Hoot dijo:no puedo responder esa pregunta.
1) NA Segunda Guerra Mundial, a FEB (força expedicionária brasileira) lutou no front italiano (norte), enfrentando um dos piores invernos europeus (o de 1.944), tropas de para-quedistas alemães e escaladas de montanhas.
O equipamento não era o mais adequado, tampouco o treinamento. A gangrena e hipotermia causaram mortes e amputações. Os calçados (botas) não eram os adequados, por exemplo.
Mas a tropa se desempenhou com honra, distinção e bravura. Os próprios alemães (e americanos) isso reconheceram.
2) De qualquer modo, as nossas melhores tropas estão voltadas para a Amazônia. A estratégia é a de uma guerra de resistência e guerrilha. O cenário prevê uma potência invasora do norte, interessada nas riquezas amazônicas, bem como a contraposição às FARC´s (já houve combates, a propósito, o que não foi vazado para a imprensa).
Procurem no www.youtube.com videos das tropas brasileiras na amazônia, bem como dos cursos de sobrevivência na selva equatorial. Tentem achar o espetacular papel de um marine americano, que quase morreu de desidratação, calor e medo ...
3) Colocaria os exércitos colombiano e chileno no topo. Brasil e Argentina em um escalão abaixo.
Em caso de guerra ? "Quantidade é uma qualidade em si mesma", como diria um certo Vladimir Ulyanov, nick (aka) Lenine ...
saludos, floripa.