Northrop revela novo radar AESA para F-16
Equipamento de escaneamento eletrônico ativo está sendo projetado pela empresa americana para equipar caças
Hercules Araújo
A Northrop Grumman revelou um novo radar do tipo ativo de escaneamento eletrônico (sigla em inglês AESA) que está desenvolvendo com fundos da própria empresa para equipar os Lockheed Martin F-16 e outras aeronaves.
O Scalable Agile Beam Radar (SABR) será demonstrado em uma aeronave Sabreliner banca de testes da Northrop até o final do ano. O Sabreliner simulará os aviônicos do F-16. A Northrop produziu a família de radares APG-66 e APG-68 que escaneavam mecanicamente que equiparam quase todos os F-16 e os radares APG-80 que equipam os F-16 Bloco 60 dos Emirados Árabes Unidos.
Mas a companhia está na competição com a Raytheon para fornecer os radares tipo AQESA para equipar uma futura versão dos caças da Lockheed assim como modernizar uma grande quantidade de F-16.
A Raytheon reformulou seu APG-79 AESA, desenvolvido para os Boeing F/A-18E/F, como os RANGR, uma nova próxima geração de radares modelados aos F-16, Saab Gripen e Korea Aerospace Industries A/T-50.
A Northrop equipa com seus APG-77 os F-22 e APG-81 equiparão os F-35, ambos são produzidos pela Lockheed, enquanto a Raytheon equipa os APG-79 para os F/A-18E/F e APG-63(V) os F-15 ambos produzidos pela Boeing.
salud