Informações sobre a FAB.

AMX

Colaborador
Colaborador
Café da manhã com o Tenente Brigadeiro Juniti Saito

Paulo Menna Barreto

Especial para a Alide

Brasília — Os vencedores dos processos de compra de novos caças (programa FX-2) e helicópteros para a Força Aérea Brasileira (FAB) serão anunciados no próximo ano. Também há recursos da União suficientes para terminar a modernização do 3° Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo, em Recife. O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito, fez os anúncios em Brasília, num café da manhã em homenagem aos profissionais de imprensa que acompanham as atividades da força, na última terça-feira.

“Fomos dispensados do processo de licitação para o Programa FX-2. Pretendemos adquirir diretamente, por meio de carta-consulta, até 36 unidades do avião selecionado. Será a primeira fase de um projeto muito maior, que visa substituir todos os aviões de combate da FAB. Não estão previstas compras de Mirage 2000C usados nem a modernização futura dos aparelhos recebidos da França”, complementou.

Saito também confirmou a compra de oito caças F-5E e três F-5F dos estoques da Real Força Aérea Jordaniana. Segundo um brigadeiro presente no encontro, existe a possibilidade de se adquirir mais unidades desses modelos para modernizá-los dentro dos padrões F-5EM e F-5FM. “Nós não temos intenção de adquirir nenhum avião de treinamento para substituir os cerca de 20 Xavantes que permanecem em serviço. Hoje, eles atuam como avião de combate e não de instrução. A compra de mais F-5E e F-5F servirá para reequipar o 1°/4° Grupo de Caça, hoje dotado de Xavantes e Impalas.”

Se a FAB não obtiver novos F-5E e F-5F, haverá uma redistribuição das células existentes entre as bases aéreas de Canoas, Santa Cruz e Natal depois do processo de modernização.

Helicópteros

O comandante da Aeronáutica confirmou a concorrência para a compra de 12 helicópteros médios de transporte e 12 helicópteros de combate. A Rosoboronexport, com os modelos Mi-171V e Mi-35M; a EADS-Eurocopter, com os Tigre e EC 525 Cougar; e a Westland-Agusta, com os A-129 e EH-101 Merlin, participam do processo, feito por carta-convite. “A Helibrás encaminhou uma proposta verbal para produzir um novo modelo do Super-Puma no Brasil”, comentou. “Considero bastante atrativa, mas o processo de aquisição não irá parar enquanto ela não foi formalizada e posta no papel”, ressaltou.

Segundo fontes da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e da Federação das Indústria de Minas Gerais (Fiemg), a proposta abrangeria a fabricação de um novo modelo do Super-Puma com células construídas inteiramente de fibra de carbono, o que ampliaria a resistência estrutural, diminuiria o risco de corrosão e aliviaria o peso da aeronave, com substancial aumento da carga útil.

Modernização A-1M

O brigadeiro Saito assegurou que a força terá um aumento de qualidade com a modernização do AMX, mas admitiu que o processo poderá não ser aplicado a todas as 53 células que constam do inventário da FAB. “Algumas unidades estocadas em Santa Cruz foram afetadas por corrosão, mas achamos que será possível recuperá-las. Se não for, modernizaremos apenas as que estão em bom estado. Além disso, há dificuldades para se conseguir peças sobressalentes para o motor, que foi descontinuado”. Ele também negou qualquer interesse na aquisição de células estocadas pela Aeronáutica Militar Italiana.

Um dos pontos destacados pelo comandante foi a chegada dos P-3Br Orion, marcada para março de 2009. Com a chegada das aeronaves, compradas de estoques da Marinha dos Estados Unidos e modernizadas pela EADS-CASA, a FAB voltará a ter capacidade de patrulha anti-submarina. Segundo um brigadeiro, o atraso se deve à necessidade de reforços estruturais nas asas por exigência da Lockheed-Martin, fabricante original do equipamento. Para recebê-los, a Base Aérea de Salvador receberá mais um hangar e uma série de hangaretes. Também serão reformulados os espaços das tripulações. “Um Bandeirulha (Embraer P-95) carrega até cinco tripulantes. No P-3BR, dependendo da missão, chega a 20. Vamos ter de ampliar as instalações e equipá-las com refeitórios maiores, novas salas de aula, de descanso e de operações”, confirmou um oficial transferido para Salvador.

C-390


Saito mostrou um grande interesse no Embraer C-390, que poderá substituir os C-130Hercules no Futuro. A FAB opera três modelos da aeronave (C-130E, C-130H e KC-130E), mas 11 das 23 unidades do inventário estão com problemas de manutenção. Um brigadeiro afirmou que a força pretende recuperar todas para substituí-las, no futuro, pelo novo cargueiro de fabricação nacional.

O comandante da Aeronáutica também confirmou o cancelamento definitivo das concorrência CL-X, para a aquisição de 100 aviões CASA 212-400 para substituir os aparelhos C-95 Bandeirante remanescentes, e CH-X, referente à aquisição de helicópteros pesados para atuar na implantação de postos-radar na Amazônia. “A FAB irá se concentrar na operação de helicópteros médios. Não necessitamos de nada maior. Quando for o caso, podemos arrendar os serviços”, completou.

Paulo Menna Barreto é correspondente da Janes Defence Weekly para o Brasil

http://www.alide.com.br/noticias/fab34/index.htm
 
Clarísimo entonces...

- Anuncio de FX-2 y helicópteros en 2008
- No a la modernización del M2000 ni nuevas compras
- Nuevo entrenador a reacción
- C-212-400 cancelado

Será un año 2008 muy interesante para la FAB...
 

LUPIN

Merodeador...
Colaborador
spirit666 dijo:
Clarísimo entonces...
- Nuevo entrenador a reacción

No, lee de nuevo, dice que no tienen intenciones de adquirir un nuevo entrenador para reemplazar a los xavantes e impalas, pero si podrían comprar mas F-5 para dotar a los grupos 1 y 4 de caza

“Nós não temos intenção de adquirir nenhum avião de treinamento para substituir os cerca de 20 Xavantes que permanecem em serviço. Hoje, eles atuam como avião de combate e não de instrução. A compra de mais F-5E e F-5F servirá para reequipar o 1°/4° Grupo de Caça, hoje dotado de Xavantes e Impalas.”
 
Al quedar cancelada la fabricaciòn bajo licencia del C-212 como aviòn de transporte para reemplazar al Bandeirante, aumentan las posibilidades del ATLR junto a EMBRAER.

De la promocionada propuesta de hacer una versiòn del Super Puma en Brasil, Eurocopter sòlo lo hizo de palabra, pero nada escrito y si no aparece una propuesta en serio (firmada) no creo que le vuelvan a dar otra oportunidad a Eurocopter con Helibras.
 

Halcon_del_sur

Colaborador
Colaborador
sebastian_porras dijo:
Al quedar cancelada la fabricaciòn bajo licencia del C-212 como aviòn de transporte para reemplazar al Bandeirante, aumentan las posibilidades del ATLR junto a EMBRAER.

De la promocionada propuesta de hacer una versiòn del Super Puma en Brasil, Eurocopter sòlo lo hizo de palabra, pero nada escrito y si no aparece una propuesta en serio (firmada) no creo que le vuelvan a dar otra oportunidad a Eurocopter con Helibras.

Es el momento, hacemos un Argentina-Brasil-Chile, pero nos ponemos a fabricar como consorcio.:cool:
Asociados saludos.
 

Julian5000

Colaborador
¿Que vendrá al barrio?
¿Rafales o algún SU?
Espero que se den cuenta acá de la inconveniencia de incorporara M2000 para la FAA cuando los usuarios ya casi lo descartan...
 
LUPIN dijo:
No, lee de nuevo, dice que no tienen intenciones de adquirir un nuevo entrenador para reemplazar a los xavantes e impalas, pero si podrían comprar mas F-5 para dotar a los grupos 1 y 4 de caza

“Nós não temos intenção de adquirir nenhum avião de treinamento para substituir os cerca de 20 Xavantes que permanecem em serviço. Hoje, eles atuam como avião de combate e não de instrução. A compra de mais F-5E e F-5F servirá para reequipar o 1°/4° Grupo de Caça, hoje dotado de Xavantes e Impalas.”

Quien te dice que si dentro de un par de añitos Embraer desembarca en Córdoba, el Pampa saque otra vida de la galera... ;)

Saludos

Rob
 
J

JT8D

Julian5000 dijo:
¿Que vendrá al barrio?
¿Rafales o algún SU?
Espero que se den cuenta acá de la inconveniencia de incorporara M2000 para la FAA cuando los usuarios ya casi lo descartan...

Espero que venga cosa mejor que "algún SU". No se si ya hay algún post con esta info, pero dicen que Brasil podría participar del desarrollo del PAK-FA. Vean la noticia abajo:

Rússia oferece parceria ao Brasil no Programa PAK-FA
(Da Redação, 12 de Dezembro de 2007)

Segundo apurou a equipe de ASAS com total exclusividade, a Rússia teria oferecido ao Brasil a possibilidade de tornar-se parceiro do Programa PAK-FA, de um caça multifuncional novo, de 5ª geração. O projeto visa dotar a Força Aérea da Rússia de um vetor aéreo de última geração, com tecnologia de ponta e características stealth (difícil detecção por radar), que deverá entrar em serviço por volta de 2018. Recentemente, a Índia assinou um protocolo com a Rússia, tornando-se a primeira (e no momento, única) parceira internacional do programa. Segundo das informações obtidas por ASAS, a oferta teria ocorrido durante a visita de uma delegação governamental russa, ligada à indústria de Defesa daquele país, ao Brasil, ocorrida há cerca de duas semanas. Além de equipamentos militares diversos, as conversações teriam também incluído a possibilidade de compra do Sukhoi Su-35-1 e sua produção sob licença no Brasil, com amplos pacotes de transferência de tecnologia. As reuniões ocorreram com autoridades civis e militares brasileiras, em Brasília (DF).
 

AMX

Colaborador
Colaborador
JT8D dijo:
Espero que venga cosa mejor que "algún SU". No se si ya hay algún post con esta info, pero dicen que Brasil podría participar del desarrollo del PAK-FA. Vean la noticia abajo:

Rússia oferece parceria ao Brasil no Programa PAK-FA
(Da Redação, 12 de Dezembro de 2007)

Segundo apurou a equipe de ASAS com total exclusividade, a Rússia teria oferecido ao Brasil a possibilidade de tornar-se parceiro do Programa PAK-FA, de um caça multifuncional novo, de 5ª geração. O projeto visa dotar a Força Aérea da Rússia de um vetor aéreo de última geração, com tecnologia de ponta e características stealth (difícil detecção por radar), que deverá entrar em serviço por volta de 2018. Recentemente, a Índia assinou um protocolo com a Rússia, tornando-se a primeira (e no momento, única) parceira internacional do programa. Segundo das informações obtidas por ASAS, a oferta teria ocorrido durante a visita de uma delegação governamental russa, ligada à indústria de Defesa daquele país, ao Brasil, ocorrida há cerca de duas semanas. Além de equipamentos militares diversos, as conversações teriam também incluído a possibilidade de compra do Sukhoi Su-35-1 e sua produção sob licença no Brasil, com amplos pacotes de transferência de tecnologia. As reuniões ocorreram com autoridades civis e militares brasileiras, em Brasília (DF).

:rolleyes: Essa noticia vindo da ASAS tem tanta credibilidade se a Revista Força Aérea falasse que a Embraer iria fabricar Rafales no Brasil.


Se for verdade temos que ver o que o Brasil ganha com isso, porque se for so para financiar o PAK-FA para os Russos ta foda.
 
J

JT8D

AMX dijo:
:rolleyes: Essa noticia vindo da ASAS tem tanta credibilidade se a Revista Força Aérea falasse que a Embraer iria fabricar Rafales no Brasil.


Se for verdade temos que ver o que o Brasil ganha com isso, porque se for so para financiar o PAK-FA para os Russos ta foda.


Caro AMX, se você acha que o PAK-FA não é suficientemente bom para o Brasil, então só nos resta tentar comprar o F-22 :D

Abraços,

JT
 

AMX

Colaborador
Colaborador
JT8D dijo:
Caro AMX, se você acha que o PAK-FA não é suficientemente bom para o Brasil, então só nos resta tentar comprar o F-22 :D

Abraços,

JT

Eu não falei sobre o PAK-FA, apesar de ter minhas dúvidas sobre ele.

Estou falando de qual vai ser a participação do Brasil?

Porque se for apenas para comprar alguns PAK-FA é melhor guardar nosso dinheiro até ele entrar no mercado.
 
J

JT8D

AMX dijo:
Eu não falei sobre o PAK-FA, apesar de ter minhas dúvidas sobre ele.

Estou falando de qual vai ser a participação do Brasil?

Porque se for apenas para comprar alguns PAK-FA é melhor guardar nosso dinheiro até ele entrar no mercado.

Concordo plenamente. Um programa desse porte só teria sentido com transferência de tecnologia. Não sei até onde os Russos poderiam chegar, mas franceses e principalmente americanos não transferem tecnologia.

Abraços,

JT
 

AMX

Colaborador
Colaborador
JT8D dijo:
Concordo plenamente. Um programa desse porte só teria sentido com transferência de tecnologia. Não sei até onde os Russos poderiam chegar, mas franceses e principalmente americanos não transferem tecnologia.

Abraços,

JT

Esse que é meu ponto, vamos esperar mais informações sobre essa mais essa "oferta" russa.
 
J

JT8D

Julian5000 dijo:
Bueno, si los van a fabricar acá al lado..., podríamos comprarles, no?

Seria bueno si Argentina fuera socia del PAK-FA juntamente con Rusia y Brasil. Los cazas argentinos podrían ser construidos en las futuras instalaciones de Embraer en Córdoba.

Cordiales Saludos,

JT
 
JT8D dijo:
Seria bueno si Argentina fuera socia del PAK-FA juntamente con Rusia y Brasil. Los cazas argentinos podrían ser construidos en las futuras instalaciones de Embraer en Córdoba.

Cordiales Saludos,

JT



Lo de Embraer no esta del todo cocinado.


Saludos.


Fer.
 
J

JT8D

Fer12358 dijo:
Lo de Embraer no esta del todo cocinado.


Saludos.


Fer.

Por supuesto, todo eso son solamente conjeturas. Pero seria interesante tener en el Cono Sur un consorcio como el Eurofighter o el F-35 :cool:

saludos,

JT
 
LUPIN dijo:
No, lee de nuevo, dice que no tienen intenciones de adquirir un nuevo entrenador para reemplazar a los xavantes e impalas, pero si podrían comprar mas F-5 para dotar a los grupos 1 y 4 de caza

“Nós não temos intenção de adquirir nenhum avião de treinamento para substituir os cerca de 20 Xavantes que permanecem em serviço. Hoje, eles atuam como avião de combate e não de instrução. A compra de mais F-5E e F-5F servirá para reequipar o 1°/4° Grupo de Caça, hoje dotado de Xavantes e Impalas.”
Por lo que yo interpreto la compra de mas F-5 sustituirian a los Xavantes/Impalas, ya que estos ultimos actuan como aviones de combate y no de instruccion.
 

LUPIN

Merodeador...
Colaborador
sebastian_porras dijo:
Al quedar cancelada la fabricaciòn bajo licencia del C-212 como aviòn de transporte para reemplazar al Bandeirante, aumentan las posibilidades del ATLR junto a EMBRAER.

Todo lo contrario...ahi menciona que ese segmento serìa llenado por helos medianos, y de lo contrario se rentaría el servicio de ser necesario
 

stalder

Analista de Temas de Defensa
Seguramente adquiriran la licencia del M346 o Yack 130 para reemplazazar a los EMB-326 .

Y no no piensen en el pampa, quieren algo mas en serio,,,:cool:
 
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