu que o Saab Gripen deverá seguir como o principal vetor da Força Aérea Sueca pelos próximos 15 anos, e que o governo e a força aérea sueca estão comprometidos a adquirir unidades do novo Gripen NG. “A Suécia é um país médio, por isso, não temos mais como, sozinhos, desenvolver uma nova aeronave tão complexa como esta”. Concluiu ele: “Para o Brasil, a participação da indústria local, desde o início do programa, garantiria a transferência de tecnologia completa e sem quaisquer restrições.

A Suécia acaba de assumir a presidência rotativa da União Européia, fato que abre ainda mais oportunidades de contatos e de alavancagem política para os suecos em relação aos países de fora da EU. Na reta final para o anúncio da decisão do contrato dos novos caças, diversas comitivas de alto nível dos três países finalistas; EUA, França e Suécia, tem chegado à Brasília em rápida sucessão. Encerrada a fase técnica do F-X2, a pressão política só faz aumentar.

www.alide.com.br
 
Creo que los gripens ya estan fuera de la conpeticion, apesar de transferiren tecnologia, no ofrecen un caza con tamano, o sea, autonomia necesaria para Brasil.

LLegaran los 3 a la final porque fueron los que podrian ofrecer transferencia de tecnologia, pero creo que el gripen con toda su limitacion de autonomia y de capacidad de misile no puede hacer mucha cosa contra los su-30 que ya hay en el barrio.
 
M

Me 109

le sacaria 4 AMRAAM y le pondria 2 tanques, total..te quedan 6 ;)

---------- Post added at 08:18 ---------- Previous post was at 08:18 ----------




que suerte que tuvo ese tipo! es tremendo! aunque tambien de verdad habla muy bien del R-24

¿No era un R 40?
 
Delta22, voce esta confundindo tuuuudo.

O que escreveram a respeito de transferencia de tecnologia sobre o Rafale diz respeito ao Rafale (supersonico). Pois bem, voce acha que por termos montado AMX / XAVANTES / TUCANOS, já sabemos montar e produzir Rafales com os avanços técnicos que ocorreram de produção e projeto ?
Voce acha que a FAB quando solicita essas transferencias é por brincadeira ou incompetencia ?
Voce acha que sentarse num PC e fazer desenhos em layers de CAD CAM, simples esboço generico ja te da um Rafale pronto ?
Porque você acha que a Embraer não esta montando ja um Rafale ou um F-18 ou um Gripen, e estamos pagando uma fortuna para transferência de tecnologia. Porque todos são bobos ?

Abraço.
 
D

DELTA22

Delta22, voce esta confundindo tuuuudo.
E você não entendeu naaaaaaada que eu disse! :biggrinjester:
O que escreveram a respeito de transferencia de tecnologia sobre o Rafale diz respeito ao Rafale (supersonico). Pois bem, voce acha que por termos montado AMX / XAVANTES / TUCANOS, já sabemos montar e produzir Rafales com os avanços técnicos que ocorreram de produção e projeto ?
Não confunda o que eu disse. Você está misturando tudo. Contestei onde diz sobre estrutura do avião. Me diga o que é "estrutura do avião" que eles querem nos tranferir a tecnologia? Não confunda aerodinâmica supersonica com "estrutura do avião".
Voce acha que a FAB quando solicita essas transferencias é por brincadeira ou incompetencia ?
Onde você me viu falando isso, camarada??? Você não entendeu realmente o que eu disse....
Voce acha que sentarse num PC e fazer desenhos em layers de CAD CAM, simples esboço generico ja te da um Rafale pronto ?
Você está confundindo ou misturando o que eu disse. Lá diz textualmente: "Simulações de processos de fabricação". Você sabe o que é isto??? O que disse sobre CAD/CAN foi uma brincadeira para dizer que este tipo de processo (simulações de processos de fabricação) é conhecido por qualquer engenheiro no país. Te digo isto por conhecimento de causa... Preciso falar mais alguma coisa??? Ou você ainda não entendeu???
Porque você acha que a Embraer não esta montando ja um Rafale ou um F-18 ou um Gripen, e estamos pagando uma fortuna para transferência de tecnologia. Porque todos são bobos ?

Abraço.
E você acha que vão nos passar essa tecnologia??? Com 36 caças??? Vai esperando sentado ai... Bobos não somos, ingenuos muito provavelmente!!! :svengo:

saludos
 
El Pentágono respalda a Boeing para vender 36 F-18 a Brasil por 7.000 millones de dólares


14/08/2009 - La Administración Obama respalda la oferta de la compañía Boeing de vender a Brasil una flota de 36 cazas F-18 Super Hornets más radares y misiles por valor conjunto de 7.000 millones de dólares como parte de la competición abierta por el país suramericano para elegir su próximo caza de combate.

El apoyo esta concretado en la petición de la Defense Security Cooperation Agency (DSCA), dependiente del Pentágono, enviada al Congreso para que apruebe la operación en previsión de que Brasil se incline por a opción estadounidense y la compañía tenga que responder con rapidez a cualquier solicitud.

La notificación al Congreso incluye la posible venta a Brasil de 28 F-18E Super Hornets, ocho F-18F Super Hornets, 72 motores instalados por General Electric, distintos radares para estos cazas y misiles SideWinder, AMRAAM y HARM.

Las ofertas finales fueron presentadas al Ministerio de Defensa de Brasil en junio por parte de las tres compañías que fueron seleccionadas en la lista corta del Programa FX-2: la sueca Saab (Gripen GN), la francesa Dassault Aviation (Rafale) y Boeing (F-18). Una decisión definitiva se espera a finales de agosto o en septiembre.

Hace una semanas, Boeing, el segundo mayor fabricante de aviones del mundo, informó de que había llegado a acuerdos con 27 empresas brasileñas, incluida Embraer, y comprometido a crear hasta 5.000 empleados, así como a transferir tecnología del F-18, si gana el concurso para suministrar esos cazas de combate.

Jim Albaugh, responsable de la división de Defensa de la multinacional, explicó que los acuerdos están destinados a poder transferir el know how para la fabricación de repuestos y subconjuntos destinados a diversos aviones, civiles y militares pero no cuantificó la cuantía económica de la transferencia.

"Gran parte del F-18 se construirá allí. Todo dólar que contenga el contrato regresará a Brasil en forma de manufactura, software, aviónica y electrónica", explicó Albaugh.

Paquete ofrecido por EEUU

Las leyes estadounidenses señalan que en Pentágono debe notificar al Congreso norteamericano de cualquier venta de armamento entre países aunque solo estén en fase de negociación, como es el caso, y al final no se lleve a cabo.

"El Gobierno de Brasil no ha seleccionado todavía la propuesta presentada por Boeing y la Armada estadounidense (Navy). Esta petición se realiza en previsión de poder recibir una petición de contrato", agrega la comunicación de la DSCA.

La petición de la agencia del Pentágono incluye:

28 F/A-18E Super Hornet
8 F/A-18F Super Hornet
72 F414-GE-400 motores instalados
4 F414-GE-400 componetes para motores
36 AN/APG-79 sistemas de radar
36 M61A2 20mm sistema de armas
36 AN/ALR-67(V) radares
144 LAU-127 lanzadores
44 Joint Helmet Mounted Cueing Systems (JHMCS)
28 AIM-120C-7 Advanced Medium Range Air-to-Air misiles (AMRAAM)
28 AIM-9M Sidewinder misiles
60 GBU-31/32 Joint Direct Attack Munitions (JDAM)
36 AGM-154 Joint Standoff Weapons (JSOW)
10 AGM-88B HARM misiles
36 AN/ASQ-228 (V2) Advanced Targeting Forward-Looking Infrared (ATFLIR) Pods
36 AN/ALQ-214 Radio Frequency Countermeasures
40 AN/ALE-47 Electronic Warfare Countermeasures Systems
112 AN/ALE-50 Towed Decoys
Dos años de compromiso

En respaldo a su petición, la agencia del Pentágono afirma que la venta propuesta contribuirá a la política exterior y la seguridad nacional de Estados Unidos y "ayudará a mejorar la seguridad de una nación amiga que ha sido y continúa siendo una importante fuerza de estabilidad política y progreso económico en Suramérica".

"Brasil necesita estos aviones para hacer frente a sus amenazas futuras y presentes", agrega la agencia estadounidense que asegura que Brasil "no tendrá dificultad para absorber estos aviones en su inventario", sin alterar el equilibro regional.

En relación con las compensaciones, uno de los aspectos claves a juicio de las autoridades de Brasil, se señala que se espera incluir compromisos de offsets pero agrega que los acuerdos específicos serán definitivos durante la negociación entre el comprador y las empresas proveedores.

Subraya, asimismo, que, se confirmarse, requerirá la participación de ocho compañías que facilitarán asesoramiento y apoyo logístico y técnico en Brasil durante dos años, así como reuniones de seguimiento de una semana dos veces al año. Las empresas que participantes son: Boeing, General Electric, Northrop Grumman, Raytheon, y Lockheed Martin.
Brasil quiere reemplazar su flota de cazabombarderos actuales con un nuevo avión para los próximos 15 años para proteger su infraestructura de defensa y recursos económicos (plataformas petrolíferas, etc.).

Ninguna de las empresas ha hablado de cifras pero se estima que el acuerdo, que puede ampliarse a 100 cazas, puede rondar los 2.000 millones de dólares. El plan prevé las primeras entregas para el primer semestre del 2014.

Fuente :x

Saludos Fox_3
 
D

DELTA22

El Pentágono respalda a Boeing para vender 36 F-18 a Brasil por 7.000 millones de dólares

(...)

Fuente :x
Hola Fox,

esta propuesta estadunidense solamente contempla la parte de armas, la de tranferencia de tecnlogia aun no esta dispovible para nosotros, mortales... :biggrinjester: Asi, no sabemos la propuesta completa de la Boing...

Y los 7 mil millones de dólares fue contestada por los directores de la Boing, dicen que es menos que esto valor...

Cordiales saludos.
 
E você acha que vão nos passar essa tecnologia??? Com 36 caças??? Vai esperando sentado ai... Bobos não somos, ingenuos muito provavelmente!!!

Delta22, ai diferencias entre estructuras de aviones para transporte, pasageros, caças, a motor, turbo helice, jatos y cazas supersonicos. A si como cada proyecto és un proyecto, aun mas para caças de 4 1/2 generación. Fijate que Saab que tiene el JAS Gripen, aun no a terminado el NG, esto no és tarea facil. Creo que Embraer y sus empresas de suministro tienen toda la capacidad de hacer lo que sea si transfieren la tecnologia de los cazas, depués, si hay mercado que compre (esto és el principal factor para producir los aviones que sean) Embraer puede desarrollar sus proprios proyectos de caças de 4 1/2 generación o 5a., no lo dudo, pero tiene que haber transferencia de tecnologia para detalles que no se aplican actualmente en las produciones locales de aviones que no son caças supersonicos de esta generación, por esto se paga tanto. Tampoco serian solamente 36 caças, se divulga que serian mas con el tiempo. Algunas propuestas que se eliminaron antes no transferian la tecnologia que se necesitaria, porque no garantizaban divulgar procesos y informaciones fundamentales que depués permitirian desarrollar sus proprios proyectos y utilizar sus proprias municiones.
Tenemos un ejemplo interesante, India hace un caza que se categoriza como 4 1/2 generación, el TEJAS, creo que con tecnologia de produción rusa.

Grande abraço.
 
D

DELTA22

Delta22, ai diferencias entre estructuras de aviones para transporte, pasageros, caças, a motor, turbo helice, jatos y cazas supersonicos. A si como cada proyecto és un proyecto, aun mas para caças de 4 1/2 generación. Fijate que Saab que tiene el JAS Gripen, aun no a terminado el NG, esto no és tarea facil. Creo que Embraer y sus empresas de suministro tienen toda la capacidad de hacer lo que sea si transfieren la tecnologia de los cazas, depués, si hay mercado que compre (esto és el principal factor para producir los aviones que sean) Embraer puede desarrollar sus proprios proyectos de caças de 4 1/2 generación o 5a., no lo dudo, pero tiene que haber transferencia de tecnologia para detalles que no se aplican actualmente en las produciones locales de aviones que no son caças supersonicos de esta generación, por esto se paga tanto. Tampoco serian solamente 36 caças, se divulga que serian mas con el tiempo. Algunas propuestas que se eliminaron antes no transferian la tecnologia que se necesitaria, porque no garantizaban divulgar procesos y informaciones fundamentales que depués permitirian desarrollar sus proprios proyectos y utilizar sus proprias municiones.

Grande abraço.
En serio, creo que usd esta interpretando equivocadamente lo que yo dice en mi post que hablo de la propuesta (vaga, no clara, generica) de los franchutes...

No estoy aca para "hacer la cabeza" de nadie. Pero la realidad es otra, y la Embraer en este caso, es solamente mas un factor, importante, pero no exclusivo y unico.

Lo que dices en su post (en quote) no tiene mucho que ver con que yo dice y penso. Su vision no es como la mia. Respecto su opinion, pero creo que no pensamos igual en este caso. Asi siendo, mejor que terminemos por aqui.

Saludos.
 
D

DELTA22

Bueno Delta22, como te paresca mejor.

Respecto tu opinión también, disculpa si lo he interpretado mal compañero.

Grande abraço.
Estimado "2demaio",

no es mi reacion abandonar lo campo de batalla con la pelea ocurriendo, pero, cuando veo que no hay mas lo que hablar y como no es possible forzar las personas a entenderte creo mejor para todos que el "conflicto" se acabe, para que lo numero de "muertos" (molestos) no sea muy grande y custoso para ambos lados.

Gran saludos. :cheers2:
 
Arriba