Confirmado: 2008 se viene el reequipamiento militar en Serio en Brasil

thelmo rodrigues dijo:
Para isso as bombas PEM seriam usadas primeiramente, para inutilizar toda a eletrônica de aeronaves, instalações, defesa, comunicações, radares, etc...

muito bom....eu nem sabia que essa bomba existia....Thelmo, tem mais informações ou site sobre essa bomba PEM?? Quem foi o desenvolvedor?? :confused:

Brazukão dijo:
muito bom....eu nem sabia que essa bomba existia....Thelmo, tem mais informações ou site sobre essa bomba PEM?? Quem foi o desenvolvedor?? :confused:

As informações não são muitas, claro. A revista Tecnologia & Defesa atual dá essas poucas informações. O grande AMX talvez tenha mais dados.

Um abraço.

AMX

Colaborador
Colaborador
SuperEtendard dijo:
Nosotros tenemos un lugar ideal...en el Atlantico Sur...:D

Saludos

:D :D :D :D :D :D :D :D quase morrir de rir

No creo que una super bomba transporta por un avion como el C-130 sea un problema a menos que hayas perdido toda la fuerza aerea.

joseph eu também tenho duvidas sobre a forma que vão utilizar essa bomba.....também possa aparecer uma versão especial AC-390 com sistemas de defesa ECM, misseis MAA-1B e com uma cobertura de MARE (RAM) :rolleyes:
muito bom....eu nem sabia que essa bomba existia....Thelmo, tem mais informações ou site sobre essa bomba PEM?? Quem foi o desenvolvedor??

Primeiro bem vindo Brazukão :D

O Bomba PEM foi desenvolvida pelo CTA e por motivos obvios não fornecem muitas informações ;)

AMX dijo:
:D :D :D :D :D :D :D :D quase morrir de rir

joseph eu também tenho duvidas sobre a forma que vão utilizar essa bomba.....também possa aparecer uma versão especial AC-390 com sistemas de defesa ECM, misseis MAA-1B e com uma cobertura de MARE (RAM) :rolleyes:

Primeiro bem vindo Brazukão :D

O Bomba PEM foi desenvolvida pelo CTA e por motivos obvios não fornecem muitas informações ;)

Valeu AMX, você tem pelo menos alguma foto dessa bomba, algo que o CTA deixou escapar??? :D :D

o missil tático MAR-1, teria a mesma função de um PEM (pulso eletro-magnético)????

Phantom_II

Colaborador
No Brazukao, el MAR-1 es un misil antirradar, su funcio es destruir los radares enemigos guiados por las emisiones de estos, como el HARM. Una bomba PEM lo que hace es generar un pulso electromagnetico (como lo dice el nombre) que directamente revienta cualquier artefacto electronico que este bajo el alcance de dicho pulso, radares, aviones, helos, centros de comunicacion, celulares, reproductores mp3,etc. todo lo que funcione a electricidad

Phantom_II dijo:
No Brazukao, el MAR-1 es un misil antirradar, su funcio es destruir los radares enemigos guiados por las emisiones de estos, como el HARM. Una bomba PEM lo que hace es generar un pulso electromagnetico (como lo dice el nombre) que directamente revienta cualquier artefacto electronico que este bajo el alcance de dicho pulso, radares, aviones, helos, centros de comunicacion, celulares, reproductores mp3,etc. todo lo que funcione a electricidad

Obrigado Phantom pela informação, achei que a PEM e o MAR-1 tinha a mesma função, pois eu achava que o MAR-1 solta-se algum tipo de campo eletromagnético capaz de destruir radares, ou algo assim.:D

Creio que um PEM desses é bem mais "útil" que um MAR-1, podendo ser usado em instalações onde tem muita eletronica como radares, computadores, etc...:D

F

federicobarbarroja

Bienvenido Brazukão al foro, por otro lado el unico PEN que conozco yo es el que produce una detonacion nuclear, como piensan lograr eso??

The term electromagnetic pulse (EMP) has the following meanings:

1)electromagnetic radiation from an explosion (especially a nuclear explosion) or an intensely fluctuating magnetic field caused by Compton-recoil electrons and photoelectrons from photons scattered in the materials of the electronic or explosive device or in a surrounding medium. The resulting electric and magnetic fields may couple with electrical/electronic systems to produce damaging current and voltage surges. See Electromagnetic bomb for details on the damages resulting to electronic devices. The effects are usually not noticeable beyond the blast radius unless the device is nuclear or specifically designed to produce an electromagnetic shockwave.
2)A broadband, high-intensity, short-duration burst of electromagnetic energy.

Saludos

Armisael

Forista Borgeano
Colaborador
federicobarbarroja dijo:
Bienvenido Brazukão al foro, por otro lado el unico PEN que conozco yo es el que produce una detonacion nuclear, como piensan lograr eso??(...)

De hecho, yo tengo entendido que los EEUU desarrollaron en su momento las bombas de radiación incrementada (o de neutrones), con ese efecto, y no el tan mentado "matar a los enemigos y dejar los edificios" que popularizó la prensa.

En el caso de aplicarse otro tipo de solución (que YO no imagino cual pueda ser), creo que por fuerza el efecto sería limitado espacial y temporalmente (por otro lado, eso la hace más interesante porque es más manejable en sus efectos).

Por otro lado, desde comienzo de la década de los ´90, los equipos de comunicaciones e informáticos militares viene protegido conte dicho efecto (llamado "Tempest" por la OTAN), por lo que no le veo uso militar.

Sí le veo un potencial altísimo como arma de desarticulación de la Defensa Civil, y de la moral cívica, porque los equipos civiles no estarían protegidos contra ella. . .

Saludos.

AMX

Colaborador
Colaborador
thelmo rodrigues dijo:
Dizem que foi uma descoberta meio que sem querer.:D
Observem o item PEM não nuclear.

http://ciencia.hsw.uol.com.br/bombas-eletromagneticas.htm

Outro texto

http://www.globalsecurity.org/military/library/report/1996/apjemp.htm

As notícias que temos é que está pronta, falta o local para o teste.

Estamos bebendo da mesma fonte.....os problemas sobre o local do testes foram em 2007 quando o ASD começou a planejar o teste e não podiam usar os locais tradicionais (CLBI e Serra do Cachimbo).....isso ja foi resolvido pois o que não falta é area desabitada no Brasil, eles so precisam ter cuidado para não ter nenhum avião voando por perto. :D

Que interesante nota! Segun ese articulo de globalsecurity.org, hay algo de vulnerabilidad en los equipos modernos electrónicos.

Que vulnerabilidad tendría equipos espaciales a una PEM? como por ejemplo un satélite?

AMX

Colaborador
Colaborador
Nelson Jobim visita CTA e empresas do setor aeroespacial

Em novembro (23), o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, concluiu no CTA uma série de visitas feita a empresas e instituições ligadas ao setor de defesa aérea. Depois de conhecer a Embraer, a Mectron e a Avibrás, Jobim foi apresentado aos principais projetos do CTA pelo comandante da unidade, tenente-brigadeiro-doar Carlos Alberto Pires Rolla.

Acompanhado de uma comitiva composta pelos comandantes das três Armas e por diversos deputados federais, Jobim participou de formatura geral em sua homenagem e na seqüência, assistiu a uma palestra, a respeito da missão institucional da unidade. Em seguida, passou pelo laboratório de propulsão líquida, no IAE, pelas novas instalações do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), destinadas a abrigar cursos para controladores de tráfego aéreo, e pelo hangar X-40 (IAE), onde havia estandes com os trabalhos dos institutos do CTA.

“Em nossa visão, o CTA desempenha um papel fundamental no setor de defesa aeroespacial brasileiro. Por essa razão, pretendemos estimular, não apenas a manutenção, mas também a ampliação de seus quadros, para que esse instituto possa continuar a cumprir – como tem cumprido – com excelência a sua função básica de pesquisa e desenvolvimento”, disse Nelson Jobim.

A visita que o Ministro da Defesa fez ao CTA e às empresas do setor de defesa aeroespacial localizadas em São José dos Campos insere-se em um plano de valorização da indústria nacional de defesa como peça importante do desenvolvimento econômico do país.

Ao longo de 2007, o CTA recebeu 60 visitas oficiais, totalizando 1.161 pessoas, entre Expediente: Nelson Jobim visita CTA e empresas do setor aeroespacial comitivas estrangeiras e nacionais. Algumas visitas têm o objetivo de aumentar o conhecimento de brasileiros quanto aos projetos de ciência e tecnologia esenvolvidos no país, como as de futuros adidos (militares que vão servir em outros países como representantes do governo brasileiro), cadetes e diplomatas. Outras são realizadas com a finalidade de firmar parcerias e convênios, com empresas e outras forças aéreas, por exemplo. Conheceram algumas das nossas instalações e atividades representantes da França, EUA, Chile, Coréia, África do Sul, Índia, Paquistão, Espanha, Argentina, Caribe, Equador, Paraguai, Portugal, Alemanha, Grã Bretanha e Argélia. Do ponto de vista político, uma visita importante foi a do ministro Mangabeira Unger, chefe da Secretaria de Planejamento Estratégico de Longo Prazo da Presidência da República.

legal a noticia...gostaria de saber, quando é que o EB vai adquirir os novos blindados e equipamentos da AVIBRÁS.....até hoje não se fala nada, e a Avibrás pode entrar em decadência, ainda mais depois da morte do dono (João Verdi).:(

saludos.

AMX

Colaborador
Colaborador
Brazukão dijo:
legal a noticia...gostaria de saber, quando é que o EB vai adquirir os novos blindados e equipamentos da AVIBRÁS.....até hoje não se fala nada, e a Avibrás pode entrar em decadência, ainda mais depois da morte do dono (João Verdi).:(

saludos.

Eu não sei se o João Verdi vai fazer muita falta, ele foi importante no passado , mas hoje eu acho que a Avibrás era muito mal administrada por ele.

E sobre o Guará ele deve ser comprado quando o governo liberar os recursos.

Na realidade,existe um plano em andamento que visa investimento pesado por parte do governo federal na Avibras...Inclusive com a compra de ativos(ações) da empresa por parte do governo....Transformando-a aos moldes da Embraer (assunto forte aqui em Brasilia):) :)

F

federicobarbarroja

gente un poco mas de portuñol que no entiendo nada si no :D , a menos que me manden una garota a que me de clases, yo puedo enseñarle castellano a ella, que tal?;)

Brasileño dijo:
Na realidade,existe um plano em andamento que visa investimento pesado por parte do governo federal na Avibras...Inclusive com a compra de ativos(ações) da empresa por parte do governo....Transformando-a aos moldes da Embraer (assunto forte aqui em Brasilia):) :)

Nossa, isso era tudo oque eu gostaria que acontece-se....o governo se interessando mais pelas nossa industrias de defesa, fechando acordos de cooperação e financiando ia trazer muitos avanços.....espero que isso se concretize mesmo!

Eu quero ver uns guarás e uns ASTRO III (8x8) novinhos no EB logo!! :rolleyes: