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FAB estudia sustituir aviones 'sucatões' de la Presidencia

Aeronáutica hizo consulta formal la Airbus, Boeing e Israel Aerospace Industries (IAI), dice periódico
REUTERS
Publicado:
30/04/12 - 8h25
Atualizado:
30/04/12 - 8h26



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SÃO PAULO - El Mando de la Aeronáutica envió, hay cerca de un mes, pedido formal de informaciones la Airbus, Boeing e Israel Aerospace Industries (IAI) para comprar nuevos aviones para la presidencia de la República, según reportaje del periódico Valor Económico de este lunes. Las informaciones, afirma la publicación, deben subsidiar el proceso de adquisición de dos nuevas aeronaves, que deberán sustituir los cuatro actuales Boeing 707 en las misiones de transporte intercontinental de la presidencia, transporte logístico y reabastecimento en vuelo.
Aún en consonancia con el periódico, la idea de sustituir los aviones, conocidos como "sucatões", ganó fuerza los últimos meses por cuenta del interés de la presidente Dilma Rousseff en querer un avión que realice vuelos internacionales sin escalas. Los viajes de la presidente utilizan dos aviones, siendo uno para reserva. Actualmente, el segundo avión es un Embraer 190, pero el alcance máximo es de 8,3 mil kilómetros. El principal avión de la presidente es un Airbus A319.
La opción más en cuenta sería una customização de un avión de la IAI. La empresa no produce aeronaves de grande porte. Según el Valor, el precio sería algo entre US$ 60 millones y US$ 80 millones. Ya a Boeing habría hecho una oferta alternativa al gobierno brasileño, de dos aviones 767 usados al menos hasta que la nueva versión "tanker" sea entregue.

http://oglobo.globo.com/pais/fab-estuda-substituir-avioes-sucatoes-da-presidencia-4772365
 
M

Me 109

Mais tres H-60 Black Hawk para a FAB

DOU 21/03/2012, SEÇÃO 2, PG 7.

Citação:
O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso da atribuição que
lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da
Constituição Federal, e de conformidade com o disposto no item IV
do art. 7º do Decreto nº 7.689, de 2 de março de 2012, e considerando
o que consta do Ofício nº 138/SCAP-12/9134, de 13 de março de
2012 (Processo nº 67310.002985/2012-27), do COMGAR, resolve:

Nº 721 - Designar para viagem a Elmira, Myrtle Beach e West Palm
Beach - Estados Unidos da América, Providenciales - Ilhas Turks and
Caicos, Saint Maarten - Antilhas Holandesas e Crown Point - Trinidad e
Tobago, a fim de cumprirem Missão EXTRA/PLAMTAX/COMGAR/2012 (ÔNUS)
- Receberem e transladarem a aeronave H-60L (Black Hawk) FAB 8914;
com início previsto para o dia 7 de abril do corrente ano e duração de treze dias,
sendo oito dias nos Estados Unidos da América, um dia nas Ilhas Turks And Caicos,
dois dias nas Antilhas Holandesas e dois dias em Trinidad e Tobago,
o primeiro pernoite nos Estados Unidos da América e a última etapa
em Trinidad e Tobago, com ônus total para o Comando da Aeronáutica,
os seguintes militares:


Citação:
O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso da atribuição que
lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da
Constituição Federal, e de conformidade com o disposto no item IV
do art. 7º do Decreto nº 7.689, de 2 de março de 2012, e considerando
o que consta do Ofício nº 124/SCAP-12/8924, de 14 de março de
2012 (Processo nº 67310.002985/2012-27), do COMGAR, resolve:

Nº 722 - Designar para viagem a Elmira, Myrtle Beach e West Palm
Beach - Estados Unidos da América, Providenciales - Ilhas Turks and
Caicos, Saint Maarten - Antilhas Holandesas e Crown Point - Trinidad e
Tobago, a fim de cumprirem Missão EXTRA/PLAMTAX/COMGAR/2012 (ÔNUS)
- Receberem e transladarem a aeronave H-60L (Black Hawk) FAB 8915;
com início previsto para o dia 7 de abril do corrente ano e duração de treze dias,
sendo oito dias nos Estados Unidos da América, um dia nas Ilhas Turks And Caicos,
dois dias nas Antilhas Holandesas e dois dias em Trinidad e Tobago,
o primeiro pernoite nos Estados Unidos da América e a última etapa
em Trinidad e Tobago, com ônus total para o Comando da Aeronáutica,
os seguintes militares:


Citação:
O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso da atribuição que
lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da
Constituição Federal, e de conformidade com o disposto no item IV
do art. 7º do Decreto nº 7.689, de 2 de março de 2012, e considerando
o que consta do Ofício nº 124/SCAP-12/8924, de 14 de março de
2012 (Processo nº 67310.002985/2012-27), do COMGAR, resolve:

Nº 723 - Designar para viagem a Elmira, Myrtle Beach e West Palm
Beach - Estados Unidos da América, Providenciales - Ilhas Turks and
Caicos, Saint Maarten - Antilhas Holandesas e Crown Point - Trinidad e
, a fim de cumprirem Missão EXTRA/PLAMTAX/COMGAR/2012 (ÔNUS) -
Receberem e transladarem a aeronave H-60L (Black Hawk) FAB 8916;
com início previsto para o dia 7 de abril do corrente ano e duração de
treze dias, sendo oito dias nos Estados Unidos da América, um dia nas
Ilhas Turks And Caicos, dois dias nas Antilhas Holandesas e dois dias em
Trinidad e Tobago, o primeiro pernoite nos Estados Unidos da América e a última etapa
em Trinidad e Tobago, com ônus total para o Comando da Aeronáutica, os seguintes militares:



Acho que nenhum quiz fazer o traslado.
Quem não vai quizer??????
Dois días en Saint Marteen...thumbb
 
Esquadrão Hórus Comemora 1º Aniversário

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O 1º Esquadrão do 12º Grupo de Aviação, o Esquadrão Hórus, celebrou na sexta-feira (27/04) o primeiro aniversário em cerimônia militar presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Flávio dos Santos Chaves, Comandante do V COMAR, além de contar com a participação de autoridades civis e militares.
Durante a solenidade o Tenente-Coronel Aviador Donald Gramkow, Comandante do Hórus, cumprimentou as autoridades e agradeceu a dedicação e a simplicidade de seu efetivo.

Criado em 29 de abril de 2011, o Hórus tem como missão alcançar a excelência operacional no cumprimento de missões de reconhecimento aéreo, utilizando-se das Aeronaves Remotamente Pilotadas, Hermes 450, a fim de promover o adestramento da Unidade Aérea a monitorar a capacidade de seus vetores de combate.
Fonte: BASM

Traduzido


Lo 1º Esquadrão del 12º Grupo de Aviación, el Esquadrão Hórus, celebró el viernes (27/04) el primer aniversario en ceremonia militar presidida por el Major-Brigadeiro del Aire Flávio de Santos Llaves, Comandante de la V COMAR, además de contar con la participación de autoridades civiles y militares.

Durante la solenidade el Teniente-Coronel Aviador Donald Gramkow, Comandante del Hórus, cumprimentou las autoridades y agradeció la dedicación y la simplicidade de su efectivo.



Creado en 29 de abril de 2011, el Hórus tiene como misión alcanzar la excelência operacional en el cumplimiento de misiones de reconocimiento aéreo, utilizándose de las Aeronaves Remotamente Pilotadas, Hermes 450, a fin de promover el adestramento de la Unidad Aérea a monitorear la capacidad de sus vectores de combate.

Fuente: BASM
 

Zé Carioca,

Esse deve ser o futuro da FAB daqui a poucos meses. Bastante interessante essa foto. Gostei muito!!

Abraço.
 
FAB realiza lançamento de bombas guiadas a laser

A Força Aérea Brasileira realizou nesta terça-feira (1/5) o primeiro lançamento de bomba guiada a laser no estande de tiro de Saicã, a 110 km da cidade de Santa Maria (RS), tendo o A-1 (AM-X) como aeronave plataforma.

O lançamento faz parte da campanha de certificação das configurações armadas do A-1 com bombas guiadas a laser no Brasil. O kit de guiamento laser é instalado em diversas bombas de fins gerais (BAFG). A partir da instalação dos kits, a BAFG passa a ter uma excelente precisão.

Os voos são realizados com uma aeronave A-1, nas configurações armadas definidas pelo Estado Maior da Aeronáutica (EMAER) e serão utilizados para o processo de modernização das aeronaves (projeto A-1M), em execução pela EMBRAER.

A Operação P oker é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA), com a participação do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Além do DCTA, participam da campanha os Esquadrões 1º/10º GAv, 3º/10º GAv, 1º/12º GAv, com o suporte da Base Aérea de Santa Maria (BASM), do Parque de Material Bélico (PAMB) e das empresas Aeroeletrônica e Rafael. Os voos de certificação continuarão até 10 de maio na cidade de Santa Maria (RS).

Fonte: DCTA, via Cavok


A Força Aérea Brasileira realizou o primeiro teste de lançamento de bomba guiada a laser com uma aeronave A-1. (Foto: DCTA)


Os testes fazem parte do programa de certificação do emprego de armas guiadas a laser realizado pela FAB em Santa Maria. (Foto: DCTA)


Os testes estão todos sendo realizados no estande de tiro de Saicã, em Santa Maria. (Foto: DCTA)


As empresas AEL e Rafael também participam dos testes com as bombas guiadas a laser. (Foto: DCTA)



 
y con que la lanzarian????

para mi es mucho mas una Dardo que una LGB

Una Dardo? :D

No tiene nada que ver su respuesta. Si querés comparar algo con la Dardo, entonces compará las SMKB de Britanite, que puede ser guiada por GPS o por laser.

La bomba Trocano es demasiado grande para ser una bomba por GPS o a una del tipo "Lizard", que también operamos. ¿Notaste el paracaídas colgado a la Trocano?? Es para que el C-130 tenga tiempo suficiente de escaparse del "soplo" generado por la bomba.

Sds.
 

AMX

Colaborador
Colaborador
Una Dardo? :D

No tiene nada que ver su respuesta. Si querés comparar algo con la Dardo, entonces compará las SMKB de Britanite, que puede ser guiada por GPS o por laser.

La bomba Trocano es demasiado grande para ser una bomba por GPS o a una del tipo "Lizard", que también operamos. ¿Notaste el paracaídas colgado a la Trocano?? Es para que el C-130 tenga tiempo suficiente de escaparse del "soplo" generado por la bomba.

Sds.

Não confunda as coisas Washington :confused:

São 4 tipos de bombas diferentes, guiada por INS/GPS (SMKB) , bomba planadora guiada por INS/GPS
(Dardo II), guiada a laser (lizzard) e termobária(trocano).


Quero ver mesmo o C-130 escapar da avião de caça inimiga. eeeek
 

AMX

Colaborador
Colaborador
Eu não gosto muito da ideia dela.....
--- merged: May 6, 2012 2:15 PM ---
Talvez sirva para guerra psicologica.
 
Não confunda as coisas Washington :confused:

São 4 tipos de bombas diferentes, guiada por INS/GPS (SMKB) , bomba planadora guiada por INS/GPS
(Dardo II), guiada a laser (lizzard) e termobária(trocano).


Quero ver mesmo o C-130 escapar da avião de caça inimiga. eeeek

Eu não confundi nada, amigo. Não disse que a SMKB é a mesma coisa da Dardo, apenas afirmei que se alguém quer fazer super-trunfo, não deve comparar uma bomba da categoria da Trocano com a categoria da Dardo. É forçar a barra demais!! É possível comparar a eficiência da Dardo com a da SMKB, apesar de uma ser planadora e a outra não, mas dizer que a Trocano "não é termobárica e se parece com a Dardo" é demais pra minha cabeça.

Sobre seu uso eficiente por meio de C-130 e futuramente por meio do KC-390, acho que Delta já respondeu bem a questão. A aeronave seria escoltada por caças e possivelmente receberia a cobertura de aeronaves de AEW&C.

Penso que essas bombas podem ter capacidades de destruição semelhantes às primeiras bombas nucleares, mas sem causar os mesmos danos ambientais. Não podemos abrir mão de tal poder de destruição, principalmente depois de termos assinado o TNP.

A propósito. A SMKB tem uma versão guiada por laser também. Basta o operador optar por ela.

Sds.
 

AMX

Colaborador
Colaborador
Não sou contra uma bomba termobária, o que não aceito é o Brasil gastar uma grana no desenvolvimento dela sem meios para usar-la. Não me velha com C-130, a menos que você for usar-la contra a FARC, MST, Paraguai ou Bolivia.
O C-130 é um alvo grande, lento e apetitoso demais para conseguir entrar e bombardear um alvo de grande valor.

Os EUA e a Russia tem meios como B-1, B-52, Tu-22N, Tu-160.....


A propósito. A SMKB tem uma versão guiada por laser também. Basta o operador optar por ela

Quem sabe um dia, mas hoje essa versão não existe.

Abraços
 
Não sou contra uma bomba termobária, o que não aceito é o Brasil gastar uma grana no desenvolvimento dela sem meios para usar-la. Não me velha com C-130, a menos que você for usar-la contra a FARC, MST, Paraguai ou Bolivia.
O C-130 é um alvo grande, lento e apetitoso demais para conseguir entrar e bombardear um alvo de grande valor.

Os EUA e a Russia tem meios como B-1, B-52, Tu-22N, Tu-160...

Abraços

O desenvolvimento de um meio como esse é mais rápido do que o desenvolvimento da bomba. Nada nos impede de negociar com os russos, por exemplo, a compra de algumas dessas plataformas. Seria uma negociação dura, cheia de condicionantes, mas ao nosso alcance, sem dúvidas.

Além do mais, por que os EUA podem lançar estes meios de um B-52, mas nós não poderemos lançá-lo de um KC-390, já que ambos possuem velocidade máxima operativa de 0,8 mach e ambos são transônicos?? Entendo que seja impossível comparar um KC-390 com um B-1 ou um Tu-160, mas com um B-52, já que pelo seu critério também poderia ser considerado "um alvo grande, lento e apetitoso para conseguir entrar e bombardear um alvo de grande valor". Lembre-se que usando aeronaves tão lentas como essas, os terroristas voaram por horas a fio fora da rota comercial e dentro do território mais vigiado do mundo a ponto de atingir alvos no coração do país.;) Teremos a plataforma adequada num futuro não muito distante. Pode apostar.

Não podemos ficar sentados e olhando outros países desenvolvendo bombas termobáricas. Já perdemos o trem da história com as armas nucleares e a porra do TNP que firmamos, então agora é hora de agarrar essa nova oportunidade.

Quem sabe um dia, mas hoje essa versão não existe.

Existir existe, mas bancar a homologação é outra história. Lembro (não sei onde) que a Britanite anunciou a existência dessa versão. Vou procurar no meu PC, se eu encontrar, vou postar aqui.

Sds.
 

AMX

Colaborador
Colaborador
Citei o B-52 apenas como exemplo de um bombardeiro estratégico que a FAB não tem e não existem planos a adquirir a curto, medio e pelo o que sei a longo prazo. Então vamos ter que usar ele no C-130 e depois no KC-390. O que está perfeito se formos usar ela contra as FARCS, o Paraguai, Bolivia, Suriname.....agora contra qualquer outro país dificilmente conseguiria atacar um alvo estratégico.
Seria bem mais efetivo e menos arriscardo usar caças para fazer esse ataque com bombas guiadas.

Nunca duvidei da importância de uma arma como essa, mas no caso do Brasil seria mais util gastar o dinheiro para desenvolver bombas guiadas a laser, misseis ar-terra, bombas planadoras.....
 
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