Brasil Desarrolla Turbina Nacional

Halcon_del_sur

Colaborador
Colaborador
Es el desarrollo de Labala, a lo largo de anios hizo su turbina, despues la convirtio en un turbopropulsor, la version turboeje funciona en CNEA como turbobomba, y ahora se lanzo con la evolucion natural de su ingenio, un turbofan de 300 Kg de empuje, y 90% de derivacion (90% al fan, y el 10% restante va al generador de gases, que no es mas ni menos que su turbina original), lo novedoso, el motor completo tiene 23 piezas!!!
Ahi lo compara con una Williams de RR, su rival seria, que tiene 700 piezas. Eso es ingenio, tratar de poner las cosas lo mas simples que se puedan.

Saludos.
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Concluido prototipo de turbina nacional

Brasil ya está migrando para el rol de países que desarrollan y certifican turbinas Aeronáuticas. El Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), en conjunto con la empresa Polaris Tecnología, finalizó el desarrollo del primer prototipo de uno turboreator de 350 kilos de empuje, equivalente a una potencia de 1300 HP. Ahora los investigadores trabajan en el desarrollo de un motor turboélice de 1000 HP para equipar vehículos aéreos no tripulados.

Uno de los méritos de ese proyecto, según el director de Emprendimentos del Comando-general de Tecnología Aeroespacial (CTA), brigadier Venâncio Alvarenga Gomes, fue a descubrir las competencias que Brasil posee para fabricar partes y componentes de la turbina en el propio país. “Actividades como la usinagem del compresor, ignitor a plasma, la fusión del disco de la turbina en liga especial y lo equilibrio de ruedas exigido por las normas internacionales, son algunos de los ejemplos de esa competencia adquirida por las industrias brasileñas”, explicó.

Se trata de un proyecto estratégico, en la medida en que existen hoy sólo cinco países en el mundo con el dominio de la tecnología de desarrollo y certificación de motores aeronáuticos. “En una segunda etapa, la turbina, bautizada de TR3500, podrá equipar futuros proyectos de aeronaves civiles”, dijo Alberto Carlos Pereira Filho, director de la empresa Polaris.

Las turbinas que equipan las aeronaves de la Embraer son suministradas por empresas extranjeras, caso de la canadiense Pratt & Whitney (línea de jets ejecutivos y Supertucano), la americana GE (jets 170 y 190) y la inglesa Rolls Royce (ERJ 145, Legacy 600). Los motores representan alrededor de 20% a 30% del valor de una aeronave.

“LA TR3500 demuestra que podemos progresar rápido. Diferentemente que ocurrió con respecto al desarrollo de turbinas en otros países, no necesitaremos de décadas para alcanzar un producto autóctono y competitivo”, comenta Homero Santiago Maciel, coordinador general del proyecto en el ITA.

El proyecto del motor aeronáutico brasileño tuvo inicio en 2003 con el desarrollo de una turbina a gas para Petrobras. “El objetivo de ese proyecto era dominar el proceso de fabricación de cámara de combustión, la vibración del motor y el desarrollo del sistema de control de la turbina”, explica. Petrobras apoyó la ideia e invirtió R$ 850 mil en su ejecución.

En la fase de preparación del prototipo de la turbina Aeronáutica, habían sido invertidos R$ 3 millones, de los cuales R$ 1,7 millón a través de la Financiadora de Estudios y Proyectos (Finep); R$ 750 mil del ITA y R$ 550 mil de la Polaris. “La próxima etapa del proyecto, evaluada en R$ 116 millones, preve la construcción de 11 laboratorios avanzados en el área de tests para turbinas, infraestrutura necesaria para garantizar el proceso de homologación de los motores”. Según el director de la Polaris, ese tipo de laboratorio todavía no existe en Brasil. Los recursos están siendo negociados con la Finep.

La tecnología envuelta en el proyecto de las turbinas del ITA también generó frutos para a Vale Soluciones en Energía (VSE). LA empresa patrocinó el desarrollo del prototipo de una turbina a gas estacionaria, en la franja de potencia de 1 MW, para generación de energía eléctrica. Bautizada de TVRD 1000, la turbina a gas de la VSE fue comprobada en mayo de 2007. El éxito de la operación motivó la empresa a apostar en la construcción de una base fabril en el Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Según el coordinador del programa de interfaz entre las empresas y lo CTA, Homero Santiago Maciel, el objetivo de la VSE es el desarrollo de una familia de turbinas para minitérmicas, con potencial para competir en mercado de energía.

Petrobras, de acuerdo con Pereira Filho, también es compañera de la Polaris en el desarrollo de una turbina a gas arriba de 3 MW, un proyecto presupuestado en R$ 80 millones. “Hoy, Petrobras posee cerca de 180 turbinas importadas y gasta aproximadamente US$ 300 millones en la manutención de esos equipamientos”.

Las turbinas brasileñas, según Pereira Filho, serían usadas por Petrobras en la generación de energía eléctrica para sus plataformas y para mantener la presión en la línea de bombardeo de petróleo. “La empresa usa compresores gigantescos que son accionados por turbinas a gas”.

Creada por ingenieros del ITA, la Polaris es una empresa de alta tecnología que funciona como incubada de Petrobras, en las instalaciones de la Refinería Henrique Lage (Revap), en São José dos Campos. Además de la turbina a gas, la Polaris desarrolla para la estatal de petróleo un quemador que genera fuente térmica de calor para que la empresa pueda utilizar aceite pesado sin contaminar el medio-ambiente.

FUENTE: Valor Online
 
D

DELTA22

Meu Deus, somente agora a imprensa tomou conhecimento deste projeto??? :banghead:

No alto desta página eu já tinha descrito o projeto quase todo lá no final de Janeiro deste ano!!!
Que coisa, não?!?!?! :svengo:

Saludos.
 
D

DELTA22

Etapa do Projeto de Turbina Aeronáutica de Pequena Potência de 5000 N (TAPP 5000) é concluída com sucesso


Figura 1: Duto de escapamento de gases do banco da TAPP.

Uma importante etapa de implantação da infraestrutura de ensaios do projeto TAPP 5000 (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência de 5.000 N de empuxo) foi concluída com sucesso, no dia 21 de julho de 2009, através da especificação, da fabricação e da montagem do duto de escapamento de gases de combustão (figura 1) do banco de ensaios da Divisão de Propulsão Aeronáutica (APA) do IAE. A idealização do banco de ensaios completo é apresentada na figura 2, onde se pode identificar o posicionamento do duto de escapamento.

Entenda o Projeto TAPP 5000

O projeto TAPP 5000 tem como objetivo desenvolver e fabricar um modelo de engenharia de um turborreator para utilização em aeronaves não-tripuladas que pesem até 1,5 toneladas. Atualmente, a TAPP encontrando-se em fase de fabricação do primeiro motor pela empresa TGM Turbinas, parceira do projeto por meio da FINEP.

Iniciado formalmente em novembro de 2005, está previsto no cronograma do projeto TAPP 5000 a conclusão da montagem e a instalação do primeiro protótipo no banco de ensaios (figura 2) até o final de 2009, quando se iniciarão os ensaios de desenvolvimento. Até a conclusão do projeto, previsto para dezembro de 2010, serão construídos dois dos protótipos da TAPP.

Figura 2: Idealização do banco de ensaios completo da TAPP.

A TAPP é composta por um compressor axial com cinco estágios, uma câmara de combustão anular de fluxo direto e uma turbina axial de um único estágio, conforme a ilustração da figura 3.

Figura 3: Idealização da TAPP.

De Olho na História

O projeto TAPP é a terceira turbina aeronáutica desenvolvida pela APA. Historicamente, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), por meio da Divisão de Propulsão Aeronáutica, tem conduzido um programa de turbomotores desde a década de 1970. Tal programa permite o domínio da tecnologia de concepção, desenvolvimento, fabricação, ensaios, operação e utilização destes motores.

Dentro do programa de turbomotores (ou turbinas a gás), destacam-se os projetos aeronáuticos: 1) Projeto Parayba I: projeto, fabricação e homologação de unidade aerotransportável para partida da aeronave AT-26 Xavante (1976); 2) Projeto TJ-2: concepção, projeto e construção de modelos experimentais de um turbojato de 320 N de empuxo (1983), financiado pela CBT - Companhia Brasileira de Tratores e pelo COMAER; e 3) Projeto TPP 1000 (TJ-10): concepção e projeto de modelos experimentais de um turbojato de 1000 N de empuxo (1984), financiado pela FINEP-FNDCT. Estas duas últimas turbinas aeronáuticas mereceram a publicação de artigo em revista internacional da American Society of Mechanical Engineers (ASME 90GT196).

A TJ-2 foi, portanto, a primeira turbina a gás aeronáutica concebida e fabricada no Brasil. A TJ-2 funcionou com querosene de aviação (QAV-1), álcool hidratado, GLP, GNV e fez os primeiros ensaios com os combustíveis experimentais Prozene e Prodiesel. Após sua fabricação, a TJ-2 foi instalada no Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT) da CBT (figura 4) onde executou corrida em pista na cidade de São Carlos – S.P.

Figura 4: TJ-2, a primeira turbina aeronáutica do Brasil, instalada no VANT da extinta CBT, que executou corrida em pista na década de 80.

Fonte: http://www.iae.cta.br
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Saludos.
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
:yonofui::yonofui::yonofui::icon_bs:

Caramba Delta22,..... la mejor noticia que tive.....

Poderias aportar algo mas??? ..... e la TR 3500....tiene algo haver????....

Desde ja uno abrazo para ti ... amigo ... e por favor...me mande MP:hurray:

PD: Que tiene haver la TR 3500 con esta TAP 5000?...... e los muchacos continuan a trabajar en secreto???:biggrinjester:.... nunca houvi hablar de TAP :icon_bs:

Uno abrazo ING. :hurray:
 
D

DELTA22

:yonofui::yonofui::yonofui::icon_bs:

Caramba Delta22,..... la mejor noticia que tive.....

Poderias aportar algo mas??? ..... e la TR 3500....tiene algo haver????....

Desde ja uno abrazo para ti ... amigo ... e por favor...me mande MP:hurray:

PD: Que tiene haver la TR 3500 con esta TAP 5000?...... e los muchacos continuan a trabajar en secreto???:biggrinjester:.... nunca houvi hablar de TAP :icon_bs:

Uno abrazo ING. :hurray:
Hola Paulo, como estas?... la noticia es muy buena, sin duda!!

Bueno, creo que la TAP-5000 es evolucion de TR-3500, la potencia aumento, esto es un facto, pero no tengo mas informaciones de TAP mas que subi...

Hay claramente reservas con este assunto... estan dedicados y no hacer publico ciertos dados hace parte, no es mismo? :hurray: :sifone: :cheers2:

Un gran abrazo pra ti y para lo pueblo de nuestra querida y bela capital.

P.D.: MP enviada. :cheers2:
 

Halcon_del_sur

Colaborador
Colaborador
Excelente, compresor axial de 4 etapas y etapa simple de turbina, muy bueno, por algo se empieza y este bebe tiene muy linda pinta.

Parabienes!!!! :)

Saludos.
 
turbina argentina

esto es lo que encontre en youtube, algo que se hace en cordoba

[media]http://www.youtube.com/watch?v=MOJOoZV4B6I&feature=related[/media]

off topic pero hablan de un uav tambien

[media]http://www.youtube.com/watch?v=3QJkUlfN-W8&feature=related[/media]
 
D

DELTA22

Excelente, compresor axial de 4 etapas y etapa simple de turbina, muy bueno, por algo se empieza y este bebe tiene muy linda pinta.

Parabienes!!!! :)

Saludos.
Hola amigo Halcon, cuanto tiempo, no?
Perdoname no responderte pronto, pero solamente ahora leí su post...

Si, es un bueno proyecto y es verdad, hay que iniciar por algo y creo que lo camino esta siendo seguido, no es de hoy, hace mas de 20 anos, muy dificil, muy custoso y los resultados ahora estan ahi... los logros son de IAE, son de la persistencia, de lo trabajo duro de estos heroes... todo los logros son de ellos... :hurray:

Gracias a usted Halcon por lo reconocimiento de las capacidades de estos muchachos, de usted las palabras son aun mas importantes!!! :hurray:

Un gran abrazo.

P.D.: Una observacion, muy pequeña logicamente, con su permiso: el compresor axial es de 5 etapas... :cheers2:

---------- Post added at 08:40 ---------- Previous post was at 08:28 ----------

"aftaffen", bienvenido a ZM y gracias por subir los videos!

Todos estamos en espera por mas posts...

Un abrazo desde Brasil. :cheers2:
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Otra buena nodicia para Brasil - Turboreator para VANTRE

Motor Turbohelice de 1.000 HP


SUBCHEFIA DE ASSUNTOS PARLAMENTARES
EM nº 00185/2009/MP
Brasília, 17 de agosto de 2009.


Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

1. Dirijo-me a Vossa Excelência para apresentar Projeto de Lei que abre crédito especial ao Orçamento Fiscal da União (Lei no 11.897, de 30 de dezembro de 2008), em favor do Ministério da Defesa, no valor de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), e dá outras providências, conforme discriminado a seguir:


R$ 1,00

Discriminação ------------------ Aplicação ------------ Origem dos Recursos

MINISTÉRIO DA DEFESA ------- 10.000.000
- Comando da Aeronáutica --- 10.000.000

Superávit financeiro apurado
no Balanço Patrimonial da
União do exercício de 2008,
relativo a Recursos Ordinários ------------------------------ 10.000.000

Total ---------------------------- 10.000.000 ---------------- 10.000.000


2. O crédito viabilizará o início das ações voltadas à execução da primeira fase do projeto de concepção, desenvolvimento, fabricação e certificação do Turboreator TH 1000, envolvendo as seguintes despesas:


R$ milhões

Discriminação --------------------------------------------------------------------------- Valor

- Planejamento e documentação -------------------------------------------------------- 0,4
- Projeto de engenharia, desenhos e especificações ---------------------------------- 2,0
- Projeto de engenharia do redutor ----------------------------------------------------- 0,5
- Simulações dos componentes rotores ------------------------------------------------- 0,2
- Ensaios do turboélice TH 1000 --------------------------------------------------------- 0,3
- Adequação do prédio do Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE ao Projeto ---- 0,4
- Aquisição de máquina de prototipagem, scanners a laser e software para
o projeto e engenharia do TH 1000 ---------------------------------------------------- 2,6
- Encomenda de dois turboreatores TR 3500 para os ensaios de desempenho e
otimização em banco --------------------------------------------------------------------- 3,2
- Fundo de reserva ----------------------------------------------------------------------- 0,4

Total -------------------------------------------------------------------------------------- 10,0


3. Os turboreatores são motores turbopropulsores de largo espectro de aplicação, utilizados tanto em aviões, que são os motores turboélice, quanto na geração de energia elétrica e em outras atividades.

4. Paralelamente ao projeto TH 1000, o Brasil estará se capacitando para desenvolver, fabricar, certificar e industrializar o turbogerador TG 3000, para fornecimento de energia elétrica, iniciando o desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado de reconhecimento estratégico (VANTRE) para voos de média altitude, entre 20 mil e 45 mil pés, do tipo "predator-b", com propulsão turboélice brasileira, cujo voo inicial está previsto para 2015.
5. O Projeto TH 1000 será desenvolvido a partir do modelo do primeiro turboreator aeronáutico brasileiro, denominado TR 3500, produzido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA e Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial - CTA, em parceria com empresa especializada na fabricação de máquinas e equipamentos de uso no Projeto, e terá três fases:

1a) engloba a construção de quatro e a encomenda de dois turboreatores TR 3500, que dará aos técnicos envolvidos o conhecimento e a metodologia de ensaios de certificação, conforme os requisitos internacionais exigidos, tornando possível o desenvolvimento do primeiro protótipo do turboélice TH 1000, e, ainda, a implantação da infraestrutura necessária para o desenvolvimento do Projeto, para a qual prevê a reforma e adaptação dos laboratórios da divisão de propulsão aeronáutica do IAE, a construção de novos bancos de ensaios na área do CTA, a formação de fundo de reserva para flexibilizar a aplicação dos recursos e a construção de mais cinco protótipos para ensaios de certificação, com vistas à homologação do TH 1000, com início previsto para o corrente ano, término em 31 de julho de 2012 e custo estimado de R$ 81,3 milhões;
2a) compreende os ensaios de certificação e de laboratório no exterior, a emissão do certificado de tipo do motor e a construção de cinco protótipos na configuração final para completar os ensaios de certificação de tipo. O início está previsto para 31 de julho de 2012 e término em 31 de julho de 2015, com custo avaliado em R$ 35,8 milhões (exclusive a parcela referente ao ano de 2015, que ainda será definida); e

3a) refere-se ao aprimoramento e ajustes do Projeto e seu aproveitamento no VANTRE e no turbogerador, cujo início está previsto a partir de 2016, mas não tem, ainda, dimensionada a previsão do montante de recursos necessários.

6. Com a concepção, desenvolvimento, fabricação e certificação do turboreator TH 1000, o Brasil passará a dominar a tecnologia de desenvolvimento e certificação de motores aeronáuticos, que atualmente se encontra em apenas cinco países.

7. A importância desse fato para a indústria aeronáutica brasileira está na eliminação da dependência de empresas estrangeiras na aquisição de motores aeronáuticos, na redução de cerca de 5% (cinco por cento) no preço final das aeronaves produzidas no Brasil, tornando-as mais competitivas no mercado internacional, bem como na aplicação da tecnologia no desenvolvimento de um turbogerador de energia elétrica.
8. É demonstrado a seguir o cronograma financeiro do Projeto TH 1000, no que concerne à primeira e segunda fases, com previsão de término em 2015:


Em milhões

Ano ------------------ Custo
2009 ----------------- 10,0
2010 ----------------- 40,0
2011 ----------------- 31,3
2012 ----------------- 15,0
2013 ----------------- 10,8
2014 ----------------- 10,0
2015 ----------------- A definir

Total ----------------- 117,1

Fonte: Comando da Aeronáutica


9. A proposta ora encaminhada decorre de solicitação formalizada pelo Ministério da Defesa e viabilizar-se-á à conta de superávit financeiro de Recursos Ordinários, apurado no Balanço Patrimonial da União do exercício de 2008, em conformidade com o disposto no art. 43, § 1o, inciso I, da Lei no 4.320, de 17 de março de 1964, obedecidas às prescrições do art. 167, inciso V, da Constituição.

10. Esclarece-se, a propósito do que dispõe o art. 57, § 12, da Lei no 11.768, de 14 de agosto de 2008, Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2009 - LDO-2009, que as alterações decorrentes da abertura deste crédito não afetam a obtenção da meta de resultado primário fixada para o corrente exercício, tendo em vista que as respectivas despesas serão executadas dentro dos limites de movimentação e empenho constantes do Anexo I do Decreto no 6.752, de 28 de janeiro de 2009, conforme disposto no § 2o do art. 1o desse Decreto.

11. Adicionalmente, é demonstrado, no quadro anexo à presente Exposição de Motivos, em atendimento ao disposto no art. 57, § 10, da LDO-2009, o superávit financeiro apurado no Balanço Patrimonial da União do exercício de 2008, relativo a Recursos Ordinários, utilizado parcialmente neste crédito.

12. Cabe destacar, por fim, que integra o presente Projeto de Lei, em atendimento ao disposto no art. 15, § 5o, da Lei no 11.653, de 7 de abril de 2008, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período 2008-2011, anexo específico com as informações sobre a projeção plurianual e os atributos da ação "125G - Desenvolvimento do Turboélice TH 1000", que passam a incorporar-se ao referido Plano.

13. Diante do exposto, submeto à consideração de Vossa Excelência o anexo Projeto de Lei, que visa efetivar a abertura do referido crédito especial.


Respeitosamente,

Paulo Bernardo Silva
Ministro de Estado do Planejamento,
Orçamento e Gestão

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Projetos/PLN/2009/EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS/185.htm
 

yarara

Colaborador
Gran avance de Brasil , felicitaciones .....

Brasil va hacia la independencia tecnologica para UCAVs ,Misiles de Cruceros y Drones de altas performances .
MUY BIEN !!!!

---------- Post added at 08:02 ---------- Previous post was at 07:59 ----------

No me van a dejar otra que pensar seriamente en

Nostromo Defesa do Brasil !!!

Un respeto enorme y admiracion a los hermanos brasileños ....
 

Halcon_del_sur

Colaborador
Colaborador
Gran avance de Brasil , felicitaciones .....

Brasil va hacia la independencia tecnologica para UCAVs ,Misiles de Cruceros y Drones de altas performances .
MUY BIEN !!!!

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No me van a dejar otra que pensar seriamente en

Nostromo Defesa do Brasil !!!

Un respeto enorme y admiracion a los hermanos brasileños ....

Se acerca fin de anio y el fin de mi tesis, casi Master soy, asi que estoy pensando seriamente en volver a Argentina, asi que me dare una vueltita por Alta Gracia me parece. :)

Saludos.
 
D

DELTA22

Gran avance de Brasil , felicitaciones .....

Brasil va hacia la independencia tecnologica para UCAVs ,Misiles de Cruceros y Drones de altas performances .
MUY BIEN !!!!

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No me van a dejar otra que pensar seriamente en

Nostromo Defesa do Brasil !!!

Un respeto enorme y admiracion a los hermanos brasileños ....


:hurray: Mi bienvenida ya tiene! :hurray:

En la region de Santa Rita do Sapucai, estado (provincia) de Minas Gerais, es el nuevo pólo tecnologico de Sudeste de Brasil, pero, para Nostromo, su centro principal es São Jose dos Campos en estado de São Paulo.

Saludos.
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Sociedad entre ITA y empresa cría "mestrado" en turbinas a gas

El proyecto que preve la ampliación del edificio de la universidad va a doblar la capacidad de formación de ingenieros




El Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), en São José dos Campos, anunció ayer (18/11) la sociedad con una empresa para ampliar la universidad. Eso va a doblar el número de plazas para nuevos alumnos.
El proyecto que preve la ampliación del edificio de la universidad va a doblar la capacidad de formación de ingenieros. De las 120 plazas actuales para 240 por año. El ITA es una de las universidades más concurridas del país. A cada selectividad son 6,5 mil candidatos.

En la ceremonia fue firmado también un convenio entre empresa y escuela para la creación de uno curso de mestrado en turbinas. Son 20 plazas ya para el año que viene.
“La gente tiene una cierta escasez de profesionales cualificados en el país y la gente está, así, a través de la creación de una mestrado profesional en proyecto y ejecución de turbinas a gas, contribuyendo para sanar esta deficiencia”, dice el director-presidente de la Vale Soluciones, James Pessoa.

A Vale Soluciones en energía cedió también el primer prototipo de una turbina a gas producida en Brasil en sociedad con el Instituto. El proyecto de R$1,7 millón queda ahora para los estudios en tecnología en la universidad. “De momento en que una empresa se aproxima de la universidad y tiene un proyecto común, nosotros tenemos el conocimiento científico-tecnológico se transformando en riqueza. Eso es hecho en todo el mundo. Es muy importante para Brasil”, dice el Ministro de Ciencia y Tecnología, Sergio Machado.

FUENTE/FOTO: [VNews]
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Congreso aprueba crédito para construcción de turbopropulsor brasileño




El Congreso Nacional aprobó, este miércoles (25), siete proyectos de ley del Congreso Nacional (PLNs) concediendo créditos adicionales, en el valor total de R$ 1,3 mil millones, a diversos organismos de gobierno federal.

Uno de los proyectos (PLN 51/09) libera crédito especial por valor de R$ 10 millones para el Mando de la Aeronáutica, destinados al inicio de la primera fase del proyecto de concepción, desarrollo, fabricación y certificación del Turborreator TH 1000.

Los turborreatores son motores turbopropulsores de ancho espectro de aplicación, utilizados tanto en aviones, que son motores turboélice, cuanto en la generación de energía eléctrica y en otras actividades.

El Proyecto TH 1000 será desarrollado a partir del modelo del primero turborreator aeronáutico brasileño, denominado TR 3500, producido por el Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) y Comando General de Tecnología Aeroespacial (CTA), en sociedad con empresa especializada en la fabricación de máquinas y equipamientos de uso en el proyecto.

FUENTE: Agencia Senado
 
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