Eu acho que discordaria do AMX. Que um Super Pucará teria (em teoria) mais capacidade que um Super Tucano eu acho que não duvido disso, é verdade. Pela sua fuselagem mais larga e por ter um nariz (!!!), o Pucara pode comportar mais equipamentos e quem sabe até um radar de controle de tiro. Levaria mais armamento e tudo mais. Mas daí eu me pergunto, alias, pergunto para os argentinos: para que isso? Para que gastar tempo e dinheiro em algo que não é a prioridade? Morreu um piloto de Mirage III esses dias aí, não? Pois bem. Caças de superioridade aérea antigos e obsoletos, caças de bombardeio (A-4) voando como caças de defesa, vendo tudo isso, o Pucara é o menor dos problemas. Mario, gastar de 4 a 9 milhões por avião não pode parecer muito, mas junte isso a uma tradicional Força Aérea sulamericana que sofre de recursos e tem praticamente TODOS os seus meios de combate aéreos obsoletos, quase todos.
Vou inventar uma situação maluca.
FAA contra a RAF. Quanto tempo os Mirage III e A-4 vão aguentar contra Tornados e Typhoons? FAA contra a FACh? Acho que os F-16 acabam com a FAA, essa é a realidade. De nada adiantaria ter os Super Pucaras.
Eu (na minha opinião), a FAA deveria pegar todo o dinheiro e gastar agora na substituição dos Mirage IIIEA e IAI Finger. Em outro tópico já citei que deveriam comprar uns 24 Su-30. E quem sabe comprar uma aeronave AEW (145 erieye, E-2C, IAI Eitam, etc). Só assim vão conseguir projetar força contra os países vizinhos (inclusive o Brasil!) e quem sabe, até contra os ingleses nas Malvinas... não vai ser com Super Pucaras que farão isso...
Abraços!