Nelson Jobim visita CTA e empresas do setor aeroespacial
Em novembro (23), o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, concluiu no CTA uma série de visitas feita a empresas e instituições ligadas ao setor de defesa aérea. Depois de conhecer a Embraer, a Mectron e a Avibrás, Jobim foi apresentado aos principais projetos do CTA pelo comandante da unidade, tenente-brigadeiro-doar Carlos Alberto Pires Rolla.
Acompanhado de uma comitiva composta pelos comandantes das três Armas e por diversos deputados federais, Jobim participou de formatura geral em sua homenagem e na seqüência, assistiu a uma palestra, a respeito da missão institucional da unidade. Em seguida, passou pelo laboratório de propulsão líquida, no IAE, pelas novas instalações do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), destinadas a abrigar cursos para controladores de tráfego aéreo, e pelo hangar X-40 (IAE), onde havia estandes com os trabalhos dos institutos do CTA.
“Em nossa visão, o CTA desempenha um papel fundamental no setor de defesa aeroespacial brasileiro. Por essa razão, pretendemos estimular, não apenas a manutenção, mas também a ampliação de seus quadros, para que esse instituto possa continuar a cumprir – como tem cumprido – com excelência a sua função básica de pesquisa e desenvolvimento”, disse Nelson Jobim.
A visita que o Ministro da Defesa fez ao CTA e às empresas do setor de defesa aeroespacial localizadas em São José dos Campos insere-se em um plano de valorização da indústria nacional de defesa como peça importante do desenvolvimento econômico do país.
Ao longo de 2007, o CTA recebeu 60 visitas oficiais, totalizando 1.161 pessoas, entre Expediente: Nelson Jobim visita CTA e empresas do setor aeroespacial comitivas estrangeiras e nacionais. Algumas visitas têm o objetivo de aumentar o conhecimento de brasileiros quanto aos projetos de ciência e tecnologia esenvolvidos no país, como as de futuros adidos (militares que vão servir em outros países como representantes do governo brasileiro), cadetes e diplomatas. Outras são realizadas com a finalidade de firmar parcerias e convênios, com empresas e outras forças aéreas, por exemplo. Conheceram algumas das nossas instalações e atividades representantes da França, EUA, Chile, Coréia, África do Sul, Índia, Paquistão, Espanha, Argentina, Caribe, Equador, Paraguai, Portugal, Alemanha, Grã Bretanha e Argélia. Do ponto de vista político, uma visita importante foi a do ministro Mangabeira Unger, chefe da Secretaria de Planejamento Estratégico de Longo Prazo da Presidência da República.